30 de julho de 2015

Santa Inês - No Dia do Poeta da Literatura de Cordel tem Sarau na Praça da Saudade



Por Paulo Rodrigues
No dia 1º de agosto, é comemorado o Dia do Poeta da Literatura de Cordel. A literatura de cordel é um gênero literário muito popular, que chegou aqui pelas mãos dos Portugueses e se instalou bem no Nordeste brasileiro. O nome “cordel” deriva da forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.

Em Santa Inês a data não passa em branco, porque o assessor especial da Secretaria de Cultura, o cordelista Moizes Nobre realiza pelo terceiro ano seguido, um sarau em comemoração ao dia deste artista popular, que reinventa a vida através das sextilhas.

Este ano o evento acontece em São Luís (teatro da cidade) no dia 31 de julho, às 19h. Em Santa Inês, acontece na Praça da Saudade às 19h30. Estarão reunidos os melhores representantes deste gênero tão importante para as letras do país, tais como: Raimunda Frazão, Tibúrcio Bezerra, Walbert Guimarães, Paulinho Nó Cego, Colibri do Norte, Poeta de Paula (São Luís), Alemão (Pindaré), Silvestre, Inácio, Luís Henrique, Celso Ares e Jojoh Fersan (Santa Inês). 

O Convidado especial desta edição é Oliveira de Panelas, que é atualmente a maior referência do repente de viola do mundo. Além da apresentação de poemas, irá ministrar uma aula show sobre a evolução do cordel. De forma, que o público sai do evento com uma visão nova a respeito dos cordelistas.
“Estou honrado, porque faço parte da história e da evolução deste gênero no Maranhão. Minha missão é inserir esta arte tão popular em todos os lugares possíveis e impossíveis. Tenho uma paixão especial por essa forma de literatura, que aprendi a gostar desde a minha infância. Convido a todos para participar deste evento tão singular, que irá acontecer na Praça da Saudade, lugar de cultura”, finalizou Moizes Nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.