30 de julho de 2015

Educação no Rumo Certo

Contrariando uns e outros indivíduos alheios ao desenvolvimento educacional da capital do Vale do Pindaré, uma reunião realizada no fim da tarde desta quinta-feira (30), no auditório da prefeitura de Santa Inês, deu ainda mais energia à locomotiva de crescimento da região e vai consolidando Santa Inês como futuro polo educacional do estado do Maranhão. 

Além das pioneiras escola municipal de tempo integral e creches instaladas no município, do Núcleo de Educação Integral que o governo do Estado já vai começar a construir, da valorização dos professores (piso salarial, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério de Santa Inês etc), de reformas e ampliações de prédio municipal para aumento de oferta de cursos superiores oferecidos pela UFMA, reformas e ampliações de escolas municipais nas zonas urbana e rural e outros tantos incentivos, o Centro de Ensino Superior da Amanzônia (CESAM) será instalado no município. Mas, isso você já sabe (relembre aqui)! A reunião desta quinta-feira oficializou mais um passo importante dessa conquista: formar professores locais para lecionarem na instituição. Isso mesmo... valorização da mão de obra local. 

A secretária de Educação de Santa Inês, professora Concita Costa, participou do encontro junto com diretores de escolas e representantes do CESAM. Concita enfatizou a parceria entre a prefeitura e o centro de ensino. "Educação sempre foi prioridade no governo Ribamar Alves. Santa Inês avança a passos largos e esta parceria é mais um exemplo de compromisso com o povo. Santa Inês está de parabéns!"

Como já havia antecipado o empresário Paulo Marinho, na ocasião de sua visita a Santa Inês, no fim de Junho, "As pós-graduações serão oferecidas já em agosto deste ano. Queremos formar os professores da faculdade aqui mesmo. Já vamos oferecer a primeira pós em Docência do Ensino Superior. Administradores, pedagogos, contadores... todas as pessoas que tiverem uma graduação podem fazer essa pós... quem tiver qualquer graduação e tenha vocação para o Magistério e que queira lecionar na faculdade. Estamos abertos a todos, sem discriminação de raça, credo... somos abertos ao conhecimento".
As aulas - 100% presenciais - serão ministradas na escola Bandeira Tribuzzi, na Rua Osvaldo Cruz. Os cursos oferecidos são: 

Especialização em Docência do Ensino Superior
Especialização em Língua Brasileira de Sinais
Especialização em Educação Especial
Especialização em Gestão Empresarial e Meio Ambiente
Especialização em Controladoria e Finanças

Mais informações: Rua Governador Sarney, 539 - Centro ou pelos telefones: (99) 3421 8000 / 3421 7000 / (99) 98115 5348 / 99905 3427

A previsão é que o CESAM realize o primeiro vestibular em 2016. Direito, Administração, Pedagogia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Engenharia de Produção e Engenharia Civil são algumas das graduações que serão oferecidas, possivelmente com vagas também para Medicina.

Mais sobre o CESAM 
(As informações a seguir do Jornal Agora Santa Inês)

O CESAM é uma universidade particular, pertencente ao casal de empresários Paulo Marinho e Márcia Regina Marinho e tem sua origem na cidade de Caxias onde os mesmos são donos da FAI – Faculdade do Vale do Itapecuru – que mantém os cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Odontologia e Pedagogia entre outros. É dessa grade de cursos que sairão os que serão implantados no Centro de Ensino Superior da Amazônia, em Santa Inês. O curso de Direito da FAI, por exemplo, integra o seleto grupo de Instituições de Ensino Superior (IES) do país com cursos certificados pelo Guia do Estudante (GE), tradicional publicação da Editora Abril. O Curso de Direito foi certificado com três estrelas. 

O CESAM será construído em um terreno localizado às margens da BR 316, no sentido de Bacabal, quase em frente à revendedora da Ford, a Duvel, cujo terreno foi doado pela prefeitura de Santa Inês, após aprovação da Câmara Municipal em sessão realizada no mês de junho.

Um comentário:

  1. Parabéns ao prefeito ,Dr Ribamar Alves,por ter os melhores projetos a Santa Inês e não esbarrar nas inúmeras dificuldades.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.