21 de julho de 2015

Coordenadores e gestores educacionais de Santa Inês participam de formação em Fortaleza - CE

Uma equipe gestora comprometida e qualificada é componente fundamental para garantir o aprendizado dos alunos. Essa liderança, composta pela direção e coordenação das escolas, tem a responsabilidade de promover uma cultura escolar de altas expectativas e uma gestão eficiente e democrática para garantir que todos os alunos aprendam. Este é o perfil das atuais coordenação e gestão educacionais do município de Santa Inês. Perfil este com potencial de liderança transformador latente. Não é por caso que o município de Santa Inês é referência em Educação no estado do Maranhão! 

Secretária de Educação, Concita Costa, ao lado do prefeito Ribamar Alves
Quando o então candidato a prefeito Ribamar Alves dizia sob palanques que o sonho dele era transformar a Educação do município, todos criam, mas não eram muitos os que vislumbravam tamanho avanço. Santa Inês evoluiu em pouco mais de dois anos o que não conseguiu em cerca de quatro décadas de lamentável ausência de compromisso e organização.

E a evolução não para. Com o objetivo de formar gestores para que tenham como centro da sua gestão o trabalho pedagógico da escola, com foco no aprendizado dos alunos, 4 duplas de gestores e coordenadores da Educação Pública Municipal de Santa Inês foram selecionadas (em meio a 7 mil inscritos de 10 estados brasileiros) para participar do curso "Gestão para a Aprendizagem", fruto de uma parceria entre a Fundação Lemman e o Instituto Elos Educacional.

Para Clécio Lima, coordenador da Secretaria Municipal de Educação de Santa Inês (Semed), "o seletivo nacional foi concorrido, entretanto valeu o esforço, haja vista a excelente ementa do curso e a metodologia que vai ser socializada em nossas formações locais".

Os selecionados de Santa Inês foram a Fortaleza, no Ceará, acompanhar o módulo presencial do curso,  segunda (20) e nesta terça-feira (21).
O curso é composto por dois módulos temáticos (sendo o primeiro com carga horária de 30 horas e segundo de 60 horas) e de uma etapa de acompanhamento para implementação do plano de ação (45 horas). 

O primeiro módulo é comum a todos os cursistas, e abordou o tema Gestão Estratégica. Ao final do primeiro módulo, o cursista pode optar entre os seguintes temas: 
a) Gestão Pedagógica e Formação de Professores, 
b) Gestão Pedagógica e Planejamento, 
c) Gestão de Resultados, 
d) Gestão de Pessoas e Liderança, ou 
e) Gestão de Pessoas e Clima Escolar. 

No encontro presencial foram abordados os temas de liderança e gestão estratégica, com apresentação de casos e oficinas práticas, além da rica experiência de troca entre os cursistas e os formadores. Ao final desse semestre, o cursista desenvolverá um plano de ação como atividade final. Esse plano de ação será implementado na escola pela equipe gestora ao longo do semestre seguinte (1º semestre 2016) e acompanhado pelos formadores. 

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