29 de janeiro de 2012

Prefeito de Bom Jardim é reeleito presidente do Conlagos




O prefeito do município de Bom Jardim, o médico Antônio Roque Portela de Araújo, foi reeleito com cem por cento dos votos dos prefeitos presentes na eleição para presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses – Conlagos, no certame realizado na tarde de quinta-feira, 26, no auditório do hotel American Flat, na Ponta d'Areira – São Luís.

Por aclamação, Roque Portela foi reconduzido à presidência do Conlagos, para mais um pleito – de um ano – pelos prefeitos de Olinda Nova, Arari, Olho d'Água das Cunhãs, Governador Newton Belo, São João Batista e Guimarães e, para a Vice-Presidência do Consórcio, foi eleito Nilton da Silva Lima Filho, prefeito de Anajatuba. Durante o processo eleitoral apenas uma chapa saiu candidata. A Direção-Executiva, do Consórcio Público, na pessoa de Ronald Damasceno, também foi reconduzida ao cargo.

Em discurso, o presidente do Conlagos destacou a importância do Consórcio Público, nas ações de políticas públicas e assessorias técnicas, nas áreas de educação, saúde, habitação, assistência social, cultura, etc., para os municípios maranhenses que compreendem as regiões dos Lagos da Baixada, Pindaré, Mearim e Itapecuru. Destacou ainda, alguns projetos técnicos realizados pelos assessores do Conlagos que foram destaque, nos anos de 2010 e 2011, como o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PHLIS), que tem como objetivo, ser um plano facilitador na aquisição de recursos para novas construções, requalificação de domicílios já existentes, porém precários e manutenção de áreas de lazer.



Outros destaques mencionados por Roque Portela, foram as ações estão nas políticas de saúde e educação, com a realização de seminários, intercâmbios interestaduais e intermunicipais, junto aos gestores municipais, com mecanismos de capacitação e orientação nas suas respectivas pastas, e assim, promovendo uma gestão inclusiva e de resultados para cada município.

Sobre o Conlagos – O Conlagos é um novo modelo de consórcio, nasceu em julho de 2005, fruto da articulação da ONG Juventude Sem Fronteiras e das prefeituras da Região dos Lagos Maranhenses, lideradas pelo então prefeito de Vitória do Mearim, José Mário Pinto Costa. O Conlagos tem como objetivo atuar como instrumento de articulação e implantação das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos municípios a ele consorciados, que abrangem a Região dos Lagos Maranhenses.

Atualmente o Consórcio engloba os municípios maranhenses, divididos entre os biomas da Baixada e Lagos Maranhenses, regiões ricas em recursos naturais, potencial cultural e turístico, mas que possuem pouco investimento por parte do poder público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.