14 de julho de 2015

Mais examinadores de trânsito faz dobrar oferta de vagas para prova de direção veicular

Detran contrata novos examinadores de trânsito e dobra oferta de vagas para prova de direção veicular

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) deu início à contratação dos examinadores de trânsito aprovados no processo seletivo realizado em abril. Nesta terça-feira (14), onze novos profissionais assumiram as funções na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Imperatriz, em cerimônia que contou com a presença do diretor-geral do Detran, Antonio Nunes. Nesta quarta-feira (15), assumem o cargo os examinadores convocados para atuar em São Luís.
Novos examinadores de trânsito que irão atuar em Imperatriz
Dos 70 examinadores de trânsito convocados pelo órgão, em maio, 53 se apresentaram ao Detran com a documentação exigida. O processo seletivo, realizado em abril pelo Governo do Estado, ofereceu dez vagas para Caxias, 20 para a Ciretran de Imperatriz e 40 para São Luís. Em Caxias, sete examinadores assinaram o contrato com a Ciretran.

A contratação dos novos examinadores de trânsito do Detran vai aprimorar a prestação de serviço e proporcionar condições para o órgão ampliar a oferta de vagas para exames práticos de direção veicular na Região Metropolitana de São Luís e nas Ciretrans que funcionam no interior do Maranhão.

“Caxias, por exemplo, passa a ter uma banca fixa, com exames diários. Antes da chegada dos novos examinadores, o candidato à habilitação em Caxias tinha que esperar uma banca volante, que era deslocada de São Luís para o município a cada 30 dias, para fazer a prova prática”, explica a coordenadora de Habilitação do Detran, Nazaré Nunes.

Oferta dobrada
A partir de agosto, a quantidade de exames práticos de direção oferecidos pelo Detran será ampliada de cerca de 500 exames/mês, para 1.000 exames/mês. Em São Luís, as bancas de exame formadas, atualmente, por cinco examinadores, passarão a contar com sete. O acréscimo permitirá a criação de mais bancas volantes em São Luís, Caxias e Imperatriz, tornando possível atender os municípios pertencentes às essas três circunscrições regionais em intervalos de tempo bem menores.

Por outro lado, a contratação dos aprovados no seletivo para examinadores de trânsito dá fim a uma ilegalidade mantida no Detran pelas gestões anteriores, a terceirização dos exames práticos de direção veicular.

“O Maranhão era o único estado que terceirizava este setor do Detran. Com a contratação dos examinadores por seletivo, determinada pelo governador Flávio Dino, o Governo do Estado marca o fim de uma ilegalidade em flagrante desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro”, destaca o diretor-geral do Detran, Antonio Nunes. Ele considera a medida importante dentro do processo de moralização que esta sendo implantando no órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.