28 de fevereiro de 2018

Projeto difunde a iniciação em robótica para o interior do Maranhão

Aprender brincando. A expressão é uma velha conhecida e se aplica perfeitamente ao novo projeto do Governo do Estado, que por meio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), criou os Clubinhos de Robótica.

Com uma proposta inovadora de levar iniciação em robótica para alunos do ensino fundamental dos municípios maranhenses, os Clubinhos de Robótica promoverão ações voltadas para crianças do sexto ao nono ano, incentivando os jovens maranhenses e os preparando como potenciais alunos das unidades do IEMA espalhadas pelo Maranhão.

“Especificamente, os Clubinhos de Robótica têm o objetivo de levar e expandir conhecimentos em robótica a alunos interessados e que possuam aptidão, já que a Robótica é uma área que, quando implantada, auxilia os alunos também nas disciplinas regulares dentro das salas de aula”, explica a superintendente de Educação Científica do IEMA, Anna Paula Araújo.

O Clubinho da Robótica faz parte de um conjunto de ações a serem desenvolvidas pela Rede IEMA de Educação Tecnológica e Científica (RECITE) de ampliação ao acesso à ciência e tecnologia também pelos alunos da rede de Ensino Fundamental e contemplará, nesta fase, as cidades de Rosário, Axixá, Caxias, Tasso Fragoso, Loreto, Gonçalves Dias, Codó, Cantanhede, São Mateus, São Bento, Santa Luzia do Paruá, São Luís, Santa Rita e Coroatá.

“Os municípios foram escolhidos estrategicamente para compor a Rede por fatores como a melhoria nos índices da educação fundamental. Essa estratégia nesses municípios impactará, também, na melhoria do nível dos alunos que são recebidos pelos IEMAS. Então, esses municípios foram convidados a compor a RECITE porque já possuem, poderão possuir ou estão nos arredores das unidades do IEMA”, afirma Anna Paula.

“Os municípios receberam um kit de robótica iniciante para dar início às atividades. Esse Clubinho deve estar sob a coordenação de um professor escolhido pelo município que participará, em março, de um treinamento dado pelo coordenador de Práticas Experimentais em Robótica do IEMA”, finaliza a superintendente.

Parceria
Foram investidos R$ 4.830,00 pelo Governo do Estado na aquisição dos 21 kits de robóticas para implantar o projeto, em parceria com o Robótica na Estrada, que leva conhecimento para crianças do ensino fundamental em vários municípios do Maranhão, com o objetivo de divulgar a robótica para fins educativos.

São dois tipos de projetos iniciais. Um deles possibilita aos alunos realizarem 17 experiências no período de um ano, usando o modelo Lego de peças de encaixar, em que os alunos trabalham com programação de bloco, uma linguagem bem visual e lúdica. No outro, os alunos trabalharão no projeto de um robô para competição, em que poderão construí-lo desde o início.

Como contrapartida, os municípios tiveram que escolher um local para a realização das aulas e apontar um professor/coordenador para liderar cada Clubinho. Os docentes participantes do projeto receberão formações pelo IEMA já nos dias 25 e 26 de abril, com aulas ministradas pela Instituição Educacional – Eniac, de São Paulo.

“Além da capacitação em robótica para os professores, o IEMA já desenvolveu um calendário de atividades e encontros para o Clubinho, inclusive incentivando que eles participem de competições em robótica”, conta Anna Paula.

A coordenadora ainda destaca que a sustentabilidade da ação “depende também do apoio e incentivo do poder público local. O kit é apenas um pontapé inicial”.

Feira de Robótica
Os Clubinhos de Robótica devem trabalhar durante todo este ano, até que no final do ano estejam aptos a participar de uma feira de robótica em São Luís, onde todos os municípios que fazem parte da rede apresentarão os trabalhos desenvolvidos durante o ano.

No histórico de competições realizadas no estado, está a de 2016, em Pindaré-Mirim, com 20 equipes; a de 2017, em Bacabeira, com 60 equipes; e a de 2017, realizada em São Luís, com a participação de 150 equipes na etapa nacional da Feira de Robótica.

A estimativa do IEMA, com a criação da rede, é que 200 equipes do Maranhão participem deste torneio, em agosto deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.