13 de março de 2013

Parabéns, cidade Santa do Vale do Pindaré! - Por Larissa Tupinambá Castro


"O amor de quem gera é grande e infinito, mas de quem adota também. Sinto-me adotada...sou cidadã daqui...filha e por isso clamo: sejamos o melhor para esse chão, busquemos o melhor dos homens e mulheres de bem." 
- Larissa Tupinambá


A juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Santa Inês, Larissa Tupinambá Castro, publicou uma bela homenagem aos 46 anos de emancipação política de Santa Inês, no limiar deste 14 de março de 2013. O texto foi publicado no perfil pessoal da juíza, no Facebook.  

Por Larissa Tupinambá Castro
Juíza da 2ª Vara da Comarca de Santa Inês
Hoje, 14 de março de 2013, minha querida Santa Inês completa 46 anos de emancipação política e eu não poderia deixar de lhe render homenagens.

Há mais de nove anos ingressei na magistratura, atravessei o mar de minha querida São Luís e aportei rumo a Pinheiro, mas em pouso rápido, logo encerrado por minha ida a Amarante do Maranhão. Até então, Santa Inês era parte da minha jornada em busca da Tocantina. Parar, esticar as pernas, abastecer e seguir.

Um pedaço de chão que, ainda não me tinha, somente ajudava-me a ir mais longe. Porém, já chamava minha atenção: “E nesse cenário, que enfeita a vida, parava e olhava Santa Inês. Comovida a contemplar. E no verde altar desta terra amada minh’alma nem sabia que apaixonada viria a se ajoelhar”.

Mas ainda não era daqui...

Voltei a atravessar as águas e lá em Guimarães fui parar um tempo bem menor, intervalo que jamais pensei viver. Porém, acrescentou muito a minha mania de querer aprender. Não pensem que apenas na magistratura. Não imaginem que apenas no entender jurídico. Saibam que, sobretudo no desvendar humano, na difícil e dolorosa indagação: o porquê dos homens se fazerem tanto mau.

Agora tinha duas lições, de dois tipos de viver: o povo das barrancas do Tocantins e o baixadeiro, idênticos, tal qual nós daqui, no desejo de serem fortes e buscarem um melhor norte.

Por lá aprendi. Muito! Entretanto, aula maior viria. Do derredor de tribos indígenas -Amarante- a um fórum com vista para o mar- Guimarães- minha vida andou.

Neste intervalo, Deus me ofertou o maior de todos os presentes: minha Ana Clara, mistura de hebraico e latim,“ a cheia de graça, brilhante e ilustre, com boa dose do sol de Santa Inês, portanto energia pura, podem acreditar.

Dias e noites se passaram e veio a batalha por Santa Inês, que disputei com um nobre magistrado e quis nosso Pai celestial, minha produtividade e o pleno do Tribunal de Justiça que eu nessas terras estivesse e estou.

Saí do vir para cá...cheguei ao estar aqui...

Dia 12 de novembro de 2008 comecei a judicar onde estou até hoje: 2ªvara da comarca de Santa Inês.

Dizem que o grande dilema do juiz é “estar sem fazer parte”. Difícil, pois o que passa sobre nossas mãos são expectativas, pois eu também as tinha.

Não cheguei para flertar com essa terra, vim para morar, trabalhar e edificar.
E agora, eu quero ficar! Sinto-me ludovicense e santa-inesense.

O amor de quem gera é grande e infinito, mas de quem adota também.

Sinto-me adotada...sou cidadã daqui...filha e por isso clamo: sejamos o melhor para esse chão, busquemos o melhor dos homens e mulheres de bem. 

Eu creio ser possível, porque tenho fé na vida, fé nos homens, mas, sobretudo, porque tenho fé em Deus e Ele nunca desampara os puros de coração.

Rogo a todos que ingressem na difícil batalha para acabar com a banalização do horror que ainda nos ronda. Digo todos, pois é preciso lembrar que o Poder Judiciário não existe para si e sim para a sociedade e, como o povo desta amada cidade, alimento os melhores sonhos de justiça, sofro com as grandes dores das feridas e litígios humanos e cultivo a certeza de que não podemos desistir.

Parabéns, terra Santa do Vale do Pindaré; aguerrida e terna, combativa e suave, atrevida e doce, esperançosa e feliz. Um futuro promissor te aguarda!!!!

2 comentários:

  1. Senssacional ela é perfeita e adorada por todos cidadãos da cidade!!

    ResponderExcluir
  2. Que todos os santenesensse tenham o orgulho de ter vc no judiciario de Santa Inês, e as demais juisa.Por mim, vc será nossa dra. Larissa.Por muito tempo.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.