PUBLICAÇÕES RECENTES

Filho de Flávio Dino morre em Brasília

14 de fevereiro de 2012




Do Blog do Décio
Um dos filhos do presidente da Embratur, Flávio Dino, morreu de parada cardíaca nesta terça-feira em Brasília.

Marcelo Dino, de 13 anos, sofreu uma crise de asma na tarde de ontem na escola e teve de ser internado às pressas num hospital.

Flávio Dino abraçado com o filho Marcelo, de 13 anos, durante votação em 2010

Não resistiu e veio a falecer hoje . Não há ainda informações mais detalhadas de como tudo aconteceu.

Marcelo chegou a acompanhar o pai em alguns eventos políticos durante as campanhas de 2008 e 2010. Na foto, ele aparece ao lado de Flávio Dino no colégio onde o comunista vota, no Olho D’Água.

Nesse momento de dor, o blog se solidariza com o presidente da Embratur e sua família.

A doença

A asma (também conhecida como “bronquite”, “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”) é uma doença crônica que atinge as vias respiratórias tornando-as hipersensíveis e hiperirritáveis. É muito freqüente (ocorre em cerca de 10% da população brasileira) e pode afetar tanto crianças, quanto adultos, mas é mais freqüente nas crianças.

A palavra asma vem do grego “asthma”, que significa “sufocante”, “arquejante”. Esse termo é utilizado desde os primeiros escritos da medicina.

Mais do que uma simples doença, a asma é uma reação das vias aéreas à lesão causada por diversos agentes. A mucosa respiratória, uma vez agredida por um agente (poluição, cigarro etc.) envia um sinal para a medula óssea para que esta produza células especiais de defesa.

A medula interpreta este sinal como se o aparelho respiratório estivesse sendo invadido por parasitas e manda células especiais que provocarão um processo inflamatório nas vias aéreas (brônquios). Esse processo inflamatório é o responsável pelos sintomas de asma (tosse, falta de ar, cansaço, sensação de “aperto” e “chiados” no peito).

Ele ocasiona edema (inchaço) da parede interna dos brônquios e diminuição da luz (orifício) dificultando a passagem do ar. Os músculos que circundam os brônquios ficam hipersensíveis contraindo-se a qualquer estímulo. A contração destes músculos (broncoespasmo) pode acentuar ainda mais a obstrução dos brônquios e levar a pessoa até a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.

 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags