1 de maio de 2014

Zé Doca: Secma promove Fórum Territorial sobre o Plano Estadual de Cultura


Como parte das estratégias de elaboração do Plano Estadual de Cultura (PEC), a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e o Conselho Estadual de Cultura (Consec-MA) realizaram, no município de Zé Doza, o Fórum Territorial Oeste.

O encontro de gestores e produtores culturais, realizado na terça-feira (29), no auditório da Prefeitura de Zé Doca, teve como objetivo colocar a disposição da sociedade maranhense uma minuta do Plano, que norteará a política pública cultural para os próximos 10 anos. Os próximos fóruns serão nos municípios de Presidente Dura (6 de maio), Bacabal (7 de maio), Chapadinha (14 de maio) e São Luís (19 de maio).

Presentes, a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão; o prefeito de Zé Doca, Alberto Carvalho Gomes; o diretor do Departamento de Cultura de Zé Doca; Fábio Ximenes; o comandante da 12ª Cia. da Polícia Militar, Major José Maria Honório; além de conselheiros do Consec-MA, secretários municipais de Cultura; e produtores de cultura da região.

Conforme explicou Olga Simão, a construção do Plano Estadual de Cultura é gradual, com discussões via consulta pública na internet e em reuniões públicas. Depois, o plano será encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação. “Estamos aqui para ouvir os anseios culturais dos municípios que abrangem esta região, o que vai enriquecer e legitimar ainda mais esse processo, assim como ajudar e preservar a cultura no estado do Maranhão, como também consolidar o Sistema Estadual de Cultura”, disse a secretária.

O prefeito de Zé Doca, Alberto Carvalho Gomes, destacou a importância da participação da juventude. “Quero agradecer o privilégio do município por sediar este Fórum, que fornecerá propostas para o Plano Estadual de Cultura. Mas, ressalto que a Cultura é responsabilidade de todos. Por isso, acho fundamental a participação mais ativa dos jovens nestas reuniões”, acrescentou.

Para a elaboração do Plano Estadual de Cultura, 10 comissões setoriais foram criadas com a finalidade de trabalhar individualmente os segmentos da cultura. As comissões são nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Gestão Pública da Cultura, Livro, Leitura e Biblioteca, Memória e Documentação, Museus, Música e Patrimônio Cultural.

O gestor, produtor cultural ou mesmo qualquer cidadão pode dar sua contribuição na formulação e conferir as últimas informações sobre o Plano Estadual de Cultura. Para tanto basta acessar o site www.ma.cultura.com.br, no Portal do PEC; ou mesmo fornecer sugestões pelo e-mail planodecultura.ma@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.