A Prefeitura de Santa Inês, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta sexta-feira, 16 de agosto, a posse dos membros dos seguintes conselhos: CME – Conselho Municipal de Educação; CAE – Conselho de Alimentação Escolar – e do Fundeb – Fundo de Desenvolvimento de Educação Básica. A solenidade ocorrerá no auditório da Prefeitura de Santa Inês a partir das 8h.
“Estes três conselhos são de extrema importância para o processo educacional. Pois sem eles o município fica isento, por exemplo, de recursos oriundos do Governo Federal” – explica Maria da Conceição Sousa Costa, Secretária de Educação de Santa Inês.
A composição dos três conselhos é feita com a participação de representantes da sociedade civil (pais e alunos), servidores públicos da Secretaria de Educação, representantes do Sindicato dos Professores e do Conselho Tutelar. “Nós queremos que estes conselhos nos ajudem a termos uma gestão educacional mais democrática possível. Agora, eles existirão não só no papel como antes, mas sim de forma atuante e ativa” – enfatiza a Secretária de Educação, que diz ainda que o próximo passo será conseguir sedes próprias para cada conselho.
CONSELHOS E SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES
CME – Conselho Municipal de Educação – composto por 14 membros, além de coordenar os outros conselhos, este conselho acompanha de perto todo o processo educacional do município, como agente fiscalizador e colaborador do desenvolvimento da educação; por meio deste conselho, o município tem autonomia para aplicar a própria metodologia de ensino, independentemente das diretrizes da Seduc – Secretaria de Estado de Educação;
CAE – Conselho de Alimentação Escola – como o próprio nome já diz, este conselho formado por 7 membros tem a função de acompanhar todo o processo relacionado a alimentação escolar: distribuição da merenda, montagem do cardápio, assim como conhecer os recursos destinados a aquisição da merenda escolar;
Conselho do Fundeb – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – entre outras atribuições, este conselho é responsável pelo acompanhamento de aplicação de todos os recursos voltados para a educação no município. 11 pessoas integram o Conselho municipal do Fundeb.
ADESÃO AO PROERD
Após a solenidade de posse dos membros dos três conselhos, será feita a implantação do Proerd – Programa Educacional de Erradicação às Drogas e à violência. Segundo a Secretária de Educação, Maria da Conceição, o Proerd já tem um ótimo desenvolvido no município, no entanto, pela primeira vez, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, assume a responsabilidade de oferecer uma contrapartida ao trabalho da Polícia Militar, como fornecer uniformes e material didático, antes ofertado pelo Estado. “Este programa tem uma enorme contribuição para o processo educacional, numa visão social, pois conscientiza os estudantes quanto aos perigos das drogas” – conclui Maria da Conceição.
Ascom/Prefeitura de Santa Inês
Inédito esse prefeito é demais criado os conselhos de perseguição na educação, como já bastassem o que já estar acontecendo forçando funcionário assinar a demissão e não pagar nada, só porque votou contra ele e até que votou a favor, bem empregado para os funcionários municipais não era essa mudança que queriam de um prefeito preparado,democrático honesto, pois está aí o preparo dele o governo da mudança, mudando tudo pra pior parabéns.
ResponderExcluir