PUBLICAÇÕES RECENTES

Mutirão faz 200 cirurgias gratuitas de catarata em Santa Inês

19 de agosto de 2013


O Mutirão de Combate à Catarata e ao Glaucoma em Santa Inês atendeu 700 pessoas do município. Deste total, 27 pessoas foram diagnosticadas com Glaucoma e outras 200 pessoas foram diagnosticadas com catarata. As pessoas diagnósticadas com glaucoma receberão, gratuitamente, a medicação necessária para o tratamento. 

Os pacientes diagnosticados com catarata foram submetidos, também de graça, a cirurgia na última sexta (16) e sábado (17), no Centro Cirúrgico do Hospital Tomaz Martins. “O mutirão veio na hora certa. Tenho 65 anos e a visibilidade em um dos meus olhos não estava boa. Agora, depois da cirurgia, espero que eu possa voltar a enxergar normalmente. Só tenho a agradecer”, diz Francisco Coelho, eletricista.

O Mutirão de Combate à Catarata e ao Glaucoma é uma parceria com a Prefeitura de Santa Inês com o Governo do Estado. Ao longo dos três dias do evento, a Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo todo o suporte possível, tanto para a equipe de profissionais que vieram de São Luís como para todos os pacientes.

“Nós montamos uma estrutura diferenciada em Santa Inês durante o Mutirão. Além do atendimento oftalmológico feito pela equipe que veio da capital, disponibilizamos equipes para fazer exames bastante importantes para pessoas acima dos 50 anos, como aferição da pressão arterial e exame de glicose. Também oferecemos refeições devidamente preparadas sob supervisão de nutricionistas e, ainda, atividades de entretenimento com apresentações teatrais e circenses, para proporcionar um momento de lazer aos nossos pacientes enquanto aguardam atendimento”, diz Thiago Lima, secretário de Saúde deSanta Inês.

Durante o Mutirão, eram esperadas cerca de 500 pessoas, mas a procura pelo serviço foi superior às expectativas. Devido a isso, o secretário de Saúde de Santa Inês diz que já firmou parceria com a Secretária de Estado de Saúde para realização de outro mutirão, com previsão para ser realizado a partir do mês de outubro.

A CATARATA

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.

TRATAMENTO DA CATARATA

Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação, e posterior implante de uma lente intra-ocular.

GLAUCOMA

Glaucoma1 é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo contudo uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença — enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para visão subnormal ou cegueira.

TRATAMENTO GLAUCOMA

Pressão intraocular pode ser diminuída com medicamentos, em geral, colírios. Há diversas classes diferentes de medicamentos para tratar glaucoma, com diversos medicamentos em cada classe.

Departamento de Comunicação do Gabinete da Prefeitura
Fotos/Divulgação

Um comentário

  1. so mais uma metira não foi feita ficou muita gente para
    dia 22 mais só vendo dia só atendero 30 pessoas de santa ines
    vem diz que e metira

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.

 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags