20 de maio de 2014

Notas Rápidas... 20/05/2014



Greve
A Guarda Municipal de Santa Inês cruzou os braços por tempo indeterminado. Entre as reivindicações, os guardas exigem a atualização do valor do salário e veículo em condições apropriadas para trabalhar. 

Os problemas na Guarda Municipal de Santa Inês não surgiram recentemente, vêm se acumulando ao longo de 12 anos. Agora, eles resolveram cruzar os braços para tentar uma solução imediata. E deu certo.

Segundo o representante do Departamento de Trânsito de Santa Inês, João Evangelista Rodrigues, a resposta para as reivindicações dos grevistas deve sair até o fim desta semana. 

Opinião - Um dos pontos mencionados por grevistas em entrevista concedida à TV Mirante de Santa Inês nessa segunda-feira (19), chamou bastante a minha atenção e merece ser discutido amplamente pela sociedade. Os guardas municipais querem trabalhar armados. Não estou dizendo que eles não têm esse direito e, tampouco, querendo incitar opiniões contrárias. O que acredito é que esse assunto merece ampla discussão com participação da comunidade.

Bomba-Relógio
As coisas não estão fáceis para os vereadores de Santa Inês. A cada sessão, uma confusão. É sabido que naquela casa, em dia de sessão ordinária, nunca reinou o marasmo mas, ultimamente, é uma bomba-relógio acionada na segunda com detonação marcada para  a manhã de sexta-feira. 

A população não se esquiva na hora de manifestar opinião contrária a atitudes duvidosas tomadas por parlamentares. Responde e responde em alto e bom som. 
A oposição se esbalda e aproveita o embalo para não deixar a água mornar. Enquanto os situacionistas tentam separar as brasas para não aumentar o fogo.
Enquanto as cobranças forem legítimas, o povo tem mais é que manifestar-se, mesmo. Tá errado? O povo pode e deve agir. D-E-M-O-C-R-A-C-I-A.
O que não poderia ocorrer, e que já me parece inevitável, é uns e outros se aproveitando das carências do povo, montar palanque e desvirtuar a causa. Neste caso, a maioria corre o risco de ser usada como massa de manobra, manipulada meramente para atingir o executivo. 

Não falo da maioria, mas tem gente envolvida que se preocupa bem mais com a possibilidade de angariar uns 'votinhos' do que com a situação de ruas ou a irregularidade na coleta de lixo. 

Pra Santa Inês, nada!
A governadora Roseana Sarney entregou na tarde desta terça-feira (20), no Palácio Henrique de La Rocque, 75 ônibus escolares a 40 municípios. Este é o primeiro lote de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual) no Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação.

O interessante é que Santa Inês não está na lista. Vamos aguardar para ver se o município será contemplado em outras etapas. 
Apesar das dificuldades enfrentadas por todos os municípios maranhenses, o governo do Estado tem prioridades eleitorais. Santa Inês não parece se encaixar nessas prioridades. 

Municípios que receberam ônibus escolares nesta etapa:

Satubinha
Arame
São Roberto
São João do Sóter
Itaipava do Grajaú
Brejo de Areia
Passagem Franca
Araguanã
Turilândia
Bacurituba
Bom Jardim
São Benedito do Rio Preto
Vargem Grande
Mirador
Benedito Leite
Altamira do Maranhão
Paulo Ramos
Maranhãozinho
Alto Alegre do Maranhão
Tufilândia
Cândido Mendes
Jatobá
Turiaçu
Presidente Juscelino
Cantanhede
Bacuri
Sucupira do Norte
São Francisco do Brejão
Urbano Santos
Buriti Bravo
Presidente Médici
Barão de Grajaú
Godofredo Viana
Bernardo do Mearim
Trizidela do Vale
São João do Paraíso
Cururupu
São João dos Patos
Carolina
Açailândia

Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Nessa segunda-feira (19), as secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social realizaram uma caminhada seguida de manifestação em alusão ao combate ao Abuso e a exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Centenas de estudantes participaram do evento.
Vale ressaltar que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado no dia 18 de maio.


Nesta terça-feira (20), a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Santa Inês promoveu o 1º Seminário Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O tema exploração sexual vem sendo discorrido nas escolas municipais desde o último dia 12.

Em Pindaré, a Secretaria de Desenvolvimento Social também lembrou a data realizando caminhada pelas ruas da cidade. Estudantes e professores entregaram panfletos e pintaram um muro com mensagens de alerta para a comunidade. 
(Informações e foto: Assessoria de Comunicação) 


Para Adriana Paulino, uma das coordenadoras da Campanha, as ações que estão sendo desenvolvidas tem como finalidade lembrar aos abusadores que a população está atenta e que não aceita este tipo de crime. Do site da prefeitura de Pindaré - Mirim.
(Informações e foto: Portal Pindaré)

Inauguração em Monção
No último domingo (18) a comunidade do povoado Santa Helena, zona rural de Monção, esteve em festa com a entrega do posto de saúde da localidade. 
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Queiróz (DEM), da primeira dama Cleonice Queiróz, do secretário de Saúde, Lindonélio e demais secretários municipais, vereadores e lideranças políticas.


Na ocasião, o prefeito anunciou a entrega de mais 5 Unidades Básicas de Saúde, sendo 2 na sede e 3 na zona rural, além da entrega da ampliação dos postos dos povoados Castelo e Barradas. Isso já para os próximos meses.
(Informações e foto: Blog do JP)


Um comentário:

  1. Daniel,
    A reinvidicacao dos guardas municipais de usar arma de fogo é totalmente descabida. O estatuto do desarmamento so autoriza o uso de arma de fogo por guardas municipais nas cidades com mais de 500 mil habitantes e desde que regulamentada pelo legislativo municipal com a retirada do porte junto a Polícia federal e o devido treinamento.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.