14 de agosto de 2013

Semmas cadastra catadores de lixo reciclável em Santa Inês



Com o objetivo de organizar a atividade de coleta de material reciclável no município de Santa Inês, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) informa que está realizando o cadastramento dos catadores de lixo que atuam no lixão de Santa Inês. O cadastramento será realizado até o dia 20 deste mês, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Wady Haddad (antigo Fórum), no horário das 8 às 12 horas.

O fim do lixão existente às proximidades do bairro Vila Adelaide Cabral mudará a rotina de vida das pessoas que sobrevivem da coleta e comercialização do material ali depositado. Algumas dessas pessoas fazem essa prática há anos e até mesmo desde o início daquele lixão.

Com a novidade anunciada pela atual gestão municipal de que ainda este ano o lixão será desativado, com a transformação do local em um parque, dezenas de catadores deixarão de trabalhar no lixão.

Porém, para não deixar esses pais e mães de famílias sem sua fonte de renda, a Prefeitura de Santa Inês, através da Semmas, iniciou esta semana o cadastramento de todos os catadores, afim de organizar esses profissionais para que eles continuem a trabalhar com a coleta e seleção de material reciclável na área onde será construído o aterro sanitário de Santa Inês – às proximidades do povo Barradiço.

Inclusive, a recém-criada Secretaria de Meio Ambiente vem mantendo reuniões com os catadores com objetivo de oferecer suporte para que eles se organizem e montem associação ou cooperativa para juntos comercializar o material coletado.

Em uma dessas reuniões, o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Almeida, explicou que a Prefeitura dará todo o apoio para que os catadores possam trabalham, inclusive oferendo transporte de ida e volta até o aterro sanitário do Barradiço. Além disso, eles terão refeitório e vestiário com banheiros, entre outros.

A atual administração entende que com os catadores organizados eles poderão ter acesso facilitado a benefícios, como crédito de fomento, entre outros incentivos que poderão ser proporcionados pelo próprio poder público do município. “É por isso que é importante o cadastramento, para que se organize a classe dos catadores de lixo de Santa Inês”, disse o diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Inês.

Ascom/Prefeitura de Santa Inês


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.