5 de fevereiro de 2018

Pindaré discute políticas públicas afirmativas de igualdade racial

Idealizado pelo Departamento Municipal de Igualdade Racial de Pindaré em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, o 'Diálogo de Igualdade Racial e Cultura Negra' reuniu cantadores, músicos, presidentes de associações e do movimento negro no auditório da Unidade Regional de Saúde, em Pindaré, nesse fim de semana.

O objetivo do encontro foi debater o papel do negro para a cultura, de modo geral, além de apresentar e discutir políticas públicas afirmativas de igualdade racial e falar sobre a cultura popular negra. O assessor de Planejamento da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), Mauro Andrade, foi um dos convidados a discorrer sobre os temas relacionados à igualdade, respeito e valorização do negro.

Também estiveram presentes o professor David Moraes, o músico Marquinhos França - ambos de Santa Inês - e o professor de teatro Francisco Cavalcante, de Alto Alegre do Pindaré.

"O encontro serviu para apresentarmos nossas ações futuras à frente do Departamento de Igualdade Racial de Pindaré e, principalmente, para ouvir o povo que faz cultura popular - que, na sua maioria, são negros e sofrem com a informalidade de suas entidades, o que os impossibilitam de acessarem políticas públicas. Aproveitamos, ainda, para apresentar a política de autodefinição do governo do estado que tem uma consolidada parceria conosco. Teremos outros encontros onde vamos mostrar a comunidade nossas campanhas de autodefinição e de combate ao Racismo, a injúria, a intolerância e de salvaguarda dos mestres da cultura popular pindareense", enfatizou o chefe do Departamento Municipal de Igualdade Racial de Pindaré, Valmir Trindade,


O próximo encontro ainda não tem data definida mas, ainda segundo Valmir Trindade, será realizado na Associação Rei da União (forró dos velhos).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.