20 de maio de 2014

Sebrae e Senar vão capacitar produtores rurais do Alto Turi



Expandindo suas ações de educação empreendedora, a regional do Sebrae em Santa Inês, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), lançou duas turmas do Programa Negócio Certo Rural, capacitação direcionada aos empreendedores do campo. A solenidade de lançamento aconteceu na quinta-feira (15), nas cidades de Araguanã e Presidente Médici.

Dentre os conteúdos a serem partilhados com os participantes do curso estão o planejamento, o controle e a administração das finanças, além de consultoria nas propriedades rurais, com duração de três meses. A presidente da Associação dos Produtores de Leite do Município, Alice Moraes, enfatizou a importância desta iniciativa. “Muitas vezes, o produtor está preocupado apenas em produzir, não tem o controle do que investe e do lucro do seu trabalho. E é por isso que o Negócio Certo Rural é muito bem vindo para todos nós”, avaliou.

O agricultor Evaldo Barbosa fez questão de incentivar os empreendedores rurais da região. Ele conta que já participou de uma turma do programa e afirmou que a capacitação é muito útil para a atividade rural do pequeno produtor. “Às vezes você tem uma boa renda, mas não tem controle do que gasta nem retorno da atividade, mas depois do curso tudo muda”, relatou Barbosa. “Hoje cultivo hortaliças e a partir do controle das finanças, passei a ver o resultado do meu trabalho”, reafirmou o agricultor.

Em Presidente Médici, o lançamento do Negócio Certo Rural aconteceu no auditório da prefeitura com a presença de agricultores e representantes da administração municipal. Os instrutores do Senar e técnicos do Sebrae fizeram uma explanação sobre o curso e os benefícios que ele proporciona na qualidade de vida das famílias que vivem da atividade rural.

Nos dois municípios as aulas começam no fim de maio. Apicultores, agricultores e piscicultores demonstraram interesse em participar e confirmaram a inscrição ao término da reunião de lançamento do programa para suas regiões.

Para o gerente da unidade regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, é gratificante poder proporcionar esse aprendizado aos pequenos produtores rurais. “Estamos fazendo a nossa parte e ficamos feliz com essa receptividade, traduzida na disposição dos empreendedores em participar das capacitações”, assinalou o gerente.

Fonte: Gilciléa Marques/Sebrae-Santa Inês
Foto/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.