9 de março de 2013

Ribamar Alves vence 'queda de braço' e concurso deve ser anulado na segunda, 11


É isso mesmo. Fontes ligadas ao prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), afirmam que o anúncio oficial da anulação do concurso público do município pode ser feito ainda na segunda-feira, 11.

Para Roberto Feitosa, o concurso
de Santa Inês deve ser anulado
A assessoria jurídica da prefeitura não confirmou a informação, mas não fez nenhuma questão de esconder a certeza que o Município tem de que o certame será, de fato, anulado. "Não podemos nomear e empossar classificados sabendo que amanhã ou depois a Justiça irá cancelar o concurso e essas pessoas irão ficar desempregadas e decepcionadas. É uma questão de responsabilidade. A prefeitura trabalha dentro da legalidade. Trabalhamos com a possibilidade de anular o concurso e realizar um novo certame ainda em 2013. Desta vez, um concurso legal e que atenda às reais necessidades da população de Santa Inês.", disse Roberto Feitosa, da assessoria jurídica da prefeitura de Santa Inês. 

Ainda segundo Feitosa, o pedido de nulidade foi feito à Justiça pela Fundação Vale do Piauí (sucessora da Fundação João do Vale) que concorreu ao pregão para a contratação de empresa especializada para prestação de serviços, objetivando a realização do referido concurso.

O pedido de impugnação do procedimento licitatório baseia-se nos seguintes pontos, de acordo com a Fundação Vale do Piauí. 

-Falhas procedimentais;
-Critérios não previstos no Edital para desempate de propostas idênticas; 
-Omissão da pregoeira no processo;
- Documentos de habilitação apresentados pela ora impugnante, na presente licitação, aduzindo para tanto o que se segue.

Em ofício enviado à prefeitura de Santa Inês em janeiro deste ano, a empresa reclamante afirma que houve "forte tendência da Comissão de Licitação, através do membro da Comissão Permanente de Licitação de Santa Inês, José Milton Carvalho, em beneficiar a empresa vencedora da licitação."


José Milton Carvalho

Nessa sexta-feira (8), classificados no concurso realizaram manifestação pacífica para exigir nomeação e posse dos mesmos. Os concursados partiram da Praça Santo Antonio, em caminhada, até a prefeitura de Santa Inês. Com faixas e cartazes eles gritavam palavras de ordem e conseguiram atrair a atenção de moradores durante a caminhada. "Justiça! Justiça! Justiça!, Chama, prefeito! Chama Prefeito!" Foram algumas mensagens gritadas na frente da prefeitura. Ribamar Alves estava viajando para o estado de Pernambuco, onde participava de reuniões do PSB.


manifestacao
(Foto: MundoBDO)
Uma comissão de concursados foi recebida pelo Presidente da Comissão Especial do Departamento Jurídico, Antonio Nicolau. Na ocasião, Nicolau explicou aos manifestantes que a prefeitura não quer prejudicar ninguém. Se o concurso for considerado ilegal pela Justiça, será cancelado.

Os manifestantes saíram decepcionados do prédio da prefeitura e dirigiram-se à Câmara de Vereadores de Santa Inês na tentativa desesperada de conseguir apoio dos membros daquela casa. Outro balde água fria foi jogado sobre os concursados. "Além de aplausos, gostaríamos de saber o que, efetivamente, vocês estão fazendo para nos ajudar", quis saber Joilson Silva, um dos classificados no concurso, em discurso na tribuna da câmara.

As respostas foram vazias e demonstraram visível desinteresse da maioria dos parlamentares em ir de encontro à intensão do prefeito de anular o certame. Afinal, 11 dos 17 vereadores compartilham da 'cartilha' de Ribamar Alves.

Para o presidente da câmara, vereador Franklin Seba "O Ministério Público é o maior omisso porque finge não conhecer as leis. Existe sim uma ação contra o concurso", disse.

"Isso é uma surpresa para nós, presidente", disse o vereador Madeira de Melo e continuou: "Sobre a Nota do Ministério Público a gente sabia. É uma nota pública e não uma nota de gabinete como essa ação que vossa excelência citou." 

No último dia 7, a 1ª Promotoria de Santa Inês foi taxativa ao afirmar em Nota de Esclarecimento Públicoque "O concurso público municipal, homologado pelo edital Nº 001/2012 do município de Santa Inês-MA, publicado no dia 25 de outubro de 2012, até o presente momento, é VÁLIDO E REGULAR, não existindo qualquer vício, procedimento perante o Ministério Público, ação judicial, que alegue irregularidade ou vício no procedimento do concurso." (Veja matéria completa aqui)


De acordo com a titular da 1ª Promotoria, Flávia Nava, caso Ribamar Alves continue sendo omisso e não nomeie e dê posse aos concursados "(...) só restará à 1ª Promotoria de Justiça ingressar com medida judicial pertinente."


Entenda o caso:
Em 5 de fevereiro de 2012, quando da aplicação das provas do concurso público para provimento de 605 vagas na prefeitura de Santa Inês, houve tentativa de fraude. Uma pessoa foi presa com parte do gabarito salvo em um aparelho celular. A aplicação das provas foi adiada para o mês seguinte.

No dia 25 de março pelo menos 15% dos candidatos inscritos não apresentaram o cartão de inscrição para fazer as provas. Estes foram impedidos de entrarem nos locais de aplicação. Houve tumulto. Dezenas de pessoas invadiram os locais e tomaram as provas de candidatos que já respondiam às questões. Portanto, houve vazamento e a aplicação das provas foi anulada.

Novas datas foram marcadas (22 e 29 de abril). Desta vez, as polícias Militar e civil, além de representantes do Ministério Público acompanharam de perto o processo para que não houvesse mais contratempos. E, de fato, tudo transcorreu dentro da normalidade.

Policiais militares e guardas municipais em escola durante aplicação
de provas do concurso público de Santa Inês (Foto/Arquivo)
No dia 31 de maio de 2012, o resultado final com a lista de candidatos aprovados no concurso foi divulgado pela empresa Apoio Consultoria. (Veja aqui)

Em dezembro de 2012, a 1ª Promotoria de Justiça de Santa Inês celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC nº 01/2012) com o então prefeito Raimundo Roberth Bringel para que fossem suspensas nomeações e posse de candidatos aprovados por que a Justiça não permite nomeação de concursando após o pleito eleitoral e até a posse do candidato eleito.


Ribamar Alves, eleito prefeito de Santa seria, desta forma, o responsável pelas nomeações e posse dos aprovados.

Opinião:
Notadamente, o atual prefeito de Santa Inês teve a popularidade comprometida por causa dessa insistência em anular o concurso. Há quem acredite ser perseguição política. São mais de 600 aprovados revoltados com a atitude do gestor. Chefes de família que alegam necessidade financeira para manter suas respectivas proles e cônjuges. Muitos, aliás, votaram pela "mudança" e ajudaram a eleger Ribamar Alves. A maioria absoluta alega arrependimento do voto.

Mesmo pessoas ligadas a atual gestão, como determinados vereadores situacionistas, secretários e chefes de departamento da prefeitura discordam (em off, claro) da queda de braço entre prefeito e concursados. Para muitos, essa briga no início do mandato poderia e deveria ter sido evitada  sob pena de resultar e que, de fato, resultou em insatisfação popular.

Agora Ribamar Alves tem mais um grande desafio pela frente: conseguir convencer a maioria da população de que não houve perseguição política e muito menos interesses escusos por parte da prefeitura com anulação do concurso. Aprovados denunciam contratações ilegais de supostos apadrinhados políticos do prefeito. O Ministério Público está investigando o caso. A prefeitura, claro, nega as denúncias.






47 comentários:

  1. Toma. Esta ai a mudança, agora aguentem e não reclamem. 40 neles (Não era isso que diziam).

    ResponderExcluir
  2. Alguém ja ouviu o Ribamar dizendo que iria contratar os concursados?

    RÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PEGADINHA DO CARECA

    ResponderExcluir
  3. PROMOTORA ESSE CARA ESTÁ BATENDO DE FRENTEE COM SUA DETEMINAÇÃO. E AGORA ELE VAI FICAR FALANDO MAIS ALTO? FRANCAMENTE ESSE É UM PAIS SEM LEI MESMO.NOS SÓ QUEREMOS TRABALHAR PRA VIVER DIGNAMENTE PROMOTORA.É LAMENTÁVEL TANTA INJUSTIÇA VINDA DA PARTE DESSE CORRUPTO. MAS, DEUS VAI AGIR POR NOS COLEGAS CONCURSADOS VAMOS CONFIAR A VITORIA É NOSSA EM NOME DE JESUS.

    ResponderExcluir
  4. Se Ribamar anular esse concurso na marra so vai provar que nao ha justica em Santa Ines e que todo mundo le a cartilha desse ze ruela.

    ResponderExcluir
  5. Não é possivél que esse Ribamar vai vencer, não é possivél que esse país não mude,´pois se esse concurso for anulado é por que esse prefeitunho não tem cárater, isso mostra pra que ele veio. pra prejudicar o povo.

    ResponderExcluir
  6. Será que o prefeito vai mandar agora até na justiça? Definitivamente o povo não vale nada.

    ResponderExcluir
  7. OLHA SÓ NA FOTO DA REPORTAGEM SERÁ Q UMA PESSOA COM UM SORRISO DESSES DISSIMULADO MERECE CONFIANÇA, MAS PODE FAZER OUTRO CONCURSO EU SOU INTELIGENTE, E VOU PASSAR, NA VOU SER COMO OUTROS Q SÓ ENTRARAM NA PREFEITURA POR CAUSA DELE, Q VENHA OUTRO CONCURSO.

    ResponderExcluir
  8. COM O NOVO CONCURSO EU QUERO VER OS ANALFABETOS DELE PASSAR, MEU VOTO PREFEITO VC PERDEU, E MEU E DE TODA MINHA FAMILIA, QUANTAS ELEIÇÕES EU VOTEI EM VC, E QUANDO EU FINALMENTE PENSEI Q A MUDANÇA CHEGARIA, VC MOSTRA Q VEIO PRA USURPAR O DINHEIRO PUBLICO COM OS OUTROS, QUER CONHECER UM HOMEM DÊ A CHANCE DE ELE SER PREFEITO DE SANTA INÊS.

    ResponderExcluir
  9. Concurso marmelada, feito 3x!! Acorda Santa Ines, pq o prefeito antigo nao empossou antes??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq seu alienado,apos o resultado parcial houve 2 candidatos que entraram na justiça por conta do recurso se dizendo injustiçada pq tinha feito festa pra comemorar aprovação e dps perderam a vaga.Dai a justiça julgou o pedido de indenização e ate que esse resultado saisse ,passou o tempo de homologação antes do periodo eleitoral.POr isso bringel não homologou antes.

      Excluir
  10. Vote 40,e faça a "diferença",vcs mesmos conseguiram ,ele veio pra acabar cm td e só pensa nele e no povinho dele,agora vcs q votarm nele vão ficar chupando o dedo seus manés.Reelejam ele em 2016novamente.

    ResponderExcluir
  11. Santa Inês infelizmente não tem um prefeito e sim um ditador,e tambem mostra que o MP não tem moral alguma.

    ResponderExcluir
  12. O povo vale se e mt na hora de votar,mas aki pelo o q podemos observar que a promotora que não tem vez e nem poder diante de RIBAMAR ALVES,porem alem de prefeito ele agora e o dono de santa ines,pois qando chega ha um gestor em midia dizer q a promotora mente para nos, q não ha ação nenhuma contra o concurso meu Deus do Ceu.Que poder e esse promotora q e dado em suas mãos ?não acreditamos que vc vai deixar esse corrupto acabar com sua carreira, lhe desmentindo em midia?"!!!Agora que e a vez de vossa excelencia mostrar o por que e MULHER e existe lei SIM em santa Ines.......

    ResponderExcluir
  13. acho que teve fraude mesmo nesse concurso
    ribamar faz bem em anular

    ResponderExcluir
  14. É lamentável, eu já escrevi neste blog prevendo tudo isso sobre o caráter ou seja a falta de caráter e personalidade desse que se diz prefeito, falei que ele não tinha competência administrativa, que ele é perseguidor, entre outros. O seu objetivo de ser prefeito era simplesmente se vingar, afanar o cofre da prefeitura para pagar suas velhas dividas de campanha. Ele falou sobre mudança, mas não disse que tipo de mudança se era pra melhor ou pior, mas pra pessoas consciente já percebia que era pra pior. Achavam ruim o gestor anterior que pagava em dias todos os funcionários, que construiu e melhorou a qualidade de vida do povo tanto na área urbana quanto na rural, ele não prestou! agora temos a mudança salários atrasados, crime nepotismo,licitação, compras da prefeitura feita de forma criminosa usando pessoas físicas para fazer compra para prefeitura,desvio de dinheiro público, segundo um vereador ele em mês já desviou R$ 23.000.000,00 para seu bolso, cueca, mala, meia, etc.Tudo isso é legal segundo sua opinião, mas dá posse pessoas que prestaram concurso de forma legal é ilegal. CADÊ A NOSSA PROMOTORIA, CADÊ AQUELES QUE FORAM ELEITOS PRA FISCALIZAR A PREFEITURA. O se percebe que para o prefeito não vale nada, o pior que eu estou quase convencido disso.

    ResponderExcluir
  15. Pessoal vamos todos juntos segunda lotar a sala da promotora cobrando providencias,estes argumentos para cancelar o concurso são falhos,se ela estiver realmente do lado do povo ela derrubara mais uma vez. Este lucifer ta procurando chifre em cabeca de cavalo,lembram da primeira tentativa dele?pois é,sem fundamento,assim como essa.vamos la pressionar o ministerio publico.

    ResponderExcluir
  16. Gente todos reunidos segunda as 8:00h no ministerio publico

    ResponderExcluir
  17. Daniel contamos com sua ajuda,por favor nao deixe esse maldito vencer,ajude-nos.

    ResponderExcluir
  18. Estarei la segunda no MP cobrando solucoes energicas,vamos chamar a televisao tb.

    ResponderExcluir
  19. GENTE.... NÃO TÁ ANULADO... ELE VAI DAR ENTRADA NO PROCESSO... JA FALAMOS COM O ADVOGADO O NOSSO PROCESSO VAI CORRE JUNTO COM O DELE... VAMOS NO MP TERÇA 10HRS... E JÁ VAMOS MARCAR NOVA MANIFESTAÇÃO DESSA VES UMA SEMANA DE CARRO DE SOMM...

    ResponderExcluir
  20. a promotora só ta terça, nem adianta ir segunda.

    ResponderExcluir
  21. se santa Inês era difícil com Ribamar ainda e mais difícil mais o povo que mesmo e dificuldade e não solução falo porque eu conheço de muitos anos

    ResponderExcluir
  22. Gente alguém tem que informar a esse prefeitinho de meia tigela que ele não é Deus, porque é isso que ele ta pensando, fala sério seu Ribamala. Pode ter certeza que se for realizado outro concurso , vc verá os mesmos nomes , porque quem passou tem competencia de passar novamente, e os teus baba ovo vão ficar chupando manga, vão estudar cambada de babão ... mentirosos!!
    Deus tarda mais não falha...

    ResponderExcluir
  23. Gente alguém tem que informar a esse prefeitinho de meia tigela que ele não é Deus, porque é isso que ele ta pensando, fala sério seu Ribamala. Pode ter certeza que se for realizado outro concurso , vc verá os mesmos nomes , porque quem passou tem competencia de passar novamente, e os teus baba ovo vão ficar chupando manga, vão estudar cambada de babão ... mentirosos!!
    Deus tarda mais não falha...

    ResponderExcluir
  24. VAMOS COLOCAR QUENTE...PREFEITO ESSE NUNCA MAIS
    VOTEI NELE PRA Q MEU DEUS!!!!!!
    NUNCA MAIS
    MAIS RAPIDO PASSA
    TO AQUI NECESITADO E ELE FECHOU A PORTA NA MINHA CARA E DIZEM Q ME MANDOU
    FOI BANANA!!! VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  25. tanto faz se esse concurso for anulado eu nunca mais vou votar em ribamar na minha vida.e vou lutar pelo resto de minha vida para que ele nunca mais ganhe politica dentro de santa inés vou investi em tv em carros de som para que todos se lembrem desse careca,o quanto de maldade ele esta fazendo com o povo. mas tudo bém eu ainda vou lhe mandar um aviso espera so pra ver.

    ResponderExcluir
  26. estamos de olho em todos os vereadores que estao do lado do careca, seba seboso um sem futuro.esta provado mais uma vez porque vc nunca mais tinha ganhado politica dentro de santa inés,agora esta debaixo da careca do ribamar umilhado fazendo vista grossa para o povo,vem luana para deputada vem tentar ganhar pra vc ver o quanto o careca fez de besteira em 2 meses de mandato.

    ResponderExcluir
  27. porque bringel não se manifesta para ajudar o povo,se ele sabe que o concurso ta legal ele deveria entrar para ajudar o povo investi em carros de som para alertar o povo para que nunca mais ninguem vote nesse careca,vamos bringel ajude a gente mostre para o povo que vc ainda luta por essa cidade mesmo que agente não ganhe mas agente faz a caveira desse safado. para q ele nunca mais ganhe politica dentro de santa inés.

    ResponderExcluir
  28. cade apoio consultoria porque não abriu prossesso contra o careca,quando ele disse que a mesma não tinha endereço,também esta com medo do careca,ele falou em plena tv esta gravado ou ele esta com a verdade.na ultima manifestação em frente a prefeitura os baba ovo do careca também falaram que essa promotora estava so enganando os concursados porque ela então não entra com prossesso contra esse safado.

    ResponderExcluir
  29. ALGUEM ACHA QUE UM BANDO DE ANALFABETOS QUE ESCREVEM HORAS EM HS PODEM PASSAR NUM CONCURSO. BANDO DE ANALFABETOS Q COMPRAM PROVAS. VAO MORAR EM ZE DOCA NO
    COLO DA TIA VIANEY SAPULHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido(a)
      Analfabetos nao sabem escrever, esqueceu? Comprar provas? Por um misero salatio? Sr tivessem dinheiro, certamente nao estaria brigando por ua merreca. Vai ler mais .Voce e um (a) ignorante

      Excluir
  30. Depois falava que o Bringel era um ditador,agora ele sim é um ditador manda até no MP.È muita falta de vergonha.Chama os concursados prefeitinho de meia tigela

    ResponderExcluir
  31. É ISSO AÍ! NÃO ESTÁ ANULADO E NEM VAI SER! DEUS É MAIOR E MAIS PODEROSO QUE RIBAMAR ALVES.

    ResponderExcluir
  32. ELE Q TENTAR NOS FAZER DESISTIR... POR ISSO ATÉ ENVIA AGORA NOTÍCIAS AO DANIEL. NÃO É ESTRANHO ISSO? ENVIAR NOTÍCIAS?NÃO DESISTAM! VAMOS VENCER!

    ResponderExcluir
  33. o sr. prefeito deve observar e ficar atento ao fato de queseiscentos concursados importa em mais ou menos trtes a quatro mil pessoas emvolvidas a esses comcursados, e que isto é uma quantidade considerável de votos, haj visto que a diferença de votos da sua vi´toria foi mais ou menos essa quantidade, cuidado sr prefeitoo sr. quando em canpanha, ano passado, pegouv um microfone e gritou ao povo GENTE, ME DÊEM UMA OPORTUNIDADE DE SER PREFEITO DE SANTA INÊS, pois bem, a maioria te ouviu e estás tendo essa oportunidade, agora nós comcursados estamos gritando a você, nos dê o que nos é de direito, o que nós conquistamos com muito sacrifício, estamos gritando a vc, nos dê o nosso emprego, e vc não quer nos escutar, porque certamente quando mais tarde voc votará a gritar novamente a esse mesmo povo, e certamente não mais será ouvido, te cuida prefeitoo teu desgaste só está começando, sabemos que vcñão quer ser prefeito de um só mandato

    ResponderExcluir
  34. ai; que saudade da administração bringel, nós éramos felizes e não sabíamos.
    .

    ResponderExcluir
  35. PALHAÇADA!!!! FOMOS NO MP...... PREFEITO QUER FAZER UM DECRETO, VEJA SÓ DECRETO PRA ANULAR CONCURSO JÁ Q NO MP NÃO TEM NADA... E PRA SER VOTADO ENTRE VEREADORES... VAMOS VER O Q OS VEREDORES VAM VOTAR A FAVOR OU CONTRA JÁ Q TODOS FALAM Q SÓ QUEREM O BEM DA POPULAÇÃO.... LEMBREN-SE QUANTOS PAIS PEDIRAM DEMISSÕES DE SEUS TRABALHOS... VAMOS LEMBRA DO RESULTADO NAS PROX ELEIÇÕES...

    ResponderExcluir
  36. Pessoal do concurso não desistam, realmente na musica "RIBA SERÁ NOSSO PREFEITO TUDO SERÁ DE OUTRO JEITO", leiam nas entre linhas, realmente tudo mudou, pra pior, falta de respeito com pais de familia, pessoas que votam nesse homem ha anos, estão vendo seu carater, e com certeza esperamos as proximas eleições, pois as mesmas pessoas q o elegeu, irá tira-lo, tem até gente dizendo que daqui a algum tempo todo mundo esqueceu, será? vamos mostrar que não.

    ResponderExcluir
  37. eu vou esperar na minha casa essa tal de professora Vera ela está contra os concursados,fique só olhando a cara dela na camâra contra agente Vera e só quatros anos.

    ResponderExcluir
  38. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e para fazer a diferença

    ResponderExcluir
  39. Na campanha era mais de qm dizia "é hora da mudança" .Agora é mais de qm quer ajuda do Bringel,agora aguentem vão atrás do prefeitinho de vcs ,no Ribamalete.Bando de cara de pau!

    ResponderExcluir
  40. vote 40 faça a diferença kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  41. Em Cláudio -MG estamos quase com o mesmo problema, pois o nosso concurso foi Legal, gastamos, pagamos não foi comprovado nenhuma fraude e o novo prefeito não chama os aprovados!!! Vejam no site http://www.facebook.com/pages/TribunaWeb/311548745538143?ref=ts&fref=ts.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.