8 de fevereiro de 2018

Monção - Produtores rurais participam de cursos de capacitação


A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou no município mais uma leva de capacitações com o objetivo de fomentar a agricultura no município e também no Estado, levando qualificação aos produtores.

“Achei o curso ótimo, aprendemos sobre higienização e manuseio dos alimentos, além de técnicas para o melhor aproveitamento das frutas”, disse Gleiciane Costa, aluna do curso de doces. “Hoje eu já sei como aproveitar cada pedaço das frutas para fazer doces e bolos para a família e para vender também, acaba se tornando uma forma de aumentar a renda”, acrescentou.

Foram entregues na última terça-feira (6) cerca de 96 certificados aos produtores que participaram dos três dias de capacitação realizados no município. Os cursos oferecidos abordaram capacitações nas áreas de: produção de compotas, treinamento em olericultura básica (produção de hortifruti), viveirista, produção de pães, doces e salgados, além de ovinocultura e alimentação alternativa.

“Eu já sou criador, mas nunca tinha tido um curso na área e fiquei muito satisfeito, pois foram três dias de curso que agregaram muito conhecimento às atividades que já desenvolvemos no dia a dia, além de novas técnicas para fortalecer nossa atividade”, disse Rômulo Nunes Mendonça, participante do curso de ovinocultura.

Na ocasião, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), George Aragão, também participou da entrega dos certificados, por se tratar de um dos municípios contemplados pelo acordo de cooperação técnica firmado entre Sagrima e Incra, que garante assistência técnica aos assentados.

“Aceitei o convite do secretário Márcio Honaiser para esta entrega, para já começarmos a selecionar os assentamentos em que serão realizadas as assistências técnicas do nosso acordo de cooperação, para então o Incra realizar a liberação dos créditos fundiários Fomento e Fomento Mulher”, afirmou Aragão.

O município já recebe incentivos nas cadeias produtivas trabalhadas pela Sagrima, por meio do Programa Mais Produção, fomentando as cadeias do Arroz, Hortifruti e Aquicultura, fortalecendo a produção regional.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, destacou que “o Sistema Faema/Senar está extremamente fortalecido durante o Governo Flávio Dino, pois a Sagrima realmente prioriza as capacitações e assistência técnica aos produtores, fomentando o desenvolvimento da agricultura no Estado, principalmente dos pequenos e médios produtores rurais”.

Além do aperfeiçoamento de suas atividades, os cursos propiciam ainda uma nova fonte de renda aos produtores, como ressaltou o secretário Márcio Honaiser: “Estamos em mais uma ação da parceria Sagrima e Senar, levando capacitação aos produtores rurais. Entregamos 96 certificados aqui em Monção, ou seja, 96 pessoas que se qualificaram e adquiriram conhecimento para melhorar e ampliar seus negócios e profissionalizarem sua mão de obra cada vez mais, além de estimular a geração de renda no município. Essa parceria tem dado muito certo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.