12 de janeiro de 2012

Escolas estaduais serão fechadas no MA. Quantas? Onde?


Desde o início da semana fala-se muito no interior do Maranhão, principalmente nas Regiões do Vale do Pindaré e na Baixada Maranhense, sobre o fechamento de escolas estaduais.

Em Pinheiro seriam duas escolas que estariam sendo desativadas: Odorico Mendes e Elizabeto Carvalho. 

Em Santa Inês, as informações dão conta de que pelo menos 3 devem fechar as portas este ano: Seriam Josué Diniz, Inês Galvão e Marcony Farias.

Estudantes e pais de alunos se reuniram na frente do centro de ensino Marcony Farias, na vila Marcony, nesta semana, para manifestar a desaprovação da comunidade estudantil com relação à essa decisão do governo.

Uma TV local chegou a noticiar o desativamento das escolas em Santa Inês, mas a gestora da Unidade Regional estava viajando e, por isso, não houve confirmação oficial.

A Secretaria Estadual de Educação demorou pronunciar-se oficialmente sobre o assunto e, ainda assim, limitou-se a dar informações generalizadas, amplificando as especulações.

Sabe-se que escolas serão fechadas. O que não se tem certeza ainda é de quais municípios e quantas serão.

A Seduc divulgou, nesta quarta-feira (11), nota sobre a reorganização de espaços ociosos nas escolas públicas de todo o estado. Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no intuito de otimizar os espaços ociosos nos prédios escolares em todo o Maranhão, garantindo assim a oferta de um ensino de qualidade, está realizando uma reorganização de toda a rede pública estadual de ensino.

A medida visa aumentar a oferta de vagas de acordo com a capacidade dos colégios, melhorando os ambientes escolares e dotando-os de equipamentos e materiais pedagógicos necessários ao avanço da aprendizagem dos alunos.

Sendo assim, a Seduc está realizando esta reorganização com base em um planejamento logístico para que nenhum aluno fique sem estudar. As escolas da rede estadual que permanecerão em funcionamento no ano letivo de 2012 serão suficientes para o atendimento de toda a demanda da rede estadual, sem prejuízos de vagas, garantindo a oferta da educação pública com qualidade em nosso Estado".

4 comentários:

  1. É impossível imaginar que com o fechamento de três escolas em Santa Inês, teremos uma melhor qualidade no ensino. Para melhorar a qualidade no ensino,o Governo deveria cogitar a hipótese de construir mais escolas e reformar as que temos, sendo que,nós sabemos que em Santa Inês temos poucas escolas para tantos jovens que precisam sair desse mundo de ignorância.Chamo a atenção para uma das escolas que é o Centro de Ensino Marcony Farias,essa é a única escola com ensino médio que fica na Vila Marcone e recebe alunos de quatro comunidades e só funcionava durante a noite por decisão do Governo. E agora fecham nos obrigando a estudar em uma outra escola que fica distante desses bairros e irmos até ela todos os dias nos oferece muito perigo,pois não temos transporte durante a noite,o que obrigaria os alunos se deslocarem à pé as 19:00 para voltarem as 22:30, correndo os riscos que a noite traz consigo. Vamos dizer que esse não é um simples comentário,mas sim um apelo. Peço encarecidamente que a imprensa dê mais ênfase a esse fato e nos ajude a combater esse e outros desrespeitos que o Governo simplesmente nos impõe.

    ResponderExcluir
  2. Desse Governo não se podia esperar outra coisa.

    ResponderExcluir
  3. A Revolução da Educação de Roseana é realmente a gota d'agua pra educação maranhense consumar a sua precarização, a sua ruína. Mas ela é golpista!... Ela fecha escolas da noite, os professores ficam ociosos, terão que trabalhar durante o dia, ela substitui os contratados por estes professores, não faz concurso e que se lixem todos àqueles que precisam estudar à noite. Ô MULHER BANDIDA!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.