5 de fevereiro de 2018

Monção unida contra o Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Monção, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica intensificou os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chicungunya, Zica e Febre Amarela, além de intensificar as campanhas de conscientização da população.

Na próxima sexta-feira (9), uma grande caminhada marcará o Dia D Municipal Contra o Aedes Aegypti. De acordo com informações da Secretaria de Saúde daquele município, a concentração será em frente à Unidade Mista de Saúde Antonio Haddad, na Praça Presidente Kennedy.

A Secretaria de Saúde alerta que cuidados devem ser redobrados nesse período de chuvas para evitar proliferação do mosquito e surgimento de casos.

O mosquito leva de sete a dez dias para se desenvolver de ovo a adulto e, segundo a Fiocruz, a forma mais eficiente de evitar surtos das doenças transmitidas por ele é eliminar o ciclo de vida do inseto.

De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do IOC/Fiocruz, Denise Valle, a elevação da temperatura é outro fator que favorece a proliferação do Aedes aegypti nesta época do ano.

“Não só a chuva, mas também a temperatura, que começa a aumentar. O Aedes aegypti é sensível a essas duas coisas. Quando tem chuva aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura aumenta, aumenta a velocidade do desenvolvimento dele”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.