18 de julho de 2013

Elaborado o Plano Plurianual de Santa Inês (2014 - 2017)

Cerca de 500 pessoas participaram da audiência sobre o PPA
Com grande participação popular, a Prefeitura de Santa Inês realizou nesta quinta-feira (18), audiência pública para discussão e elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2014/2017, onde estará estabelecida a base do planejamento público para o município de Santa Inês nos próximos quatro anos. A audiência aconteceu no auditório da Prefeitura.


A mesa diretora do evento foi composta pela primeira-dama do município, Luana Costa, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Wady Haddad Neto, e os secretários Solange Cavalcanti Cunha (Administração) e Jó Simei Martins da Silva (Controle Interno) e o diretor de Meio Ambiente, Francisco de Melo da Silva.
Secretários Solange Cavalcanti (Administração), Neto Haddad (Governo) e Jó Simei (Controle Interno) ouviram reinvindicação da comunidade.
Após as considerações iniciais e fala dos componentes da mesa, o secretário de Controle Interno – que coordena a elaboração do PPA em Santa Inês –, Jó Simei, realizou a apresentação sobre como é realizado o PPA.

Em seguida, representantes de associações e lideranças fizeram uso da palavra para apresentar relatórios com as reivindicações deliberadas durante reuniões prévias organizadas pelos núcleos gestores dos bairros.

Foram inúmeras as propostas e sugestões apresentadas e da lista constam reivindicações que vão desde investimentos na segurança pública, educação, saúde, esporte, meio ambiente, cultura, entre outras.

Para a primeira-dama do município, Luana Costa, a grande participação popular no encontro desta quinta-feira é uma prova de que o município de Santa Inês está no caminho certo, com a gestão municipal caminhando junto com o povo e compartilhando as decisões que visam o desenvolvimento de Santa Inês.

Luana Costa entende ser este o modelo de administração planejado pelo prefeito Ribamar Alves, “e o povo está compreendendo esse pensamento e participando deste momento”, disse a primeira-dama.

De acordo com o secretário de Controle Interno da Prefeitura de Santa Inês, Jó Simei, o prazo para a conclusão do Plano Plurianual 2014/2017 é 30 de agosto deste ano. Depois de finalizado, diz ele, a programação de investimentos a ser executada durante o quadriênio 2014/2017 será transformada em Projeto que será votado pela Câmara de Vereadores do município de Santa Inês.

O que é PPA

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública a serem seguidas para um período de quatro anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. 
É aprovado por lei quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato majoritário até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvo, produtos a serem entregues à sociedade etc.

O PPA é a base do planejamento público, ao orientar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Lei Orçamentária Anual (LOA) e os planos setoriais instituídos ao longo da sua vigência.

(Ascom/Santa Inês)

7 comentários:

  1. É muito bonito isso, realmente Santa Inês tem que ter um PPA mas, principalmente esse PPA (Planejamento próprio para Administração)isso que a nossa primeira dama ou prefeita de Sta Inês deveria propor também pois essa adm está uma M...A. Essa reunião é mais uma manobra pra enganar otário. Mas, uma curiosidade! porque que o prefeito eleito nunca aparece nessas reuniões pra mostra a sua cara, sempre quem aparece são os prefeitos de fato (Adad, Luana, Tiago)mas o de direito nunca se ver. Porque será meu povo? Poque que o LOA aprovado no ano passado não está sendo cumprido pra onde está indo os R$300 milhões aprovado no passado, quase 7 meses e nada de gasto. A campanha eleitoral já começou, vou ter que começar a minha também.

    ResponderExcluir
  2. Lá estava cheio mesmo, mais era de agentes de saúde indignados com o não pagamento de uma cordo feito com a prefeitura de suas gratificações e de uma parte da população carente que não sabia nem o que esta fazendo lá! e o restante era só de baba ovos! a prefeita primeira dama estava se achando! não sabe o que o aguarda!

    ResponderExcluir
  3. PLANO DE GOVERNO PLURILADROAL SANTA INES, ACORDA SENHORES PROMOTORES!!

    ResponderExcluir
  4. REALMENTE É UMAVERDADEIRA TUDO ISTO, DEVIDO OS SEMBLANTES DESTES SECRETÁRIOS DE COISA NENHUMAVALEM. TUDO CONCENTRADO NA PODEROSA LUANA, TUA FICHA VAI CAIR QUALQUER HORA. VEJAMOS SE NESTE PPA NÃO CONSTA AGENDA PRINCIPAL ENTRE LUCIA COSTA E BIANCA DA LICITAÇÃO,ARMANDO COM AS EMPRESAS DEBURITICUPU, OH! MINISTÉRIO PÚBLICO CADÊ VOCÊS, ONDE ESTÃO. O RELATÓRIO FINAL DO RECADASTRAMENTO ATÉ HOJE, PURA MENTIRA DESCULPAS ESFARRAPADAS QUENÃO COLAM MAIS, E FICA DR.EDMUNDO INCOMPETENTE MENTINDO AOS 4 CANTOS DA CIDADE, E APROVEITANDO AUSÊNCIA DOS EX-SECRETÁRIOS, QUE PAPELÃO DESTE ADVOGADO....

    ResponderExcluir
  5. É muito bom ter um Plano discutido e aprovado, porém a a gestão contínua a não ter planejamento, sem controle de itens A ou B, quem manda é a 1ª dama Luana, o Riba é só viajar, fala pra esse cidadão, que Prefeito é Diferente de Deputado Federal, ele acha que ainda é Deputado Federal,Deputado não faz nada é somente viajar,ser Prefeito é está com Povo de lado no dia a dia,esse cara não demonstra ser ainda Prefeito,que Sta Inês vai dá a resposta seu Riba no Momento certo daqui a 3,5 anos...KKKK, depois não fique a chorar o Leite derramado seu Riba..KKK

    ResponderExcluir
  6. GENTE O SEBA FICOU COM O CARRO PRESO "BAIRRO DO AEROPORTO" EM UM DOS MUITOS BURACOS DEIXADO PELA CIDADE....TÁ UM CAOS...

    ResponderExcluir
  7. quem era pra ta fazendo essa funçao era os vereadores,pois moro no bairro saback e la foi eleita uma vereadora e ate agora nada fez.a nao ser em seu beneficio propio.to de saco cheio com essa historia de ppa,pois no seu plano de governo ja tem todas essas promessas o que faltam é cumprirem.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.