22 de julho de 2015

Agricultores familiares de Santa Inês comemoram nova conquista

O prefeito Ribamar Alves fez questão de, pessoalmente, entregar mais 20 kits de irrigação e 8 caixas d'água a agricultores familiares de Santa Inês nesta semana. A parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) fortalece ainda mais essa modalidade de produção no município. 

Mais um tópico do Programa de Governo de Ribamar Alves realizado com êxito: Incentivo e valorização dos pequenos produtores rurais de Santa Inês.


“Vai melhorar bastante. Porque um mecanismo com o esse facilita o manuseio da irrigação, já que, enquanto o gotejamento está acontecendo, a gente tá cuidando de outro serviço na lavoura, e que esse foi um passo bastante significativo da prefeitura, através da secretaria de agricultura, que era aguardado por eles já há bastante tempo”, ressaltou o agricultor José Ribamar da Conceição, residente no povoado Muriçoca, 

Ao lado de Ribamar Alves, na linha de frente, um dos grandes reponsáveis por manter os pequenos produtores rurais de Santa Inês em dia com as novas técnicas relacionadas aos plantios, o secretário de Agricultura do Município, Fabrício Morais Filho, faz visitas diárias aos agricultores. O suporte técnico especializado faz com que esses homens e mulheres do campo produzam mais e melhor. E por isso, eles comemoram!

A produtora de hortaliças Margarida Maria dos Santos já prevê aumento da renda familiar com o manejo econômico resultante do kit que ela recebeu das mãos do prefeito. "Com esses kits de irrigação, vamos aumentar nossa produção e a renda das famílias beneficiadas em nossa comunidade, já que antes a irrigação era feita manualmente o que dificultava o manejo da lavoura”.

O sistema de irrigação por gotejamento, dentre os diversos existentes, destaca-se pela sua alta eficiência de irrigação, sendo tecnicamente comprovado como um dos melhores, e tem como principal características o aumento da produtividade, com economia e racionalização da água.

De acordo com explicações do setor de Agricultura da Prefeitura de Santa Inês, a instalação dos kits é simples e pode ser feita pelo próprio agricultor para o cultivo de hortaliças, frutas e outros produtos. A passagem da água no gotejador é ampla e permite menos entupimentos e maior uniformidade na distribuição da água, tornando assim um equipamento de fácil manuseio e com economia de 50% a 70% de água e de 20% a 40% e fertilizantes.
Na ocasião, o prefeito Ribamar Alves, ressaltou o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Agricultura e solicitou aos técnicos a implantação da feirinha noturna itinerante pelos bairros do município. A ideia agradou aos agricultores familiares, que concordaram com a nova forma de comercializar sua produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.