27 de maio de 2014

Vara do Trabalho de Santa Inês participa de Oficina de Revisão do Planejamento Estratégico


Servidores da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP), do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), de 06 de maio a 24 de julho deste ano, realizarão oficinas de revisão do planejamento estratégico nas varas trabalhistas da capital e do interior do Maranhão. O objetivo das oficinas é coletar informações e sugestões para construção do novo mapa estratégico 2015-2020, baseado no princípio de Planejamento Estratégico Participativo, utilizando o modelo de Balanced Scorecard (BSC), que é uma metodologia de medição e gestão de desempenho do planejamento estratégico.

“Pelo conceito de Planejamento Estratégico Participativo, é preciso conceder a oportunidade de que todos participem da revisão da estratégia da instituição. As visitas às varas do trabalho têm a finalidade de promover a integração que o 1º grau merece, especialmente as unidades do interior. Temos um e-mail criado especificamente para receber sugestões, aberto aos públicos externo e interno; ainda assim, decidimos registrar in loco as impressões que servidores e magistrados possuem sobre o órgão em que trabalham e o que entendem que pode ser feito para o desenvolvimento do TRT.”, esclareceu Ciro Ibiapina Cardoso, coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa.

As varas do Trabalho de Bacabal e Santa Inês foram as primeiras a participarem da oficina, respectivamente, nos dias 26/05, 27/05. Em Barreirinhas o evento será realizado nesta quarta-feira (28) das 14h às 18h. Ciro Ibiapina Cardoso e Marcos Antônio de Souza serão os facilitadores da oficina. As servidoras Aline Cristina Sales Lobato e Ângela de Carvalho Craveiro também integram a equipe de facilitadores que ministrarão oficinas nas varas trabalhistas.

Com o tema Gestão Estratégica – Oficinas de Revisão do Planejamento Estratégico nas Varas do Trabalho, as oficinas têm como objetivos específicos apresentar os macrodesafios do Poder Judiciário; alinhar a unidade aos macrodesafios do Poder Judiciário e aos desafios do Planejamento Estratégico em construção no Tribunal; analisar o ambiente interno; reconhecer a importância de cada unidade para o alcance das metas; identificar/apontar missão, visão e valores; sugerir temas, iniciativas e objetivos estratégicos para o TRT.

Conforme o cronograma, em junho, as oficinas serão ministradas nas 1ª, 2ª e 3ª Varas do Trabalho de São Luís (dia 10); 4ª, 5ª 6ª e 7ª VTs de São Luís (11); VT de Pinheiro (25) e nas 1ª e 2ª VTs de Imperatriz (30). Em julho, os facilitadores estarão na VT de Açailândia (dia 1º); VT de Chapadinha (07); VT de Caxias (09); VT de Timon (10); VT de Estreito (14); VT de Balsas (15); VT de São João dos Patos (16); VT de Pedreiras (22); VT de Presidente Dutra (23); VT de Barra do Corda (24). No total, participarão das oficinas, em todas as varas, 247 servidores. O cronograma está sujeito a alterações.

Oficinas – A participação e o envolvimento de todas as unidades que integram o Tribunal serão essenciais para definir o futuro almejado para o Regional. A oficina permitirá o nivelamento conceitual em gestão estratégica das unidades, permitindo-lhes participar ativamente da construção do novo mapa estratégico do TRT, bem como gerenciar as suas atividades a partir do Planejamento Estratégico da instituição.

Fonte: TRT 16
Editado por Notas do Daniel Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.