28 de janeiro de 2013

A culpa é da gestão anterior (?)








A reclamação é quase que generalizada. Prefeitos do Vale do Pindaré choramingam pelos cantos das secretarias municipais a inoperância de suas respectivas gestões por consequência de supostos rombos deixados por gestores anteriores. Santa Inês, Bom Jardim, Igarapé do Meio e Pindaré usam basicamente o mesmo discurso. Problemas com a Previdência Social e com convênios firmados com os governos estadual e federal encabeçam a lista de reclamações. Santa Inês, Bom Jardim e Igarapé do Meio contam ainda com a agravante de ter a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueada. 

Mas, as reclamações não são exclusivas da região. A prefeita de Coroatá, Teresa Murad (PMDB), decretou situação de Emergência em todo o município por 60 dias. Ela alega que achou uma situação de total abandono da cidade.

Dulcilene Belezinha (PRB), prefeita de Chapadinha, também decretou estado de emergência no município. A gestora definiu como “caos administrativo” os últimos dias de gestão da antecessora, Danúbia Carneiro. 

Em Sambaíba, o prefeito diz que encontrou o hospital fechado com ratos e morcegos dentro. Afirma ainda que a cidade estava suja, a prefeitura depredada e o mercado em condições insalubres. A prefeitura decretou Estado de Emergência.

Em São Mateus, Rosário e Araioses as justificativas são semelhantes. E os gestores também decretaram Estado de Emergência. (Veja mais aqui)

No município de Bom Jardim, a prefeita Lidiane Rocha alega completa paralisação da administração publica municipal na gestão anterior nas áreas de  Educação, Saúde,  Infraestrutura e Assistência Social, além de dividas que causaram o bloqueio do FPM. (Veja mais aqui)

A questão é que decretar Estado de Emergência pode ser uma manobra para os novos prefeitos realizarem compras sem licitação durante o período de 90 dias, além, claro, de, se quiser, suspender o pagamento de contratos firmados pela gestão anterior.

15 comentários:

  1. Agora eu entendir porque os prefeito estão decretado emergência. é para fechar negocios por baixo do pano sem ser incomodado. Será que Ribamar vai decretar também? husashuashuahsas

    ResponderExcluir
  2. Em Bom Jardim todos nós sabemos que o prefeito Roque afundou a prefeitura. Isso não é novidade nenhuma e a nossa prefeita linda tomou a decisão certa. Não sei sobre as outras cidades mas na minha a situação é essa mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Materia caro colega Daniel Aguiar, tambem penso da mesma forma, principalmente no final da materia, aqui em Bom Jardim o caso não é diferente. espero que eu esteja enganado. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  4. isso é uma manobra deliberadamente nojenta, aqui em Igarapé do Meio, o ex Prefeito Zé Filho pelo contrário ordenou e tentou deixar o mais arrumado possível, agora decretar estado de emergência por causa de um posto de saúde do povoado são vicente é uma atitude um tanto quanto arriscada. Conta outra Lambança.

    ResponderExcluir
  5. Em nossa cidade, Santa Inês, acredito que de todas as prefeituras a que está mais enxuta,se existir alguma falácia do atual prefeito em relação a finanças, que encontrou a prefeitura com rombo, pode ter ceteza que é uma coisa que é doutor enganar e mentir,o orçamento foi aprovado foi feito a trasição de governo e a pessoa que ele indicou para verificar a situação da prefeitura e suas secretairas foram feita antes da posse dando seu aval como OK, tudo certa, porque depois que assume vem com a e(h)storia que não tem dinheiro, de onde está tirando dinheiro para pagar seus familiares, amigos e agregados colocado na prefeitura, são voluntários? E o carnaval mais de um milhão de reais será que é do bolso dele. Pode ter certeza que não é!Agora o fato lamentável assistindo com penetra a reunião do secretário de saúde com os agente de saúde, percebi o tanto que a grande maioria dos presente são medíocre pessoas que escuta mais não ouve. Diante de uma carta proposta dada pelo atual prefeito antes da eleição que por sua vez o secretário não tinha conhecimento, negou o acordo não vai cumprir nada e mesmo assim uma grande quantidade d idiotas os aplaudiram como se tivesse dizem sim. Se venderam por uma cesta basica com 1kg da arroz, de feijão, sal,açucar e macarrão. Tenham dô desses bando de sem noção Deus. É repugnante.

    ResponderExcluir
  6. ainda tem babão dizendo que a prefeita lidiane fez a coisa certa...ô meu Deus. que mundo de babão é esse? naum veêm que é so manobra dela. o roque pagou os funcionarios em dezembro inclusive decimo quarto para professores. que negocio é esse que tão dizendo que tem debito com funcionarios?

    ResponderExcluir
  7. Santa Inês tá ferrada mesmo. O prefeito diz que não tem dinheiro mas contrata a torto e a direito. O fundo de participação foi bloqueado mas vai ter carnaval e dos grandes. Se duvidar depois que terminar o carnaval ele decreta estado de emergência aqui e aproveita os contratos sem licitação para beneficiar empresas apoiadoras do carnaval. É bom ficar de olho nesse prefeito. A coisa vai ficar feia.

    ResponderExcluir
  8. Daniel Aguiar você poderia olhar no site do BB repasse e confirmar que bom jardim não tem nenhum repasse bloqueado e que a prefeitura esta com todas as informações necessárias para sua rotina de trabalho, na verdade eles estado usando desses artifícios para contratar e dispensar sem licitações e quem manda é o primeiro damo

    ResponderExcluir
  9. O penetra na nossa reuniao realmente era um penetra que nao entende nada dos ACS.
    O secretario se comprometeu a atender todas as demandas da carta proposta assinado pelo prefeito Ribamar Alves.
    Nos estavamos recebendo salario minimo. E agora vamos passar a receber o que e recomendado pelo ministerio da saude, foi indicado um representante nosso para atuar junto a secretaria.
    Acho que vc alem de penetra deve ser uma das viuvas da antiga secretaria. Que so ficava roubando sem trabalhar.
    Vai arrumar um emprego vagabundo

    ResponderExcluir
  10. O prefeito de Santa Ines, mesmo diante do quadro caotico e do roubo descarado que houve em santa ine, onde ate a cadeira do prefeito foi roubada pela antiga administracao, nao decretou estado de emergencia provando sua seriedade e honestidade!

    ResponderExcluir
  11. So um idiota acredita nessa tal transicao! O ex-prefeito de santa ines nao passou nenhuma informacao. Muito pelo contrario. Queimou arquivos e roubou o servidor do computador da prefeitura. Coisa de mafia, de bandido. Ate pneu bomba injetora e ar condicionados foram roubados. Bringel e seus 1000 ladroes!

    ResponderExcluir
  12. Todos os prefeitos derrotados sucatearam e roubaram as prefeituras. Agora os prefeitos que sao comprometidos com a honestidade nao decretam situacao de emergencia. Valeu Ribamar Alves! Santa Ines em boas maos

    ResponderExcluir
  13. www.jornalacorda.com
    Em Igarapé do Meio é claro os problemas deixados pelo ex-prefeito. São escolas, ruas, postos médicos, casas populares e sem falar o salário dos servidores em atraso.
    O povo aguarda uma ação justa do ministério público com relação aos inúmeros problemas deixados pela gestão anterior.

    ResponderExcluir
  14. olha essa postagem ai Bloco da Educação agora eu perguntou quem vai sair nesse Bloco?Os funcionários nomeados pelo prefeito?Porque professores que se prezem não vão participar de uma coisa absurda como esta se estão reivindicando seus direitos.Ou vão sair pelas ruas de Pindaré rindo atoa como se nada tivesse acontecido?Queremos é trabalhar e receber os atrasados e não sair pelas ruas como se tivesse tudo bem http://pindare-noticias.blogspot.com.br/2013/01/carnaval-2013-e-com-o-bloco-da-educacao.html

    ResponderExcluir
  15. Realmente toquei na ferida de alguns sem noção agente de saude, só imbecil e cego como eu falei escuta mais não ouve. Esse(a) puxa saco trasição foi feita sim ele deu ok, pra teu governo que jogou documento fora e queimou arquivo foi o atual, documentos de pessoas com mais de 20 anos de trabalho na prefeitura desapeceu as cadeira computadores o atual prefeito jogou tudo na calçada pra poder comprar tudo novo pra poder satisfazer seu luxo, quero dizer a essa idiota que eu votei nele e me arrependo amargamente, ele está me mostrando que não tem competência e nem capacidade pra administrar nada assim como não cosseguio administrar seu hospital que hoje serve de comiter, outra eu nunca precisei de tar puxando saco de prefeito por mísero salarinho, eu sou profissional liberal o prefeito que depende de mim, eu não falo por falar folo porque eu sei o que estou dizendo, e não me deixo me enrolar. Agora quanto a você e outros tem que puxar se não vai pra rua, você tem fazer isso mesmo, um conselho vai estudar.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.