28 de maio de 2014

Santa Inês pode dar adeus ao problema crônico de falta d'água




Um grande passo para acabar, de uma vez por todas, com o sofrimento da população de Santa Inês por falta de abastecimento adequado de água. Assim pode ser caracterizada a Audiência Pública realizada na noite desta segunda-feira, 26, no auditório da Câmara dos Vereadores.

A Audiência foi iniciada com a palestra do Consultor em Saneamento, Jorcy Francisco de França, que explicou todo o processo necessário para concessão pública, com base em várias leis. Sendo uma delas, a própria Lei do Saneamento 11. 445 de 2007.

O evento, presidido pelo Prefeito Ribamar Alves, teve grande participação popular e de vereadores. Depois de assistir a toda à explicação técnica do Consultor em Saneamento, a plenária teve espaço para compartilhar suas respectivas avaliações sobre o assunto. Cada pessoa, devidamente inscrita, teve 3 minutos para emitir sua opinião.

Com parecer positivo, a Audiência Pública antecede as próximas etapas para a conclusão da Concessão Pública para saneamento na cidade: elaborar e publicar edital de licitação, que deve ser aprovado pela Câmara dos Vereadores. Logo após o processo licitatório, a empresa terá um prazo de 18 meses para revitalizar todo o sistema de abastecimento, não deixando mais faltar água nas torneiras de cada família de Santa Inês.

Segundo o Prefeito, Ribamar Alves, várias empresas renomadas no ramo já demonstraram interesse em atuar em Santa Inês. Para ser selecionada, a empresa terá que oferecer - entre outras coisas - menor valor e capacidade técnica para atender a toda a demanda.


A Concessão terá duração de 30 anos, podendo o contrato ser anulado pelo Poder Público mediante o descumprimento de qualquer parte do acordo firmado.

O problema de falta de água em Santa Inês não é de hoje. Há décadas a população sofre por causa do abastecimento precário da Caema. Durante a Audiência, o Prefeito lembrou que assim que assumiu a gestão do município, uma das primeiras medidas foi buscar, junto à Companhia de Água e Esgoto do Maranhão, prestação de serviço melhor. Mas não obteve resposta favorável.

Como todos os moradores de Santa Inês sabem, nos primeiros meses de 2013, a Prefeitura teve que disponibilizar carros pipas para fazer o abastecimento de água nas casas dos moradores porque um dos principais poços da Caema havia sido desativado por problemas técnicos. O abastecimento alternativo se manteve intenso até a recuperação de 4 poços do município que estavam desativados. Estes poços foram incorporados a rede de abastecimento da Caema, o que amenizou o problema.

Além disso, locais com fortes históricos de falta de água, como na Vila Parente, Ceplac e Bairro Piquizeiro, a Prefeitura perfurou poços e acabou com os transtornos vividos pelos moradores destas áreas. “Durante o período de campanha nos comprometemos em oferecer qualidade de vida para nossa gente. Mas como fazer isso sem coisas básicas como a água? É por isso que implantamos o Saae e vamos oferecer Concessão Pública para que este serviço seja feito em plenitude e que a nossa gente não sofra mais” – conclui Ribamar Alves.

Departamento de Comunicação do Gabinete da Prefeitura de Santa Inês-MA 
Texto: Pepero Caldas 
Fotos: Dowglas Lima 


5 comentários:

  1. SANTA INES PODE DAR ADEUS AO PROBLEMA DA FALTA D'AGUA...MAS VOCÊ ESQUECEU DE DIZER QUAL O PREÇO QUE NÓS PAGAREMOS POR ISSO. QUAIS AS GARANTIAS QUE ESSA EMPRESA QUE PARTICIPARÁ DE UMA LICITAÇÃO COM CARTAS MARCADAS -PQ JÁ VAZOU A INFORMAÇÃO DE QUEM GANHARÁ - FARÁ REALMENTE O QUE É NECESSÁRIO. A POPULAÇÃO, A GRANDE MAIORIA E BENEFICIÁRIA NÃO ESTAVA NA AUDIÊNCIA. O SEU PREFEITO SE PREOCUPOU EM SER IRONICO E CÍNICO, DESRESPEITANDO OS PARTICIPANTES..NOTE-SE QUE ALGUNS MEMBROS DA PREFEITURA FORAM PRA LÁ COM PERGUNTAS COMBINADAS E PARA APLAUDIR QUALQUER COISA QUE O SR. PREFEITO FALASSE. ATÉ AGORA NÃO FOI EXPLICADO NADA, COMO ESSA TAL A´GUA MINERAL CHEGARÁ AS TORNEIRAS..SÃO 30 ANOS DE INCERTEZAS E INFELIZMENTE A EMPRESA NÃO CUMPRIRÁ O ACORDO E NÓS IREMOS FICAR PIOR DO QUE ESTAMOS. CHEGA DE UFANISMO MUNICIPALISTA E VAMOS TIRAR AS VENDAS DOS OLHOS, SR PEPERO..QUANTO TÁ VALENDO PRA VOCÊ ???

    ResponderExcluir
  2. DANIEL AGUIAR VC COMO JORNALISTA OU BLOGUEIRO OU SEI LÁ O QUE VC É ,ESTÁ MAIS PARA UM BOM HUMORISTA!!!!!
    PRA NÃO TE CHAMAR DE BABÃO!!!!! NOME QUE LHE CAI COMO UMA LUVA!!!
    VC JÁ PERDEU A CREDIBILIDADE TANTO É Q OS COMENTÁRIOS CADA DIA MINGUAM MAIS!!!!
    PROCURA APENAS MOSTRA A REALIDADE,DEIXA DE SER BABÃO !!!!
    VC VIROU PROSTITUTO DA NOTICIA ,OU SEJA SE VENDE PRA QUEM DÁ MAIS!!!!
    ASS:RIBAMAR DA SILVA (GRUPO SANTA INÊS SEM CENSURA)

    ResponderExcluir
  3. Pergunta-se ? - Quanto o Ribamala vai ganhar nessa.....?...esse cara não faz nada de graça....Se Liga Povo.....aí tem armação.....tem Grana por debaixo dos panos.....esse comentário é do Povo que foi enganado....

    ResponderExcluir
  4. Acho que temos que ter a paciência e vê quanto essa Gestão Municipal Trabalha pra si mesmo....o Povo não existe....Povo é pra ser Burro não sabe Voltar...mais aprende na próxima...se não a taca contínua....se Liga Povo diga não a essa Gestão sem Trabalho e somente mentiras e Corrupção....na Próxima eleição pra Prefeito diga nunca Mais Ribamala...KKKK, é mais uma empresa de fora a vim e depois ir embora....KKK, coitado do Povo de Sta Inês-MA aprenda a dá Voto Correto minha Gente...

    ResponderExcluir
  5. Bem que os 15 diziam que esse 40 era mentiroso,mas ninguém acreditava.bem feitokkk

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.