23 de janeiro de 2012

Acusado de assassinato responde por 2 delegacias no MA





Homem que aguarda ser julgado por assassinato continua respondendo como delegado no interior do Maranhão

O nome dele é Gilfranck da Silva Vale, que está aguardando julgamento em liberdade, por homicídio. Não é funcionário do Estado e responde pelas delegacias de polícia das cidades de Joselândia e São José dos Basílios, ambas subordinadas à Regional de Presidente Dutra. Um verdadeiro acinte para a sociedade.

Esse problema foi denunciado no ano passado pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão, Amon Jessen. Recentemente, o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, ao tomar conhecimento do episódio pela imprensa, disse que havia determinado o afastamento do assassino-delegado.

Ontem, o universitário Marcos Robério, membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e que está desenvolvendo trabalho em São José dos Basílios, afirmou que Gil Franck continua mais forte do que nunca e que, além dele, outras pessoas alheias aos quadros do Estado, atuam como policiais civis no município.

Ele afirmou que recentemente passou por constrangimento na cidade, pelos falsos policiais e disse que a equipe vem cometendo sistematicamente uma série de desatinos, executando até encarceramento de menores. Enquanto isso, o secretário Aluísio Mendes não toma uma medida para acabar com esse desrespeito na pasta que dirige. A governadora Roseana Sarney tem que agir rapidamente para dar uma resposta ao povo do Maranhão.

Caso contrário, dentro de pouco tempo, traficantes, assaltantes e outros criminosos especializados nas mais diversificadas áreas do crime poderão ser indicados para o comando de outras delegacias no interior do Estado. Isso é um tapa no rosto da sociedade maranhense!

Fonte: djalmarodrigues


Comentário de Amon Jessen,
Presidente do SINPOL-MA publicado no site www.sinpol-ma.com.br no dia 22/01/2012
"A questão ilegal de um homem pronunciado a Júri por Homicídio e que responde pelo expediente de duas delegacias pertencentes a Regional de Presidente Dutra - São José dos Basílios e Joselandia, não representa nenhuma novidade no Maranhão, é uma pratica useira e vezeira na Segurança Pública carente de credibilidade interna e externamente.

Ainda assim, nos últimos dias essa situação veio a tona, saindo nas redes sociais e em vários programas de rádio AM, mesmo criando uma grande estranheza na população a semente da dúvida, a resposta do Secretário de Segurança na rádio São Luís ao jornalista Henrique Pereira foi hilária: “vou apurar a veracidade das denuncias e já mandei afastá-lo do cargo”, uma imensa contradição, apurar e afastar, quem nomeou? Qual a fonte do seu salário? Isso tudo é apenas um raio X da nossa polícia civil agonizante!.

Não desejo mais falar sobre esse infortúnio, não adianta, é como querer enxugar gelo com papel higiênico, nada mudará. E aqui fica uma sugestão importante, que seja nomeado o cidadão Gilfranck Vale para Delegado Regional de Presidente Dutra.

Em anexo, baixe o áudio da entrevista recente do ultimo dia 20, que além desse episodio comentado, fala-se da Segurança Pública verdadeira que temos."

Comentário do blog Delegado de Polícia:
"Um dos primeiro textos escritos aqui no blog tratava acerca justamente da banalização das funções do Delegado de Polícia. Leia aqui.

Não posso compreender (em verdade talvez até possa) como uma situação tão ridícula como está possa prosperar.

O colega e Delegado de Polícia Dr. Lúcio Rogério bem disse quando me asseverou que qualquer unidade de polícia que não conte com Delegado, investigadores e escrivães não deveria ao menos ser chamada de DELEGACIA, no máximo “agência, escrivania ou DPM (neste caso até existem muitas, onde militares fazem as vezes de polícia judiciária, deve ser frisado que não por culpa destes obviamente).

Como fica o atendimento à população local? Qual a qualidade das investigações realizadas por aquela unidade? Será que o “responsável” pela unidade de polícia dessas duas cidades realiza interrogatórios, pratica outros atos de polícia judiciária?

Fato é que enquanto nos incomodamos com algumas situações em que policiais militares investigam (P2, velado etc) esquecemos de corrigir inúmeras falhas internas, tais como se permitir que Delegacias sejam chefiadas por pessoas que não sejam Delegados de Polícia verdadeiramente, placebos que a magistratura e o MP jamais permitiriam."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.