13 de julho de 2011

Se Esta Rua Fosse Minha

     - Já pensamos em colocar uma placa bem grande aqui na rua com a frase: “Sejam bem vindos à rua esquecida!”- Disse Rosângela Brandão, de 48 anos. A dona de casa mora na travessa São José, no bairro Canecão, há 40 anos. Buracos ocupam parte da rua e as laterais ficam por conta do mato.
Travessa São José
     Os vizinhos de Rosângela Brandão ecoam (claro!) as frases de revolta. Estas podem ser facilmente ouvidas por toda Santa Inês. Basta parar para ouvi-las.
     Não é ‘privilégio’ dos moradores da travessa São José. Tampouco dos moradores do bairro Canecão. Trechos de ruas dos vizinhos Sabak e Vila Militar compartilham de problemas semelhantes.
     Recebi, no último dia 12, por meio do Facebook, uma denúncia da Supervisora de vendas Adriana Araújo. Ela diz que veículos pesados estão destruindo trechos da Rua Marechal Deodoro da Fonseca, já desgastada pelo tempo. 
Rua Marechal Deodoro da Fonseca

     E quanto mais periférica for a comunidade mais complicada/delicada parece ser a situação. Partindo desse pressuposto, o sentido contrário deveria ser decrescente em relação à questão. Mas, moradores das ruas Do Milho, Do Mercado Municipal, da Morais Rego e do Fio –bem no miolo da cidade- têm discursos semelhantes ao citado acima.

Rua do Milho

Rua do Fio
Rua Morais Rego
Rua do Mercado Municipal
      Em um pequeno giro pela cidade, registrei apenas alguns casos de ruas destruídas pela ação das últimas chuvas, pelo tempo e de algumas outras que já se tornaram problemas crônicos. É o caso da Rua da Palma. Um pequeno trecho que dá acesso à Avenida Governador Sarney, no centro da cidade, quase intrafegável. E, neste caso, o ‘quase’ só existe na frase anterior por causa dos próprios moradores do local. Muitos afirmam que o tapa-buracos é feito em regime de mutirão de vizinhos prejudicados. Iniciativa deles, financiada por eles.
     O leitor pode está pensando agora: “Ah! Isso não é nem um terço da situação da rua tal... etc.” Não me surpreenderia nem um pouco com isso! Mas volto a ressaltar que foi apenas um pequeno giro pela cidade.
     A intenção é mostrar que muitas comunidades de Santa Inês precisam de assistência. O Ano de 2012 está chegando e alguém pode pagar a fatura pelo descaso.
     É válido ressaltar que algumas obras estão em andamento na cidade: Portal de entrada de Santa Inês - incluindo duas praças nas margens da BR 316, na COHAB-, praça da Juventude, no Parque da Raposa e recuperação da rua do Bambu, no centro de Santa Inês. Mas, é preciso um pouco mais do que isso para satisfazer as necessidades desse povo. E olha que estou focando apenas em infraestrutura de ruas e avenidas.
     É bom começar a agir, nem que seja embalado pela canção de ninar: “Se esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar [...]” E nem precisa ser de brilhantes.

7 comentários:

  1. Se formos colocar fotos de ruas que estão num verdadeiro estado de abandono tem que ter um blog somente pra isso Daniel, os moradores da Rua Evaristo entraram com processo contra a Prefeitura pra melhorar as condicoes da rua e ate agora nada, entraram com pedido pra melhora de um bueiro entupido na Rua Tiradentes e ate agora nada, pelo contrario foram la e quebraram a rua ao meio piorando mais ainda.
    Mas esta de parabéns estas denuncias que voce postou aqui.

    ResponderExcluir
  2. Daniel isso é uma vergonha! Sinto muito mesmo em ver minha querida Santa InÊs neste estado, vi até a rua Moraes Rego, local aonde resido quando vou a Santa Inês. Lamentável!
    Espero que algo possa ser feito para melhorar essa situação.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, na rua que eu moro, Beco do cajueiro bem no centro da cidade, não suportamos é o mal cheiro, uma coisa insuportavel em determinadas horas, algumas pessoas comentam que o mal cheiro vem de uma casa aqui da rua a qual nao tem fossa e que a prefeitura nao toma providencias em relaçao a isso; sem contar é claro com um mijador a céu aberto, os clientes dos Banco Caixa Economica e Basa fizeram da rua um mijador coletivo a ceu aberto. Uma vergonha, plena manhã as crianças, mulheres e outras pessoas passando e os caras com o pênis pra fora mijando.

    Adeilda Coelho

    ResponderExcluir
  4. Querido coloque uma foto da Rua Geraldo Catingueiro que da acesso ao bairro Edmundo Rios e verá uma humilhação ao povo!!! canos quebrados e etc... uma vergonha!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Querido coloque uma foto da Rua Geraldo Catingueiro que da acesso ao bairro Edmundo Rios e verá uma humilhação ao povo!!! canos quebrados e etc... uma vergonha!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nas proximas eleições votem de novo neste grupo que já está aí ha tempo suficiente para transformar minha cidade natal em realmente aquilo que ela representa para a região, e até agora não realizou muita coisa ou quase nada e aí os cara não aceitam nada que vem de um certo Deputado Fedral, mas tambem não vejo de que vale a aliança com a Familia dona do Maranhão. ou seja não recebemos nada de importante nem de um lado nem de outro

    ResponderExcluir
  7. keria saber kual é a cidade com ruas e praças em perfeitas condiçoes que o prefeito mostra em época de campanha ??? santa inês q n é ...

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.