PUBLICAÇÕES RECENTES

Santa Inês terá representante no Encontro Nacional de Gestores de Juventude

26 de agosto de 2013

O município de Santa Inês estará representado pelo diretor do Departamento de Esportes, Lazer e Juventude, Marcos Luís de Sousa Corrêa, no I Encontro Nacional de Gestores de Juventude, promovido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Presidência da República. O evento acontece em Brasília, no período de 28 a 30 deste mês de agosto.

Segundo Marcos Corrêa, a responsabilidade de representar o município de Santa Inês no encontro é grande, pois será o momento especial para a classe jovem, tendo em vista a sanção do Estatuto da Juventude em 5 de agosto, que poderá representar grandes avanços para categoria.

Marcos explica que durante o encontro serão apresentados mecanismos sobre como proceder para aplicar políticas públicas voltadas para a juventude em cada município, já que a partir da aprovação do Estatuto da Juventude o Governo Federal disponibilizará investimentos para esse setor. “Por isso é importante a participação de representantes do município neste encontro para que se tenha conhecimento dos benefícios que poderão ser trazidos para a juventude do município de Santa Inês”, sintetiza Marcos Corrêa.

O ENCONTRO

O I Encontro Nacional de Gestores de Juventude possibilitará a troca e o diálogo entre os gestores, nas três esferas de governo, a fim de fortalecer as políticas públicas para o segmento. O Estatuto da Juventude sancionado em 5 de agosto é um documento que consolida os marcos legais que institucionalizam a Política Nacional de Juventude, impondo novos desafios aos que atuam com a agenda juvenil.

As demandas da juventude, que ao longo da década foram identificadas pelos inúmeros diagnósticos e vocalizadas pelos jovens em diferentes espaços de participação, encontram no Estatuto da Juventude sua base conceitual, legal e política, exigindo uma revisão das ações que estão sendo desenvolvidas para esse público.

Nesse contexto, a Secretaria Nacional de Juventude quer amadurecer o debate sob os novos desafios, uma vez que a Política Nacional de Juventude depende da atuação direta dos gestores estaduais e municipais, que são responsáveis pela formulação, articulação e execução das políticas locais. É importante ressaltar que essa agenda exige, ainda, uma articulação federativa, que favoreça o intercâmbio entre as regiões brasileira, além de um esforço conjunto para alinhar as iniciativas em uma estratégia nacional.

Durante o encontro serão apresentadas e debatidas as bases conceituais e metodológicas pelas quais a SNJ tem operado suas ações; uma discussão sobre o Estatuto e o Sistema Nacional de Juventude; além de um espaço para o fortalecimento dos fóruns nacionais de gestores estaduais e municipais. Com essa oportunidade, a Secretaria espera contribuir para estreitar os laços com os entes federados, o que contribuirá para os bons resultados desse novo ciclo que se inicia.

Departamento de Comunicação do Gabinete da Prefeitura, com informações www.juventude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.

 

Fale com o blogueiro

- Daniel Aguiar -
WhatsApp: (98) 9 8256 6682
Email: danielaguiarpereira@gmail.com

O que você procura?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

WhatsApp do 7º BPM/Pindaré

OPORTUNIDADES

Tags