PUBLICAÇÕES RECENTES

Lions Clube de Santa Inês inaugura ambulatório médico para pessoas de baixa renda

31 de julho de 2013

A segunda reunião sob a coordenação da nova mesa diretora - Ano Leonístico 2013/2014 - foi realizada na sede do Lions Clube de Santa Inês, no bairro Sabbak, na noite desta quarta-feira, 31. O atual presidente, o vereador e médico cardiologista, Tomaz Martins Neto, comandou os trabalhos.
Presidente do Lions Clube de Santa  Inês, Tomaz Neto, fala aos presentes
Uma breve palestra ministrada por Tomaz Neto emocionou os presentes. Com o tema "Amar e Servir", o presidente falou sobre decisões tomadas no dia-a-dia que podem transformar o mundo. "Sonhar não é viver uma fantasia, mas querer tornar realidade algo muito especial", disse. 


Na pauta interna, além de uma breve discussão sobre a elaboração do plano de arrecadação de fundos para a manutenção de projetos da organização filantrópica e de serviços, a nova diretoria inaugurou a Unidade Leonística de Apoio à Saúde. A unidade montada na sede do Lions é um ambulatório médico destinado a oferecer serviços básicos de saúde à população pobre de Santa Inês. Os padres José Figueira e Ivo José Ritter participaram da cerimônia de inauguração.


O ambulatório recebeu o nome de Joacy Farias Mendes, ex-vereador e ex-presidente da Câmara (de 91 a 92), ex-vice-prefeito de Santa Inês (gestão José Alexandre Dames (1993 -1996); Joacy foi, ainda, sócio fundador do Coutry Clube de Santa Inês, da Loja Maçônica 7ª Luz, participou ativamente das campanhas para a construção das igrejas Matriz e Santo Antonio. O Bacabalense que chegou a Santa Inês em 1961 morreu vítima de câncer em fevereiro de 2003.
Joacy Farias Mendes
A homenagem póstuma foi bastante elogiada pelos demais membros do Lions e agradecimentos partiram de familiares que participaram da reunião desta quarta-feira.

Lions Informa
O Lions Clube de Santa Inês informa que estão abertas as inscrições para o curso básico de informática. Estão sendo oferecidas 120 vagas para este semestre. As aulas devem começar ainda no início de agosto. Os interessados devem ter idade igual ou superior a 13 anos. O curso é destinado a famílias de baixa renda do município de Santa Inês.



Sepultado em Santa Inês corpo do idoso vítima de ataque de abelhas

Atualizado às 22h de 31/07/2013
O corpo de Antonio Pereira Barros, de 73 anos, foi sepultado na tarde desta quarta-feira (31), no Cemitério São Benedito, em Santa Inês.

Antonio Barros ainda foi atendido no Hospital de Vitorino
Freire, mas não resistiu (Foto: Agora Santa Inês)
Antônio Barros, pai do policial civil de Santa Inês, José Maria Barros, morreu na noite de segunda-feira, 29, após ser picado por abelhas em uma propriedade localizada na zona rural do município maranhense de Vitorino Freire.


Segundo informações cedidas por José Maria ao Jornal Agora Santa Inês, Antônio estava cuidando da terra com um amigo, quando encontrou uma colmeia na copa de uma árvore. Ainda segundo o filho da vítima, Antonio tentava extrair o mel do alveário, por volta das 18h, quando foi atacado pelas abelhas. O idoso ainda foi levado ao Hospital de Vitorino Freire, mas não resistiu.

O policial José Maria, por meio do Facebook, tentou expressar a dor de perder o pai, amigo e braço direito.

“Hoje perdi meu pai. A pessoa mais fantástica e sábia que conheci. Perdi a referência, a alegria, a inspiração e a motivação. Senhor me dê forças!”
Antônio Pereira era casado há mais de 20 anos, tinha sete filhos e vários netos.

As homenagens ao Dia do Poeta da Literatura de Cordel em Santa Inês




POR MAGNO LIMA
Nas graças do povo do Vale do Pindaré, mais especificamente Santa Inês, seu principal palco de atuação nos últimos meses, Moizés Raimundo Lobato Nobre – ou simplesmente Moizés Nobre –, poeta com mais de 30 anos de carreira, lança nesta quinta-feira, 1° de agosto, seu primeiro DVD. A festa de lançamento será a partir das 18 horas, na Praça da Saudade (Santa Inês), com apresentações de artistas locais e show especial de Moizés Nobre.
Fruto de muita perseverança, paixão pela cultura e respeito ao seu público, “Acredite se Quiser” é um trabalho que consta de 12 faixas, num roteiro elaborado e produzido pelo próprio artista, com poesias populares. O DVD abre com a faixa “Dá Licença” e segue com “Eu deixei de ser matuto”; “Mote de três versos” (autoria de Moizés/Pedro Costa); “Acredite se quiser”; “O caboclo e o deputado” (Moizés/Gerô); “Receita do Brasil novo”; “Ode à mulher”; “Amor caboclo”; “O microfone”; “Vocaboilário” (Orlando Brito/Moizés) e finaliza com “Despedida”. A faixa bônus “Parece pesadelo mas é real” é uma homenagem a seu parceiro Gerô (falecido em 2007), que assina autoria da poesia ao lado de Moizés.

Natural da capital maranhense, com formação superior em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Moizés explica que escolheu Santa Inês para o lançamento do DVD pela excelente acolhida que ele teve na cidade, onde já mantém um relacionamento cultural com movimentos artísticos da região, a qual possui grande vocação para literatura de cordel. Inclusive, sua biografia está servindo de monografia para alunas da turma de Letras do Cessin/Uema de Santa Inês.

A festa de lançamento do DVD “Acredite se quiser” acontecerá dentro da programação “Chá com os artistas”, evento semanal promovido pelo grupo Mov-Arte. O evento também é comemorativo ao “Dia do Poeta da Literatura de Cordel” (1° de agosto).

Jorge Miranda lança CD “Canções da Terra”

Também na quinta-feira, 1° de agosto, dentro da programação comemorativa do Dia do Poeta da Literatura de Cordel e do lançamento do DVD de Moizés Nobre, acontece o lançamento do CD do músico Jorge Miranda.

Sob o título “Canções da Terra”, o trabalho do cantor e compositor Jorge Miranda é composto de músicas regionais de ritmos variados. O músico é natural da cidade maranhense de Miranda do Norte, reside em Santa Inês desde os cinco anos de idade, onde lançará seu primeiro CD.




Ainda sobre Moizés Nobre, um breve histórico:

MOIZES Raimundo Lobato NOBRE, ator, iluminador teatral, artista popular, pesquisador, arte-educador, músico, começou no teatro em 1979, no grupo de jovens na Igreja do Carmo. Em 1981, foi levado pelo mímico Gilson César para o LABORARTE, onde estudou e integrou o elenco de atores, atuando em vários espetáculos, como: “Minha Terra, Minha Vida” “Súditos daFolia”, “A Canga” “Te Gruda no Meu Fofão” “Navio Negreiro” “Dança do Cacuriá”, entre outros.

Em 1983, descobriu que a sua poesia era popular e a misturou com a técnica do teatro de rua aprendida no Laborarte e passou a desenvolver um trabalho juntando essas duas linguagens. Em 1990, fez opção pela carreira solo e teve a oportunidade de trabalhar com vários artistas do teatro e da dança, entre eles, Cecílio Sá, Eugenio Giusti, Julia Emilia,etc. Durante treze anos fez parceria com o repentista Gerô apresentando vários shows no Maranhão e em outros lugares do Brasil.

Morou em Brasília, onde trabalhou como iluminador teatral no Teatro dos Bancários. Morou em São Paulo, onde trabalhou como musico na banda de forró Baião D4 e na Cia Teatral Baú Encantado. Participou do longa “1,99- O império da nebulosa “ do cineasta Marcelo Mazagão. De volta a São Luis, ministra oficinas de criação de literatura de cordel e interpretação teatral.

Faz shows de cordel no Estado e outros lugares do Brasil, trabalha como cerimonialista em eventos como seminários, congressos, conferências e outros. Já gravou seu primeiro CD de cordel e neste dia 1° de agosto lança seu DVD de cordel intitulado “Acredite se Quiser”.

Escolas da rede estadual retomam as aulas nesta quinta-feira, 1º


As aulas nas 1.233 escolas da rede estadual serão retomadas nesta quinta-feira (1º). Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), 433.025 alunos voltam às salas de aula neste segundo semestre letivo.

De acordo com a secretária-adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira¸ as aulas na rede estadual devem se estender até o início de 2014, devido a paralisação de professores que ocorreu no primeiro semestre. Ela explicou que, com o prolongamento do calendário escolar, as unidades de ensino cumprirão os 200 dias letivos e conseguirão ministrar o conteúdo programado, sem prejuízos aos estudantes.

Leuzinete Pereira ressaltou que a Seduc está realizando, em todas as escolas, um acompanhamento técnico-pedagógico para identificar as principais demandas da rede. "A partir desse levantamento podemos desenvolver ações focadas nas principais necessidades da escola e intervir com medidas para melhorar a aprendizagem dos alunos", ressaltou.

A secretária-adjunta destacou que será concluído, este mês, o mapeamento funcional eletrônico, implantado pelo Seduc para o fornecimento de dados sobre a demanda de profissionais em cada unidade de ensino. "Com o mapeamento eletrônico, vamos encaminhar, com mais agilidade, a demanda da comunidade escolar, onde faltam professores e em quais disciplinas".

Fonte: Seduc

Santa Inês debate igualdade racial


Com o tema "Democracia e Desenvolvimento: Por um Brasil Afirmativo" a I Reunião Ampliada Municipal de Promoção da Igualdade Racial realizada em Santa Inês na tarde desta quarta-feira (31), discutiu estratégias para o enfrentamento ao racismo e políticas de igualdade, entre outros pontos relacionados ao tema proposto. O encontro ocorreu no auditório da Escola Municipal Maria Martins Bringel, no bairro Sabbak, e contou com a presença de representantes do Pólo Universitário de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil - UAB/Santa Inês, do Conselho Estadual da Igualdade Racial e da Secretaria de Estado da Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura de Santa Inês.

A reunião foi presidida pelo professor David Morais, coordenador da UAB de Santa Inês e por Vânia Rafaela Borges - Coordenadora de Almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação de Santa Inês (SEMED). A primeira dama, Luana Costa, falou sobre os desafios de Santa Inês na luta pela igualdade racial.

Também participaram ativamente dos debates, representantes do Núcleo Gestor do povoado Onça, da Pastoral da Criança, do Conselho de Leigos, Movimento Artístico de Santa Inês, a vereadora Solange Nerval, Agentes de Saúde, professores e alunos da escola Municipal Padre Antonio Boeing, moradores do povoado Marfim, Pastoral da Criança, além de quilombolas dos povoados Onça e Cuba.

Outros tópicos abordados e debatidos durante a reunião:
-  Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial - Sinapir (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores ,conselhos e ouvidorias);
- Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

Ainda durante o evento foram eleitos delegados que participarão da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial que acontecerá em Brasília de 5 a 7 de novembro deste ano.


Para o professor David Morais, I Reunião Ampliada Municipal de Promoção da Igualdade Racial, além de ser histórica insere o município de Santa Inês em políticas públicas voltadas para os menos favorecidos e historicamente discriminados. "A reunião fomentará a institucionalização da Política de Igualdade Racial", finalizou.

Santa Inês a caminho de ser um grande produtor de abacaxi

30 de julho de 2013

As primeiras sementes estão apenas germinando. Cerca de 20 mil mudas nesta primeira fase (foto). Obviamente, ainda não se pode afirmar que Santa Inês produz abacaxi em larga escala. Mas, o pontapé inicial já foi dado e é uma questão de tempo até que o município pólo do Vale do Pindaré seja autossuficiente em consumo interno e ainda produza abacaxis para exportação. Estamos falando de um projeto pioneiro.

Para colocar em prática essa ideia, a equipe da Secretaria de Agricultura de Santa Inês desenvolve um projeto no qual mantém um viveiro para produção de mudas de abacaxi. Segundo o secretário municipal de Agricultura de Santa Inês, Fabrício Morais Filho, essas primeiras mudas serão distribuídas para produtores da agricultura familiar do município. “A intenção é tornar o município de Santa Inês um grande produtor de abacaxi”, destaca o secretário.

Para o secretário Fabrício Filho, Santa Inês estará
entre os grandes produtores de abacaxi 
Fabrício explica que o viveiro fica em uma área do Bairro Ceplac e já possui 10 mil pés de abacaxis plantados. No mesmo terreno, mais 10 mil mudas foram plantadas. A perspectiva é que 160 mil mudas sejam tiradas desses 20 mil pés de abacaxis. “A variedade que estamos implantando em Santa Inês é da região de Turiaçú (cidade que produz o abacaxi mais doce do Brasil). A Universidade Estadual do Maranhão fez um estudo e concluiu que esta variedade é compatível com o solo do nosso município. Teremos uma vasta produção!”, prevê Osvaldo Luís Feitosa Costa, técnico agrícola da Secretaria de Agricultura de Santa Inês.

Segundo Fabrício Morais, os rendimentos em torno do abacaxi são bons e a expectativa de crescimento econômico no município por meio da comercialização da fruta é grande. “Atualmente, um abacaxi custa em média R$ 2,50. Como a variedade que estamos implantando é de ótima qualidade, a comercialização é certa!”, conclui o secretário de Agricultura.

Ascom/Prefeitura de Santa Inês
Editado por Notas do Daniel Aguiar
Fotos: Divulgação

Câmara de Vereadores de Santa Inês faz abertura solene de trabalhos nesta sexta-feira, 2

A sessão solene de abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Santa Inês deste segundo semestre de 2013 contará com a presença dos vereadores, demais autoridades políticas do município e convidados, mas será apenas para marcar o reinicio dos trabalhos, como determina o regimento interno da casa. 

As discussões mais acaloradas, apresentação de projetos e indicações de parlamentares só deverão entrar em pauta a partir do dia 09 de agosto, quando o presidente da Câmara, Franklin Seba, já adiantou que estará recebendo uma comissão de professores do município, na tribuna, para uma conversa franca.

Segundo Seba, muitos assuntos relevantes serão debatidos neste segundo semestre e a participação dos vereadores e da comunidade é importante para as discussões no legislativo.

A sessão desta sexta-feira começa as 09 horas da manhã.

Ascom/Câmara de Vereadores de Santa Inês
Editado por Notas do Daniel Aguiar

Senac está com vagas abertas de emprego em Santa Inês -MA e Pinheiro – MA

29 de julho de 2013


O Senac – MA está com dois editais abertos para contratação de agente administrativo (nível médio) para trabalhar em Santa Inês – MA e para Supervisor Pedagógico (nível superior em Pedagogia) e agente administrativo (nível médio) para trabalhar em Pinheiro – MA. As inscrições serão abertas agora no começo de agosto.

Todos os detalhes de como se dará a contratação, remuneração e carga horária de cada função estão nos links de cada edital, que são os seguintes:

Agente Administrativo – Santa Inês (MA)


Supervisor Pedagógico (nível superior em Pedagogia) e Agente Administrativo (nível médio)


(fonte: www.ma.senac.br)

Luciano Genésio e Penaldon participam das comemorações de aniversário de Pindaré-Mirim


Sem a menor dor na consciência, o prefeito Walber Furtado simplesmente não preparou nada para a população comemorar os 90 anos de emancipação política do município de Pindaré-Mirim. Apesar do pouco caso do prefeito, a população de Pindaré não ficou sem festejar mais um aniversário da cidade.

A comemoração ficou por conta do Dr. Alexandre – segundo colocado nas eleições do ano passado- que promoveu uma grande festa na praça da cidade. Além da população que lotou a praça, participaram da festa vereadores e várias lideranças políticas locais e das região.

Entre os convidados fortes lideranças da Baixada como o suplente de deputado Luciano Genésio e o ex-deputado Penaldon Jorge. Os dois devem fazer uma dobradinha em vários municípios para as eleições de 2014. Luciano disputará uma vaga na Assembleia Legislativa enquanto Penaldon está de olho na Câmara Federal.


Prefeitura de Santa Inês inicia processo de padronização de feiras e mercados


A medida, além de padronizar a vestimenta de feirantes do Mercado Silvano Santos (Macaco), no Parque Santa Cruz, obedece determinação da Vigilância Sanitária no que se refere à higiene. Os feirantes receberam jalecos e toucas para uso diário no local de trabalho. 


De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura da Prefeitura de Santa Inês, responsável pelo funcionamento do mercado, a ação se estenderá a todos os mercados e feiras do município.


Os consumidores aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Santa Inês em padronizar a vestimenta dos feirantes e ressaltam que medidas como essa são sempre louváveis; melhoram o visual da feira e mostram a imagem de um local bom de se frequentar e fazer compras.



Com informações da Ascom da Prefeitura de Santa Inês
Editado por Notas do Daniel Aguiar
Fotos: Divulgação

Vereador de Santa Inês, Akson Sousa, recupera-se bem após mais uma cirurgia

O vereador de Santa Inês, Akson Sousa, recebeu alta e recupera-se bem, na residência dele, depois de ser submetido a uma cirurgia na perna esquerda, realizada na última quinta-feira, 25. O procedimento faz parte da reabilitação do parlamentar que sofreu um grave acidente de trânsito em novembro de 2012. Akson foi operado pelo médico ortopedista Drº Ruan.

Akson Sousa comemora ao ser diplomado vereador de Santa Inês
em dezembro de 2012

O Acidente
O acidente com o vereador eleito em outubro do ano passado, aconteceu na BR 316, próximo a cidade de Bom Jardim. Um caminhão teria feito uma parada brusca por causa de um quebra-molas na pista e Akson, que pilotava uma motocicleta, não conseguiu evitar colisão com a traseira do veiculo.

Akson sofreu fraturas na perna esquerda, sendo uma exposta, uma fratura no braço e na face. Ele já passou por várias cirurgias e procedimentos médicos e ainda se recupera das sequelas provocadas pelo acidente.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Santa Inês
Editado por Notas do Daniel Aguiar

COMEFC denuncia manobras usadas por meios de comunicação para "manchar" a imagem do consórcio

A nota, assinada pela presidente do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC) e prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião, foi publicada nesta segunda-feira (29), no site oficial do COMEFC.

Presidente do COMEF, prefeita Cristiane Damião, e os
prefeitos Atemir Botelho (Alto Alegre do Pindaré) e Queiroz
(Monção) participam de manifestação em Monção

(Foto: Blog do JP)

De acordo com a nota, uma reportagem exibida por um telejornal maranhense sobre a interdição da ferrovia carajás no município de Monção, ocorrida no último sábado (27), afirmou que a manifestação foi liderada pelo consórcio. "Ao contrário do que foi veiculado na mesma reportagem, o COMEFC em momento algum LIDEROU as manifestações realizadas nos trechos da ferrovia Carajás nos últimos dias. Os representantes do Consórcio simplesmente APOIARAM e PARTICIPARAM de manifestações ocorridas após algumas audiências públicas do Consórcio, pois entendem e se solidarizam com estas comunidades, que encontraram nas manifestações a única possibilidade de chamar a atenção da Vale S.A. para sua triste realidade", diz a nota.

Ainda de acordo com a nota, alguns meios de comunicação fazem manobras para confundir a população sobre as reais intenções do COMEFC."Entendemos que, infelizmente, alguns meios de comunicação estão fazendo manobras no intuito de tentar distorcer as reais intenções do COMEFC e de confundir a opinião pública sobre nossas reais intenções; mas afirmamos que não vamos nos calar".

O primeiro tesoureiro do COMEFC e prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho também manifestou-se sobre o assunto em entrevista ao Blog do Alto. Atemir mostra-se solidário à população dos municípios cortados pela estrada de ferro.  “As comunidades que margeiam a ferrovia sempre reivindicaram seus direitos, reclamam do barulho ensurdecedor, das trepidações, da ausência de viadutos e passarelas, dentre outros males causados pela passagem dos trens. Mas, as comunidades nunca foram ouvidas", disse o prefeito.

A interdição da ferrovia em Monção, ocorrida no último sábado, durou cerca de 4 horas. 

Veja abaixo a íntegra da nota emitida pelo COMEFC.

Em virtude do que foi veiculado no último sábado, em um telejornal do Maranhão, a respeito da manifestação realizada no trecho da ferrovia Carajás, na cidade de Monção, o COMEFC vem a público esclarecer que:

1º) O COMEFC é um consórcio sério, formado por representantes dos 23 municípios percorridos pela estrada de ferro Carajás no Maranhão, que tem como objetivo maior defender os interesses das comunidades impactadas pela existência da estrada de ferro junto à Vale S.A., que até hoje ignora os efeitos maléficos que causa naquelas comunidades. Em nenhum momento nosso objetivo é o de prejudicar a vida ou o direito de ir e vir das pessoas; pelo contrário, até hoje somente a Vale S. A. tem desrespeitado estes direitos, uma vez que centenas de moradores já foram vitimados nos trilhos e milhares de outros já sofreram as conseqüências de ter que esperar pela passagem do trem nas estradas cortadas pela ferrovia, tendo sofrido assaltos e situações de risco de vida em ambulâncias que param à espera da possibilidade de atravessar sem riscos a ferrovia;

2º) Ao contrário do que foi veiculado na mesma reportagem, o COMEFC em momento algum LIDEROU as manifestações realizadas nos trechos da ferrovia Carajás nos últimos dias, os representantes do Consórcio simplesmente APOIARAM e PARTICIPARAM de manifestações ocorridas após algumas audiências públicas do Consórcio, pois entendem e se solidarizam com estas comunidades, que encontraram nas manifestações a única possibilidade de chamar a atenção da Vale S.A. para sua triste realidade. Ainda ao contrário do que foi veiculado, já foram realizadas dezesseis audiências públicas nos municípios consorciados; audiências estas realizadas de forma ordeira; tendo a Vale S.A sido convidada a participar de todas. Reiteramos que, de forma alguma,
, todas estas audiências públicas levaram a manifestações ao longo da ferrovia. Entendemos que, infelizmente, alguns meios de comunicação estão fazendo manobras no intuito de tentar distorcer as reais intenções do COMEFC e de confundir a opinião pública sobre nossas reais intenções; mas afirmamos que não vamos nos calar. Representamos um milhão e oitocentos mil habitantes. Somos sua voz e faremos tudo o que for necessário para que esta voz seja ouvida por todos aqueles que insistem em ignorar sua existência, seus problemas e sua triste realidade social, inclusive dentro de alguns meios de comunicação;

3º) Por último, gostaríamos de dizer que, infelizmente, não existem conquistas sem sacrifícios, principalmente quando precisamos gritar e nos manifestar pra sermos ouvidos e vistos. Isto vem acontecendo em todo o país e aqui não poderia ser diferente. E nós, do COMEFC, não desistiremos desta conquista. Estamos enfrentando uma grande batalha, uma verdadeira luta com uma grande empresa, mas, GRANDE, é o povo do Maranhão que não se calará. E pela graça de Deus, sairemos vitoriosos e poderemos mostrar ao mundo e a todos aqueles que insistem em ignorar a triste realidade das minorias, que estaremos sempre JUNTOS PRA FAZER VALER A PENA.


Cristiane Damião Daher
Presidente do COMEFC

Caema promete perfurar novo poço em Pindaré

25 de julho de 2013


Visando a melhoria da qualidade de vida da população maranhense e também a preservação do meio ambiente, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) vem intensificando as ações nos sistemas de abastecimentos de diversos municípios do interior, como também nas redes coletoras de esgotos.

Por meio de processo licitatório, serão escolhidas empresas que irão realizar, nos próximos meses, as obras e serviços necessários para melhorar o abastecimento de água nas cidades de Pindaré-Mirim e Coroatá e a coleta e tratamento de esgotos, em Barreirinhas com serviços na rede coletora.

Em Pindaré-Mirim, a Companhia será responsável pela perfuração e recalque de um poço tubular profundo para incrementar o abastecimento de água daquele município. O superintendente do Interior, engenheiro Felipe Fernandes, explica que o novo poço irá substituir um já existente, que desmoronou. “A Caema vai substituir o poço P-04 que fica localizado dentro do escritório da empresa naquela cidade” explica.

Com informações da Caema
Editado por Notas do Daniel Aguiar

Qual o perfil do motorista maranhense?

De acordo com levantamento do setor de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), o perfil do motorista maranhense aponta que este é, em sua maioria, do sexo masculino e tem entre 26 e 35 anos. Dos 616.578 maranhenses habilitados, 467.816 são homens e 148.762, mulheres. Divididos pela faixa etária, 120.054 motoristas têm entre 18 e 25 anos e 38.282, possuem mais de 65 anos.

O trabalho foi divulgado nesta quinta-feira (25), data em que é comemorado o Dia do Motorista, instituído pela Lei Federal n° 5.032, de 17 de junho de 1966 e pelo Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968. Para os católicos, é ainda o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

“Aproveitamos a data para parabenizar os motoristas e pedir para que todos se comprometam com a mudança de comportamento no trânsito, assumindo e reconhecendo a importância e a necessidade do respeito às regras de trânsito e ao próximo, pois sendo mais gentil e educado nas vias públicas, teremos uma redução no número de acidentes e de mortes”, ressaltou o diretor-geral do Detran-MA, André Campos.

Também segundo os dados, o perfil masculino do motorista maranhense tem sofrido mudanças nos últimos anos. O número de mulheres habilitadas tem crescido de forma significativa. Só até o dia 24 de julho deste ano, 30.700 mulheres já foram habilitadas. Em todo o ano de 2012, foram 47.632 habilitadas, ou seja, a expectativa é que mais de 60 mil mulheres se habilitem até o final do ano.

De acordo com instrutores do Centro de Formação de Condutores de São Luís, as mulheres são muito mais cautelosas e respeitam mais as leis de trânsito. Messias Nadir Ramos, proprietário de dois Centros de Formação de Condutores na capital, relata que 80% dos alunos, atualmente, são mulheres. Geralmente, com idades entre 18 e 25 anos. A maioria procura um CFC para se tornar mais independentes ou estão em busca de qualificação profissional. “Elas são mais cuidadosas e disciplinadas, acredito que isso vai contribuir para a melhoria do trânsito na cidade”, destaca.

Um bom exemplo dessa nova mulher motorista profissional é a taxista Leidiana Santos, que há três anos deixou a vida de empregada doméstica e seguiu a profissão do marido, também taxista, que a incentivou a tirar a carteira de habilitação. “Depois do incentivo do meu esposo, hoje eu mudei de profissão. Sou apaixonada pela direção, apesar de tanta insegurança na cidade me sinto feliz em ser taxista. Trabalho no posto de táxi do Renascença no período da noite e, às vezes, faço extra pela manhã”. A taxista ajuda a manter a casa e a criar a filha de 14 anos e ainda, investe parte do salário em um curso técnico de Segurança do Trabalho.

Dois grupos

Segundo o psicoterapeuta Fabiano Góes, os condutores maranhenses se dividem em dois grupos: São Luis/Imperatriz e de outros municípios. O primeiro grupo, por se tratar de grandes cidades, possui motoristas mais estressados, devido ao tempo que eles passam dentro do automóvel, ou seja, pelos engarrafamentos.

“O condutor precisa, na maioria das vezes, resolver questões que necessitam da sua presença e, devido ao trânsito, fica impossibilitado, isso gera o sentimento de angustia até chegando, às vezes, à agressividade. O que se observa são sons de buzinas, condutores exaltados e propícios a cometer infrações de trânsito que, na maioria das vezes, resulta em acidentes”, ressaltou o especialista.

Já os condutores dos outros municípios são menos estressados, pois ficam pouco tempo dentro do carro, à informalidade e o fluxo menor de veículos permite que os motoristas cheguem mais rápido ao local desejado, diminuindo assim o tempo dento do veiculo.

O psicoterapeuta alerta que é necessário que as pessoas procurem diminuir os fatores que potencializam o estresse. “Evitem sair de casa atrasados, procurem conhecer vias alternativas do percurso que você faz, se sabe que é um motorista estressado tente dirigir o mínimo possível. Por mais que pareça sem necessidade, é importante que as pessoas façam exercícios físicos dentro do carro, faça alongamentos e, por fim, tenha uma boa noite de sono, isso é fundamental para quem vai dirigir”, afirmou Góes. 

Francisco Martins de Lima é motorista há 35 anos e nunca teve uma multa de trânsito, motorista profissional ele conta a diferença do trânsito de quando tirou sua habilitação para o atual. “Antigamente, não existiam tantos carros, hoje o fluxo é imenso o que resulta em grandes engarrafamentos e, pior, não temos vias coletoras na nossa cidade, o que aumenta o fluxo nas principais avenidas da capital”, afirmou Lima.

Ele já foi motorista de ônibus, hoje é taxista e motorista concursado do Estado do Maranhão. Segundo ele, o segredo para ser um motorista exemplar sem nenhuma infração cometida. “Muito simples é só respeitar as leis de trânsito, saber a legislação, isso é essencial a qualquer condutor, muitos não sabem a legislação e, por isso, também cometem infrações de trânsito. Não me estresso no trânsito, sei que uma hora vou chegar ao meu destino”, ressaltou Lima.

Número de CNHs

E o número de Carteiras de Habilitação tem aumentado. Segundo o Departamento de Habilitação do Detran-MA, em 2012 foram emitidas 188.837 Carteiras Nacional de Habilitação; até o dia 24 de julho de 2013, já foram 121.280 documentos emitidos. Neste ano, a categoria B ainda é a mais procurada com 88.521 CNHs emitidas, em segundo lugar a categoria A com 67.393 CNHs. No quesito exame teórico, até o momento, 54.900 foram aprovados e 39.207 reprovados. Nos exames práticos, 28.986 candidatos para motocicletas foram aprovados contra 16.124 reprovados. No caso de veículos pesados, 46.968 candidatos foram aprovados e 55.432 reprovados.

Segundo a Coordenadora de Habilitação do Detran, Nazaré Nunes, muitas pessoas procuram tirar a CNH por motivos profissionais. “A maior parte dos candidatos querem tirar a carteira por causa do trabalho, hoje em dia ter a Carteira Nacional de Habilitação é uma exigência do mercado, o diferencial na hora de concorrer a uma vaga. É importante também que as pessoas sejam prudentes não apenas na hora da prova e que sigam a Legislação de Trânsito, para que infrações não acabem sendo cometidas e com elas os acidentes”.

Campanhas de conscientização

De acordo com o Detran-MA, o número de mortes atribuídas à irresponsabilidade de condutores de veículos ainda é grande. Nos relatórios divulgados pelos Mapas da Violência de 2011 e 2012, elaborados pelo Instituto Sangari a pedido do Ministério da Justiça, apontam que as causas de acidentes mais cometidas pelos condutores do Maranhão são excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho. Essas infrações também são as principais causas de morte.

Com o intuito de diminuir o número de mortes no trânsito, o Detran-MA realiza frequentemente campanhas de conscientização para os motoristas do estado, alertando sobre a importância do cinto de segurança, o respeito às leis de trânsito que garantem mais segurança na estrada.

Campanhas também são realizadas nos principais feriados do calendário, quando as estradas ficam mais movimentadas. O setor de Educação para o Trânsito do Detran-MA é responsável por essas e outras campanhas. “Realizamos campanha durante o Carnaval, Semana Santa, São João, entre outras datas. Além de realizarmos palestras em empresas, em escolas e universidades”, explicou Roberval Lopes, coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-Ma.

Para a médica perita em trânsito e representante da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego no Maranhão (Abramet), Rita Camarão, os principais fatores causadores de mortes apontados continuam sendo a imprudência humana, ou seja, conduzir em alta velocidade, não utilizar os equipamentos de segurança, tais como o cinto, dirigir alcoolizado e transportar crianças sem o uso dos dispositivos de segurança.

Ainda segundo a especialista, a maioria das vitimas são jovens do sexo masculino de 18 a 25 anos. “Os homens são maioria quando o assunto é acidente de trânsito, principalmente por causa da alta velocidade e do uso de álcool. A maioria das mulheres tem traumas leves, apenas danos materiais do veiculo, exatamente por serem mais cautelosas”.

Isso fica comprovado no levantamento feito pelo Detran-MA, que aponta que de janeiro até junho de 2013 os homens cometeram 120.761 multas gravíssimas contra 31.701 das mulheres. Até no caso de multas leves, o sexo masculino ainda ocupa o primeiro lugar com 8.577 contra 4.117 das mulheres.

“As campanhas de sensibilização desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio do Detran-MA, têm reflexo na diminuição do número de mortes, mas ainda amargamos estatísticas negativas ao longo dos anos e estamos trabalhando para mudar essa realidade”, observou diretor geral do Detran-MA, André Campos.

SAIBA MAIS

Dicas para ser um bom motorista

Para ser um condutor exemplar é necessário estar atentos a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença ao pegar no volante. Confira:

· Educação e respeito pelos demais usuários da via.
· Respeito à sinalização de trânsito
· Executar todas as manobras com perícia e habilidade sem colocar a si mesmo em risco e aos demais condutores.

Fonte: Detran/MA
Foto: Divulgação

Prefeitura de Santa Inês "corta a própria carne"

Há dias, a secretaria de Saúde de Santa Inês não recebe seu secretário. Não é oficial, mas Tiago Alves pode está dando adeus à pasta. 

Tiago Alves pode dar adeus à pasta
da Saúde em Santa Inês
Tiago é o responsável por inúmeras mudanças ocorridas na Saúde do município, sejam boas ou equivocadas.

Pacientes não precisam mais dormir em filas para marcar consutas. As filas acabaram, mas a espera aumentou. 

Houve aumento significativo no número de profissionais em escala de plantão: 2 Clínicos Gerais no SPA, 1 Gineco-obstetra, 1 Ortopedista, 1 Cirurgião Geral, 1 Intensivista, 1 Clinico Geral (na enfermaria do Hospital Menino Jesus) e 1 Pediatra.


Nos ambulatórios de especialidades médicas, o município conta, atualmente, com as seguintes especialidades: Cardiologista, Neurologista, Cirurgião Geral, Gastroenterologista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Clínico Geral, Urologista, Psiquiatra, Gineco-obstetra, Dermatologista, Ultrassonografista, Radiologista, Ortopedista e Endocrinologista.

Tiago acertou mais do que errou. Isso é fato. Mas, em se tratando de administração pública, qualquer erro cometido pode ter - e quase sempre tem - resultados catastróficos para a comunidade.

O município de Santa Inês, assim como milhares de outros espalhados pelo país, ainda transpira os efeitos de uma ruptura pós-eleição. Sai um grupo político e outro entra em cena. Não é novidade para ninguém que toda mudança, por menor que seja, requer esforço e, inevitavelmente, gera desconforto. Mudar é necessário mas, isso não significa que toda mudança resulta em crescimento. 

Em Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), está enfrentando um grande desafio. Previsto, naturalmente, mas bem mais complicado do que a previsão dos melhores planejamentos, feitos pelo mais bem conceituados especialistas.  É preciso ter muito mais do que a mesma determinação por tantas vezes demonstrada sobre palanques eleitorais no último ano. 

Estamos falando de um povo trabalhador que tantas vezes já sofreu e outras tantas já viveu momentos de glória. Estamos falando de gente. Não são números, nem estatísticas e muito menos meros eleitores. São corações abarrotados de expectativas pulsando em peitos talhados pelo trabalho. Somos nós, você e eu.  

Ribamar sabe o que tem que fazer, até para superar as mais exigentes expectativas. E, consciente do seu papel enquanto gestor municipal, sofre as penas inerentes a tamanha responsabilidade. Alves já precisou cortar a própria carne para não deixar mornar o espírito de "Melhores dias, Novo tempo" criado por ele e que o conduziu sobre os braços do povo à prefeitura de Santa Inês. Homens e mulheres de confiança já foram afastados da administração. Ainda assim, a opinião pública, exercendo seu direito, exige bem mais do que está sendo oferecido. Mas, esse mesmo público, tem se mostrado maduro o suficiente para, além de manifestar insatisfação, reconhecer que toda mudança também exige paciência.

Que o prefeito corte a própria carne, se necessário, e que nunca esqueça que paciência tem limite e o nosso é a ineficiência no desenvolver dos trabalhos.  


Sub-20: Santa Inês enfrenta o MAC neste sábado, 27


O Santa Inês Esporte Clube intensificou os treinos para a partida amistosa do próximo sábado (27) contra o Maranhão Atlético Clube, de São Luis. Ambos da categoria Sub-20. O jogo será no estádio Artema Santos (Binezão), em Santa Inês às 16h. A entrada é gratuita.

Os donos da casa aparam as arestas para o Campeonato Maranhense de Futebol Sub-20, previsto para começar em meados de agosto deste ano.


Garis de Pindaré reivindicam melhorias de trabalho

24 de julho de 2013


Garis concursados que trabalham em Pindaré reivindicam melhores condições de trabalho. E para cobrar do município, os servidores resolveram procurar o Ministério Público da cidade e formalizar a denúncia. Segundo o grupo de funcionários públicos da área da limpeza urbana faltam equipamentos essências como luvas e botas. A roupa que é usada por eles não é a adequada para o trabalho.

De acordo com reportagem exibida pela TV Remanso, além da falta de equipamentos obrigatórios, os garis reclamam também do atraso no pagamento de salário. Antes de ir ao Ministério Publico os garis disseram que primeiro procuraram a prefeitura, sem êxito.

Cartórios do MA serão obrigados a informar sobre separação e divórcios

A Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Lei da deputada Vianey Bringel (PMDB), tornando obrigatória a afixação, nas dependências dos Serviços Notariais do Estado do Maranhão (cartórios) de cartaz, em local visível e em linguagem clara e didática, contendo informações acerca do direito da realização da separação e do divorcio consensual, por meio de escritura pública.
Deputada Vianey Bringel, autora do projeto 
De acordo com Vianey, a afixação dos cartazes em todos os cartórios do Estado do Maranhão, informando o direito à separação e ao divórcio consensual administrativo, por meio e escritura pública, é previsto no artigo 1.124-A da Lei 5.869/73 do Código de Processo Civil. A multa pelo descumprimento da afixação é de 40 UFIRs.

A parlamentar esclareceu que a finalidade de seu projeto de lei - que ainda será analisado pela governadora Roseana Sarney - é divulgar amplamente para a população maranhense, a possibilidade da separação e do divórcio consensual por meio da forma administrativa, esclarecendo todas das hipóteses cabíveis.

(Agência Assembleia)

Santa Inês: Programação da 1ª fase da etapa regional dos JEM's




PROGRAMAÇÃO DA 1° FASE ETAPA REGIONAL DO JEM’S

DIA 24/07/2013 – QUARTA FEIRA

1 – BEACH SOCCER – AABB: Das 08:00 as 10:30

2 – FUTEBOL DE CAMPO – ESTÁDIO BINEZÃO:

Manhã: 08h00 as 11h20

Tarde: 16h00 as 18h15

3 – FUTSAL: ZECA BELIZÁRIO:

Manhã: 08h00 as 11h00

4 – FUTSAL: JOÃO CAMBINHA:

Tarde: 14h00 as 21h00

DIA 25/07/2013 – QUINTA FEIRA

1- BEACH SOCCER – AABB: Das 08:00 as 10:30

2 – FUTEBOL DE CAMPO – ESTÁDIO BINEZÃO

Manhã: 08h00 as 10h20

Tarde: 16h00 as 18h15

3 – FUTSAL: JOÃO CAMBINHA

Manhã: 08:40 as 11:40

Tarde: 14:00 as 16:30

DIA 26/07/2013 – SEXTA FEIRA

1– FUTEBOL DE CAMPO – ESTÁDIO BINEZÃO

Manhã: 08h00 as 11h00

2 – FUTSAL: JOÃO CAMBINHA

Tarde: 08:00 as 11:30

(Fonte: Ascom/Santa Inês)

Prefeitura de Santa Inês divulga Chamada Pública para aquisição de alimentos

A prefeitura de Santa Inês divulgou o Aviso de Licitação referente a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. A Chamada Pública será realizada no dia 30 de julho deste ano. Os interessados devem procurar a prefeitura de Santa Inês para adquirir Edital e anexos, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, de  8h às 12h.



Vianey Bringel participa de inauguração de agência do INSS e recebe título de cidadã aramense

22 de julho de 2013

Na ocasião, Prefeito Marcelo Farias agradece recurso dado pela deputada para compra de ambulâncias.


A deputada estadual Vianey Bringel esteve na cidade de Arame, ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, e do Prefeito Marcelo Farias na solenidade de inauguração da Agência da Previdência Social daquele município, unidade que integra as ações de expansão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Maranhão. Ela descerrou a placa inaugural ao lado do prefeito Marcelo Farias e da gerente executiva do INSS em Imperatriz, Denízia Faria Ramos. O evento ocorreu na última sexta-feira, 19.

Fachada da agência do INSS de Arame
(Foto:Divulgação)
Estiveram presentes na solenidade, o deputado federal Davi Alves Filho; prefeitos e ex-prefeitos da região; vereadores; lideranças políticas e comunitárias; servidores do INSS; além da população. Luis Fernando Silva considera as ações da Previdência um importante instrumento de redistribuição da renda e de reconhecimento dos direitos do cidadão. "São mais de 3,3 mil benefícios pagos em Arame, mais de R$ 1, 8 milhão injetados na economia local, então a agência é muito bem-vinda", destacou.

Segundo a gerente executiva do INSS em Imperatriz, Denízia Faria Ramos, a nova unidade vai beneficiar 32 mil habitantes de Arame e municípios vizinhos. O funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 18h. São quatro pontos de atendimento e duas salas para perícia médica. A capacidade mensal é de 330 perícias médicas e mil atendimentos.

Para o prefeito de Arame, Marcelo Farias, a unidade do INSS na cidade representa uma nova realidade para os beneficiários. Ele agradeceu também a deputada Vianey Bringel por recursos para compra de ambulâncias "Antes, as pessoas precisavam se deslocar até Grajaú, para receber atendimento do INSS. Agora, avançamos e a partir de hoje os moradores terão mais qualidade de vida. Por onde andar defendo a governadora, porque reconheço seu trabalho e compromisso com o estado. Agradeço também a deputada Vianey Bringel por disponibilizar recurso para compra de ambulâncias para o Arame", destacou.
(Foto:Divulgação)

Para Vianey Bringel, o posto do INSS significa uma melhor qualidade de vida para os moradores do Arame e região, pois os valores pagos pela Previdência Social injetam no município . "Só temos a agradecer a Governadora e o instituto por meio da sua superintendência regional pelo empenho, de trazer para cá toda essa estrutura a fim de que nossa população possa ser atendida com o conforto e a atenção que merece" Ressaltou a deputada.

Para receber atendimento na unidade, os moradores precisam fazer o agendamento pelo telefone 135 ou pelo site www.previdencia.org.br. Outras informações também podem ser obtidas na agência, sem que as pessoas precisem de intermediários.

A agência de Arame integra o Plano de Expansão da Rede de Atendimento e é a quinta a ser inaugurada pela Gerência Executiva de Imperatriz e a 14ª a ser entregue no Maranhão, que passa a contar agora com 41 Agências da Previdência Social, ampliando ainda mais a rede de atendimento da Instituição e diminuindo a distância entre a Previdência e a população.

Título
Deputada recebe título de cidadã honorária de Arame
(Foto:Divulgação)
Durante o evento, a Câmara de Vereadores de Arame fez a entrega de Título de Cidadania à governadora Roseana Sarney - representada pelo secretário Luis Fernando -; à deputada Vianey Bringel e a servidores do INSS.

Emocionada, a deputada agradeceu a homenagem e disse estar muito feliz, pois considera a cidade do Arame, como uma extensão da sua casa. “Aqui fiz amigos e estou sempre vindo a cidade em busca de melhorias. Estou muito agradecida a todos pelo título, e espero junto com o prefeito Marcelo Farias, trazer desenvolvimento para a cidade” disse Vianey. 

(Da assessoria da deputada Vianey Bringel)

SP: Projeto pretende igualar salário de vereador ao de professor

O vereador Fernando Frederico de Almeida Júnior (PMDB), do município de Jaú (a 296 km de São Paulo) tenta, pela segunda vez, a aprovação de um Projeto de Lei que equipara o salário de vereadores aos de professores de educação infantil da rede pública municipal. Em março deste ano, o valor recebido pelos vereadores da Câmara da cidade passou de R$ 4.315,83 para R$ 4.608,01. Caso o projeto seja aprovado, os políticos passarão a receber em torno de R$ 1.700,00, segundo o idealizador da proposta.

"O projeto propõe o estabelecimento de um teto para os subsídios dos vereadores. Esse teto seria a média aritmética entre o menor e o maior salário previsto para o professor de educação infantil do município", explica Almeida Júnior que também é mestre em direito e doutor em educação. Para ele, o objetivo da emenda à Lei Orgânica do município (normas que regem a cidade) é dar uma atenção maior aos professores e abrir precedentes para que outros municípios adotem medidas semelhantes. "A médio prazo, isso implicaria em forçar os vereadores a pensar antes de decidirem aumentar os próprios subsídios. Afinal, antes disso teriam que brigar junto ao poder executivo para aumentar o salário dos professores", acrescenta o vereador.

Quando questionado sobre o porquê da equiparação salarial ser igual a de professores de educação infantil, Almeida Júnior explica que foi o melhor parâmetro encontrado para estabelecer o teto, uma vez que estes recebem um salário físico e os demais professores recebem de acordo com a quantidade de horas que trabalham. "O professor vem sendo muito desvalorizado e já passou da hora de darmos atenção para eles. Tivemos uma década contra o autoritarismo e depois disso tivemos uma década contra a inflação. Agora estamos em uma década contra a pobreza extrema. Já passou da hora de termos um tempo dedicado à melhoria e valorização da educação", ressalta.

Tramitação

A proposta de emenda foi entregue para a comissão de Constituição, Justiça e Redação e precisa ser aprovada pelos membros para ser colocada em votação na Câmara. De acordo com o vereador Almeida Júnior, que preside a comissão, o projeto pode ser colocado para votação daqui a duas semanas. A espera ocorre, pois ele aguarda a chegada de pareceres favoráveis de juristas para dar prosseguimento a apresentação da emenda. "Quero esperar os pareceres para que possamos ter ainda mais argumentos em prol dessa mudança", diz.

Caso a proposta passe pela comissão, ela deverá ser colocada para votação na Câmara dentro de 15 ou 20 dias, explica Almeida Júnior. Para ser aprovado, o projeto precisa de 12 votos. A ideia é que a mudança seja aplicada a partir do próximo mandato dos vereadores, em 1º de janeiro de 2017. "A expectativa é positiva. Já temos sete assinaturas contando a minha. Falta só convencer mais cinco pessoas", brinca.

A Câmara recusou o projeto em 2012, quando foi apresentado pela primeira vez. "Muitos podem questionar 'Por que eles não sobem o salário do professor ao invés de reduzir o do vereador?!'. Mas só quem pode fazer isso é o prefeito do município. Nós vereadores não podemos tomar essa iniciativa legislativa", resume.

Petição

Uma petição online foi criada em apoio ao projeto. Com 4.857 assinaturas até o momento, os organizadores desejam que nenhum vereador receba mais do que o professor. "A petição não é oficial, mas é uma manifestação de apoios", afirma. "Desejar que essa idéia se espalhe pelo Brasil parece utópico, mas existem as utopias eficientes. Elas geram movimentos que implicam em atitudes concretas que resultam em mudanças."

Programa de Aquisição de Alimentos beneficiará agricultores familiares em Pindaré

Até o fim deste ano, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) vai ser implementado em 97 municípios do Maranhão. Destes, 71 já assinaram o Termo de Adesão ao PAA - uma parceria do Governo do Estado, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Prefeituras - e 26 estão em processo de adesão.

Essa é uma ação coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) para assegurar aos agricultores familiares maranhenses garantia de mercado - um dos elos essenciais da cadeia produtiva.

Os municípios de Pindaré-Mirim, Afonso Cunha, Alcântara, Buriti Bravo, Bacabal, Cachoeira Grande, Cândido Mendes, Cantanhede, Central do Maranhão, Dom Pedro, Guimarães, Humberto de Campos, Itapecuru-Mirim, Lagoa do Mato, Magalhães de Almeida, Marajá do Sena, Morros, Nina Rodrigues, Parnarama, Passagem Franca, Raposa, São João do Sóter, Santana do Maranhão e Vargem Grande estão com pereceres aprovados para a implementação efetiva do PAA. Nesses municípios serão beneficiados diretamente 957 agricultores familiares, 149 entidades e um volume de negócios de quase R$ 5 milhões.

"O agricultor familiar tem uma atenção especial do governo. É uma prioridade. Estamos incentivando e apoiando para o incremento de suas produções, para melhorar as suas rendas e, consequentemente, a vida de em todo o meio rural", declarou governadora Roseana Sarney ao participar em Arari da primeira da entrega de produtos da agricultura familiar que representou a efetivação, na prática, do PAA no município.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, ressaltou que a garantia de mercado ao agricultor familiar é, sem dúvida, o maior incentivo e estímulo para que eles produzam mais. "É muito difícil você trabalhar de sol a sol ou com chuva e não ter onde e para quem vender o fruto do seu trabalho. Agora, eles vão produzir mais, ganhar o seu dinheiro e terão uma vida melhor e mais digna", enfatizou.

Animados com essa nova realidade, agricultores familiares de Arari externaram o sentimento de uma luta em busca de uma vida melhor e perspectivas de um futuro mais promissor com a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos, que vai propiciar, até o final do ano, o incremento de suas rendas em R$ 135.000,00.

Histórico

O município de Arari teve a sua proposta de Adesão ao PAA aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento Social oficializada pela Portaria nº 38 de 29 de abril de 2013, contemplando 30 agricultores fornecedores e quatro entidades beneficiárias.

Geração de negócios de quase R$ 5 milhões em 24 municípios do Maranhão

Por Notas do Daniel Aguiar
Informações: Sedes

Município
Qtd. Agric.Familiares
Qtd. de Entidades
Limite Financeiro
(R$ 1,00)
01
Afonso Cunha
33
04
147.747,60
02
Alcântara
50
09
225.000,00
03
Buriti Bravo
51
10
225.551,49
04
Bacabal
50
12
225.000,00
05
Cachoeira Grande
30
03
135.000,00
06
Cândido Mendes
14
04
56.000,00
07
Cantanhede
49
09
219.719,49
08
Central do Maranhão
35
09
157.500,00
09
Dom Pedro
50
02
232.404,00
10
Guimarães
33
04
147.747,60
11
Humberto de Campos
25
04
112.500,00
12
Itapecuru-Mirim
60
05
270.000,00
13
Lagoa do Mato
36
05
161.179,20
14
Magalhães de Almeida
42
10
188.977,24
15
Marajá do Sena
14
04
63.000,00
16
Morros
40
06
180.000,00
17
Nina Rodrigues
33
07
147.747,60
18
Parnarama
62
05
279.000,00
19
Passagem Franca
42
08
188.708,61
20
Pindaré Mirim
30
05
135.000,00
21
Raposa
53
06
235.742,49
22
São João do Sóter
42
05
185.227,14
23
Santana do Maranhão
33
08
148.500,00
24
Vargem Grande
50
05
225.000,00
T OTAL

957
149
4.292.252,46
 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags