17 de janeiro de 2012

Arame comemora 24 anos de emancipação política nesta terça, 17



Por Ângela Barros - Blog de João Rodrigues

Reza a história que a pequena cidade de Arame foi fundada pelo desbravador Francisco Guarim morador, da cidade vizinha Santa Luzia. Conta ainda que, quando o então desbravador chegou à região, já havia a cerca de arame farpado que deu origem ao nome a cidade e tinha sido feita pelo fazendeiro do município vizinho, Grajaú-MA, o senhor Mundico Jorge.

O município de Arame como citado acima nasceu aos pés dessa cerca de arame farpado onde todos os boiadeiros da região se encontravam para seguir viagem. Hoje a principal atividade econômica da cidade é a agricultura, a pecuária e o comércio.


O município de Arame, na região central do Estado, completa nesta terça-feira(17), 24 anos de emancipação política, com uma vasta programação organizada pela prefeitura.

O principal evento artistico será o show com a dupla Milionário e José Rico.

 Arame tem aproximadamente 32 mil habitantes (IBGE 2010) e tem limite territorial com a Reserva Araribóia.

A comemoração será iniciada logo cedo com o pronunciamento de autoridades da cidade e do Deputado Estadual Rigo Teles e Deputado Federal Pedro Fernandes, corte do bolo, casamento comunitário, distribuição de terrenos para famílias carentes, partida de futebol com a final do Torneio “Taça Cidade”.

A festa já é realizada a oito anos e é organizada pela administração do prefeito Dr. João Meneses que salienta a importância da comemoração desta data “ Sempre comemora-se o aniversário de pessoas físicas, casamentos, então quando tomei posse da administração publica do município quis comemorar o aniversário da cidade que também é importante e resolvi criar e realizar a festa”.

Para Raimundo Cantor morador do povoado Viadinho localizado no município ressalta a importância do evento “A celebração da festa é importante tanto para a movimentação da cidade de modo geral, quanto nos dá a oportunidade de encontros no palco com ritmos musicais variados e de renome nacional”.

A comemoração contará ainda com os shows da dupla Milionário e José Rico, ícones da música sertaneja no Brasil e forró Sacode que começará a partir das 19hs na Praça do Poço. Arame está localizado as bordas da Reserva Aráriboia e é rodeada por suas belas montanhas verdeadas.

Com todas as complicações do mundo moderno Arame ainda preserva em suas raízes o desenvolvimento e hospitalidade de um povo humilde e simples do interior do estado.
A todo povo Aramense fica as felicitações de aniversário, desejo de crescimento e desenvolvimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.