16 de janeiro de 2012

Sete internos do sistema penitenciário poderão cursar ensino superior


Rádio Educadora AM 

Sete internos do sistema penitenciário do Maranhão conseguiram pontuação necessária no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como excedentes para ingressarem em uma faculdade pública. A informação é da coordenação geral de Educação do sistema prisional do Maranhão, da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap).

São três homens da Penitenciária de Pedrinhas e quatro mulheres, com média de idade entre 20 e 30 anos. Conforme o coordenador geral de Educação do sistema prisional, João Lelis Matos, todos estão em regime semi aberto. “Caso consigam ingressar, poderão estudar e trabalhar durante o dia e voltar à noite para a penitenciária”, explicou.

Entre os cursos superiores mais desejados pelos internos estão administração, serviço social e enfermagem. Das quatro excedentes, duas querem ser enfermeiras. Elaine Cristina Gonçalves Lima, de 27 anos, disse que ficou bastante aliviada ao receber a informação de que é uma das excedentes. “Eu estava ansiosa pelo resultado. Nós nem tivemos muito tempo para estudar e conseguimos ser excedentes”. Ela já trabalhou como auxiliar de enfermagem. “Acho que tenho vocação para ser enfermeira”.

Para Claudemary Costa Cordeiro, de 28 anos, que pretende, também, fazer Enfermagem, a faculdade é um passo importante na vida. Mãe de quatro crianças, ela se preocupa com a imagem que vai passar dela para os filhos. “Eu mudei muito. Hoje eu sou mais madura. Meus filhos estão olhando o meu esforço”.

Preparação

Para se prepararem, os internos tiveram aulas ministradas por professores da própria unidade. Para o coordenador João Lelis, apesar do pouco tempo para se preparar, o resultado foi satisfatório. “Ministramos aulas de química, matemática, geografia, português e outras matérias; queremos aprimorar esse serviço educativo”.

Fonte: Sejap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.