27 de junho de 2013

Professora Gedite Fontes será homenageada com título de cidadania santainesense

Vereadora Carla Sousa ao lado da professora Gedite Fontes
A PhD em Literatura Portuguesa, Gedite Fontes Tavares, será uma das 10 pessoas homenageadas com o título de Cidadão Honorário de Santa Inês nesta sexta-feira, 28. A honraria à professora Gedite será concedida pela Câmara, por meio de indicação da vereadora Carla Sousa (PTB).  Para a vereadora, "a doutora é uma senhora humilde, com uma grande história e um enorme coração. Professora Gedite fez e faz pela educação de Santa Inês", disse.

Gedite Fontes Tavares, 65 anos de idade, é natural de Barreirinha, no estado do Amazonas. Ela chegou ao Maranhão com 4 anos, morou em Bacabal e em 1949 veio para Santa Inês quando ainda era povoado do município vizinho, Pindaré.

Em 1953, Gedite foi pra Pernambuco estudar o ensino fundamental e magistério.
Depois foi para Belém onde, em 1960 formou-se em Letras.
Em 1967 foi aprovada em concurso público e começou a trabalhar na Universidade Federal do Pará. Em 79 concluiu Mestrado em São Paulo.
De 83 a 1989, ainda em São Paulo, fez Doutorado. 

Em 1992 aposentou-se pela UFPA e voltou a Santa Inês.
Gedite foi uma das pessoas responsáveis pela implantação do ensino fundamental no Povoado São João dos Crentes.

De 96 ao ano 2000 começou a trabalhar como professora visitante na Universdade Estadual do Maranhão, em São Luis.

Em 2001 a 2011 voltou novamente para Santa Inês e passou a trabalhar como professora e, em seguida, diretora do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (CESSIN-UEMA).

Atualmente Gedite Fontes é diretora e proprietária do IEFA (Instituto de Estudos Fundamentais e Avançado de Santa Inês) localizado na BR 222, Km 2, Nº 52, Bairro Santa Filomena. A instituição oferece cursos de especialização em psicopedagogia, Língua e Literatura Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Especial e Inclusiva. 

Gedite mora com o filho e netos em um sítio localizado ao lado do IEFA.

Além da professora, serão agraciados com o títutlo de Cidadão de Santa Inês, durante sessão solene desta sexta-feira, 28:

Antonio Pacheco Guerreiro júnior - Desembargador - Indicação da mesa diretora (Seba, Victor e Vera)
Thiago Lima Alves - Secretário de Saúde do Município de Santa Inês - Indicação de Batista de Biné
Ricardo Jorge Murad – Secretário de Estado da Saúde - Indicação de Aldoniro Muniz
João Oliveira Veloso – Pastor Evangélico - Indicação de Antonio Silva
Luís Fernando Costa Alves – Ex-Secretário de Finanças de Santa Inês - Indicação de Aldoniro e Batista de Biné
José Carlos do Vale Madeira – Juiz federal - Indicação de Madeira de Melo
Maria da Graça Santana Silva - Educadora - Indicação de Akson
Eduardo Acioly Campos - Governador do estado de Pernambuco - Indicação de Seba
Roberto Coelho Rocha - Indicação de Ademarzinho

Haverá também uma Moção de Aplauso para o empresário Ilson Mateus Rodrigues.
A sessão começa as 9h.

32 comentários:

  1. DE TODOS OS QUE VÃO RECEBER OS TITULOS A UNICA QUE TEM HISTORIA E AJUDOU SANTA INES FOI A PROFESSORA GEDITE, O RESTO TUDO FORAM DADOS SÓ PRA PUXAR O SACO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Limpe a boca, c sabe qual é o IDEB de Santa Inês e quem trabalhou pra isso...Procure se informar antes de falar besteira. Sabe qual é a maior empreendedora em educação do Vale do Pindaré-T E R E Z A C R I S T I N A. As duas não precisam de títulos e trabalham duro pela educação da região que não é pequena com resultados espetaculares e não precisam de puxa saco...Gedite não chega nem perto, s querer desmerecer.........Cada desocupado-marrapá!Onde foi que vc estudou mesmo e qual é a melhor escola da região

      Excluir
    2. ESTUDEI EM ESCOLA PUBLICA
      E IDEB EU COMO COM FARINHA E TAPIACA LA EM CASA

      Excluir
    3. FOI O VEREADOR SEBA O AUTOR DO PROJETO DE LEI QUE CONSIDEROU A ENTIDADE DE GEDITE COMO UTILIDADE PÚBLICA E AINDA SOLICITOU AO PREFEITO UMA VERBA DE R$ 3.000,00 PARA AJUDA DE CUSTA DA INSTITUIÇÃO. GOSTEI SEBINHA VOCÊ SABE RECONHECER AQULELAS PESSOAS QUE MERECEM ACOLHIMENTO DO PODER LEGISLATIVO, SÓ ESPERAMOS É QUE O PREFEITO NÃO VENHA VETAR O PROJETO E CAIA NA REALIDADE, POIS SE FOR DADA A GEDITE ESSA OPORTUNIDADE FIUEM CERTOS DE QUE ESTÃO CUMPRINDO UM DEVER DE RECONHECIMENTO A UMA GRANDE MULHER. PARABENS DR. SEBA!

      Excluir
  2. mais uma vez parabens ver. carla só pela historia da professora ela merece isso e muito mais

    ResponderExcluir
  3. A vereadora Carla Sousa é a única que a gente vê sempre o povo falando bem. Eu não a conheço pessoalmente, mas sei que ela ajuda bastante o povo e como legisladora está fazendo um excelente trabalho.
    Vocês outros vereadores cuidem em tomar vergonha na cara e comecem a trabalhar e deem título de cidadão a pessoas que merecem e que tem uma história que se tenha orgulho e não esse povo aí que nunca fizeram nada por nós de Santa Inês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem elevou O IDEB de Santa Inês é que merece...mas não precisa, pq tem competência e não precisa de puxa sacos!Vão trabalhar, invejosos !

      Excluir
    2. Vc pode citar mesmo qual é o trabalho dela...ah conceder títulos-só isso ...
      Pode listar aqui as ações da vereadora pois devo estar com amnésia

      Excluir
    3. PRECISA LISTAR??? TA INTERESSADO(A) VÁ VOCÊ PROCURAR PRA ELA OU ENTÃO NO IDEB

      Excluir
  4. TEM MUITA GENTE QUE MERECE O TITULO... MAS ESSA PROFESSORA AI PELA HISTORIA DELA MERECE MESMO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. MINHA PROFESSORA!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MERECIDO O TITULO VALEU VEREADORA
    BEIJOSS PROFESSORA GEDITE

    ResponderExcluir
  6. É triste viver numa cidade fraudulenta dessas.
    Coloca o Eduardo Campos na feirinha pra ver se ele sabe ir até a prefeitura... É cabarézada d+
    parabéns Carla Sousa vc é a única que tá fazendo um bom trabalho

    ResponderExcluir
  7. É triste viver numa cidade fraudulenta dessas.
    Coloca o Eduardo Campos na feirinha pra ver se ele sabe ir até a prefeitura... É cabarézada d+
    parabéns Carla Sousa vc é a única que tá fazendo um bom trabalho

    ResponderExcluir
  8. Essa louca falando bem da teresa como se ela fosse salvadora da patria na educacao de santa ines ela trabalha pra educacao mais la na escola dela, e pra estudar la tem que ter grana e vem vc dizendo pra lava a boca antes de fala dessas mulheres graca n fez nada na educacao continuou na mesmice.

    ResponderExcluir
  9. dos títulos que vão ser dados amanhã só o da GEDITE (VER. CARLA) e GRAÇA SANTANA (Ver. AKSON) foram merecidos... o resto tudo sem noção! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. PARABENS VEREADORA CONHEÇO A PROFESSORA GEDITE LA DO CESSIN QUANDO ERA DIRETORA E ELA MERECE MULHER GUERREIRA E TEM UMA VIDA SOFRIDA!
    AINDA BEM QUE VOCE NAO DEU O TITULO PRA DEPUTADOS OU SECRETARIOS DE SAUDE! VALEU GATA!

    ResponderExcluir
  11. GRAÇA SANTANA ESSA SIM MERECE.....AJUNDOU MUITO NA EDUCAÇAO DE SANTA INES. QUERM FALA O CONTARIO SAO OS INVEJOSOS. PRONTOO FALEI

    ResponderExcluir
  12. concordo, Graça Santana. essa merece muit mais

    ResponderExcluir
  13. A unica ai q merece realmente e Gedite. Parabens professora. Ja deveria ter ganho antes.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Professora a senhora e merecedora deste título o mesmo não posso falar dos outros que o povo de Santa Inês nem mesmo sabem quem são esses indivíduos. Isso é retrato da incompetência dos vereadores que foram eleitos para fiscalizar o executivo e lutar por melhorias para a população e única coisa que fazem isso que estamos vendo essa hipocrisia.

    ResponderExcluir
  15. Akson tem quer puxa saco da cunhada ela quer salvou a vida dele

    ResponderExcluir
  16. E eu dou meus parabens ao Dr. Seba porque ele fez muito mais ao promover um projeto de lei que autoriza o poder executivo a considerar de utilidade pública a instituição de ensino de Gedit e ainda mais Seba conseguiu uma verba para ajudr a manutenção da instituição. Parabens Seba, ISSO FOI O MAXIMO, MEU CHARMOSO SEBINHA!

    ResponderExcluir
  17. Em vez de dar o título de cidadão honorário para pessoas como Thiago, Fernando, Inspetor da polícia Civil, deverão homenagear pessoas como sr. Bodó, Coa Café, Galeno, Toinho.

    ResponderExcluir
  18. Nada haver essas indicaçao. Esses vereadores tem q criar e vergonha na kara.

    ResponderExcluir
  19. JÁ PENSOU SE TODOS OS 17 VEREADORES RESOUVEREM VENDER ESSES TITULOS!!!!

    ResponderExcluir
  20. Cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe da Câmara Municipal de uma cidade, da Assembléia Legislativa de um Estado (ou DF no caso do Brasil), da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. Por exemplo: Lady Gaga é cidadã honorária de Sydney, por prestar favores que ajudaram no desenvolvimento social do local.
    O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida no Município, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele fez sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, mas que se diga o que ele (homenageado) fez em defesa do povo do Município que lhe concedeu tal cidadania.

    ResponderExcluir
  21. SERÁ QUE ALGUNS DELES SE ENQUADRÃO NESSES CRITERIOS.

    ResponderExcluir
  22. "a doutora é uma senhora humilde, com uma grande história e um enorme coração. Professora Gedite fez e faz pela educação de Santa Inês", Parabéns a professora!!!Ela é uma heroina em poder ter feito algo pela educação da nossa cidade.Sem nem um tipo de crítica a professora ,mas a educação dessa cidade:Corrupção escola!!!É o que acontece nas escolas de Santa Inês,onde os "chefes da educação" agem de forma corrupta mandando para as escolas uma lista com nomes de alunos reprovados no ano passado para que sejam aprovados e que imediatamente passem para a série seguinte sugerindo que as atas anuais sejam rasuradas e substituídas por outras para que não fique provas do CRIME cometido.Quando pensamos que vimos tudo,ainda não vimos nada!Qual o valor dos professores dessa cidade? Professores mobilizem-se!!!!Valorizem-se!!

    ResponderExcluir
  23. EDUARDO CAMPOS CIDADÃO DE A INES SÓ NO GOVERNO SEM FRONTEIRA,.SEM NOÇÃO SEM LIMITE QUANDO FOI QUE ELE VEIO AQUI.RESPEITEM O POVO QUE ELEGERAM VOCES, SEUS CARAS DE PAU.

    ResponderExcluir
  24. Conheci Gedite Fontes Tavares em Macapá, como a primeira professora da primeira Escola Adventista da cidade. Fui colega dela como Professor da UFPa em Santarém e em Belém do Pará. Dra Gedite dedicou e dedica toda a sua vida à educação. Merece o título que recebeu da Câmara de Vereadores de Santa Inês. É uma pessoa humilde, dedicada ao trabalho, amiga de todos. Tive o priviláegio de sempre contar com a amizade dessa grande mulher. Encontrei-a ontem depois de 39 anos, na Cidade Nova V, em Ananindeua área metropolitana de Belém do Pará. Foi uma festa para nós dois.Gedite eu Natanael Guedes de Oliveira te desejo toda a felicidade, saúde e que Deus te conceda muitos anos de vida para que completes o trabalho pela Educação de Santa Inês.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.