18 de fevereiro de 2012

Abertura do Carnaval em Santa Inês e Pindaré




Milhares de foliões participaram da abertura do carnaval de Santa Inês
E os gestores de municípios brasileiros entregaram a chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha de Carnaval neste sábado, 18.
Em Santa Inês a festa começou com atraso. Muita gente perguntando pelo segundo palco, anunciado como novidade este ano, pela prefeitura. Centenas de pessoas disparam críticas direcionadas à organização do evento. Neste sábado, conversei com o prefeito Roberth Bringel sobre o assunto. Perguntei o motivo do atraso na montagem da estrutura. Roberth respondeu que o motorista do caminhão que trouxe a estrutura dos palcos se perdeu. Primeiro o caminhão que vinha de São Luis seguiu direto pela BR-135 ao passar por Miranda do Norte e foi parar em Bacabal. Quando percebeu que havia errado a rota, seguiu pela BR-316 rumo a cidade de Santa Inês. Mas, o motorista estava mesmo desorientado. Passou por Santa Inês de madrugada e só parou quando chegou em Buriticupu. Resultado: As estruturas dos palcos só chegou em Santa Inês por volta do meio dia deste sábado.


"Solicitei um gerador de energia de uma empresa de João Pessoa, na Paraíba. Em algumas horas estava em Santa Inês. Uma caminhão vindo de São Luis foi essa demora toda. Atrapalhou tudo. Passamos a tarde inteira e até agora correndo para montar pelo menos um palco. Deu certo e a festa está maravilhosa. Amanhã, com certeza, o outro palco será montado", justificou o prefeito.
O prefeito Roberth Bringel e Nicolau Miranda, secretário de obras,
participaram da festa de abertura do carnaval de Santa Inês
Apesar dos contratempos, a festa ocorreu e milhares de pessoas assistiram às apresentações das bandas: Konexsamba, Estourado e Swingão.


O destaque da primeira noite de festas foi, sem dúvida, o público. O Parque da Raposa foi tomado pelos foliões. A Polícia Militar ou representantes da organização ainda não divulgaram o número de pessoas que estiveram no local neste sábado. O espaço tem capacidade para receber 15 mil brincantes e estava, simplesmente, lotado.


Gente de todas as classes sociais reunidas em único espaço. Um bela confraternização. Milhares de foliões de outras cidades maranhenses e de estados vizinhos, como Pará e Piauí, vieram brincar no carnaval organizado pela Prefeitura de Santa Inês.


Brincantes lotam Parque da Raposa, em Santa Inês
O esquema de segurança montado pela Polícia Militar especialmente para este carnaval evita a ação de bandidos. Todos os brincantes são revistados ao entrarem no local da folia. Não é permitida a entrada com garrafa de vidro. 


Segurança reforçada no Parque da Raposa
Praticamente todo o efetivo da Guarda Municipal esteve de plantão durante toda a madrugada desse sábado. Os guardas estavam divididos em pontos estratégicos, nos arredores do Parque da Raposa, para evitar abusos no trânsito e danos ao patrimônio público. Ambulâncias com profissionais de saúde foram disponibilizadas para eventuais incidentes.

No mais, o carnaval de Santa Inês transcorreu dentro da normalidade e superou as expectativas de muita gente.


Neste domingo, a festa começa às 20h e promete durar até as 4h de segunda-feira ao som das bandas:


20h - Swingão
22h - Konexsamba
00h - Mastruz com leite
2h -   Calypso


PINDARÉ


Na vizinha cidade de Pindaré, milhares de foliões mantiveram firme a tradição do evento. Não é de hoje que Pindaré é considerada referência quando o assunto é carnaval.
A concentração ocorreu na Praça Elias Haickel, no centro da cidade. 


O carnaval de Pindaré é considerado um dos melhores
 do interior do Maranhão
Em Pindaré a festa começou mais cedo, comparando com Santa Inês. Por volta das 20h milhares de brincantes já ocupavam a praça e dançavam ao som de mini trios elétricos. Os blocos de rua foram a atração da noite de abertura do 'Carnaval Bom Demais'. 


Banda Moleca 100 Vergonha abriu as festividades carnavalescas em Pindaré
Quando a banda Moleca 100 vergonha subiu ao palco, a praça Elias Haickel já havia sido tomada pelos foliões. Em seguida foi a vez da Banda Ravelly fazer a festa.


O prefeito Henrique Salgado foi bastante elogiado pelos vocalistas que fizeram questão de chamá-lo à frente para falar pessoalmente sobre a estrutura e organização do carnaval de Pindaré.


"Gostaria de agradecer a todos os pindareenses e aos turistas que todos os anos participam desta festa. Vocês são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do evento", disse Henrique.
O Prefeito Henrique Salgado agradeceu a multidão que participou da abertura
 do carnaval de Pindaré
Assim como em Santa Inês, a segurança na festa de Pindaré também foi reforçada. Como reflexo, este ano pode-se perceber o grande número de famílias participando da folia de momo.


O trânsito estava tranquilo tanto na estrada que liga Santa Inês a Pindaré quanto dentro da cidade.


Neste domingo (18), quem sobe ao palco em Pindaré são as bandas:


16h Banda Free Lance (São Luis)
18h Banda Embalo Vip (Bahia)
22h A Gandaia (Bahia)
00h Swingão (Santa Inês)
02h Banda Reprise (São Luis)

Um comentário:

  1. cara ta muita tava muito massa melhor do q em sao jose de ribamar

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.