31 de julho de 2013

Santa Inês debate igualdade racial


Com o tema "Democracia e Desenvolvimento: Por um Brasil Afirmativo" a I Reunião Ampliada Municipal de Promoção da Igualdade Racial realizada em Santa Inês na tarde desta quarta-feira (31), discutiu estratégias para o enfrentamento ao racismo e políticas de igualdade, entre outros pontos relacionados ao tema proposto. O encontro ocorreu no auditório da Escola Municipal Maria Martins Bringel, no bairro Sabbak, e contou com a presença de representantes do Pólo Universitário de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil - UAB/Santa Inês, do Conselho Estadual da Igualdade Racial e da Secretaria de Estado da Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura de Santa Inês.

A reunião foi presidida pelo professor David Morais, coordenador da UAB de Santa Inês e por Vânia Rafaela Borges - Coordenadora de Almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação de Santa Inês (SEMED). A primeira dama, Luana Costa, falou sobre os desafios de Santa Inês na luta pela igualdade racial.

Também participaram ativamente dos debates, representantes do Núcleo Gestor do povoado Onça, da Pastoral da Criança, do Conselho de Leigos, Movimento Artístico de Santa Inês, a vereadora Solange Nerval, Agentes de Saúde, professores e alunos da escola Municipal Padre Antonio Boeing, moradores do povoado Marfim, Pastoral da Criança, além de quilombolas dos povoados Onça e Cuba.

Outros tópicos abordados e debatidos durante a reunião:
-  Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial - Sinapir (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores ,conselhos e ouvidorias);
- Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

Ainda durante o evento foram eleitos delegados que participarão da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial que acontecerá em Brasília de 5 a 7 de novembro deste ano.


Para o professor David Morais, I Reunião Ampliada Municipal de Promoção da Igualdade Racial, além de ser histórica insere o município de Santa Inês em políticas públicas voltadas para os menos favorecidos e historicamente discriminados. "A reunião fomentará a institucionalização da Política de Igualdade Racial", finalizou.

12 comentários:

  1. tudo falácias e interesse político, vontade de aparecer. Vergonha!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esta evento mostra alguns que se beneficiam com os crimes de improbidade administrativa que estão ocorrendo em Santa Inês, entre esses ( a vereadora Solange Nerval) que se cala diante de tudo isso,mas a comunidade acredita que isso se deve pelo mensalinho que ela recebe todos os meses juntamente com os outros vereadores comparsas.

    ResponderExcluir
  3. Você David já foi meu professor e hoje fico triste com você por estar junto com essas pessoas que estão envolvidos com corrupção. O que fez o professor estar no meio desses corruptos?

    ResponderExcluir
  4. BREVE MUITOS QUE APARECE AI VÃO TA NA CADEIA POR ROUBAREM O DINHEIRO DO POVO. VOTEI NO 40 MAS ME ARREPENDO E NÃO VOTO MAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém vai ser preso, infelizmente o Brasil é o país da impunidade e eles usurpam o dinheiro público porque sabem muito bem disso.

      Excluir
  5. Eu não me conformocom a car de Pau que essa primeira dama tem coragem pra pegar um microfone e falar em igualdedade social, em meio a tanta turbulência na Administração, com acusação de desvios de verbas de convênios justamente o que tratam do combate a fome e a probreza no municipio. Saiu no Blo de um jornalista da capital a compra por parte dela de um apto avaliado em 5 milhões, e de onde saiu esse dinheiro?
    Então saiam do idealismo com discurso de parlamentares,caiam na real o povo de Santa Inês não engole mais promessas e mentiras de vc e Se Prefeito.

    ResponderExcluir
  6. Publica amigo o comentário, pq se não vão dizer que vc se vendeu também!!!

    ResponderExcluir
  7. Se fosse pra cadeia todas aqueles que metem a mão no dinheiro público teríamos outros gestores na cadeia a mais tempo. Desvio de verbas sempre teve e ninguém nunca tinha se revoltado tanto, se não fosse paixão por políticos, eu poria até admirar toda essa indignação. Então vamos deixar o homem trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você concorda com a corrupção que estar sendo praticada pelo prefeito Ribamar?

      Excluir
  8. Dizem que o professor David se cala porque ganhou um cargo na UAB e um emprego de enfermeira para sua esposa no HTM. E por isso é que ele defende essa quadrilha que estar acabando com o recursos públicos de santa ines.

    ResponderExcluir
  9. Venho aqui defender o professor David. Esse cidadão representa hoje em nossa cidade um exemplo de dedicação e compromisso para com a educação. Esse professor,cidadão e guerreiro do novo paragrama da educação e promoção de cidadania. Irar junto conosco ajudar no manifesto publico que será encaminhado ao ministério público federal e agora também a um representante da impressa nacional oferecendo denuncia contra os crimes de improbidade administrativa que estão enriquecendo vereadores e pessoas do executivo municipal de Santa Inês-MA. UM abraço do seu amigo.

    ResponderExcluir
  10. Será se a primeira dama falou dos cortes nos salários dos funcionários da secretaria de saúde que haverá no próximo pagamento? Pode um negócio desses.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.