23 de setembro de 2011

Detento morre após ser baleado e supostamente espancado em São Luis


O detento Givanildo Gonçalves Lopes, que foi baleado por monitores do Centro de Detenção Provisória (CDP), durante tentativa de fuga na madrugada de terça-feira (20), morreu ao meio dia desta sexta-feira (23), no Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, onde estava internado desde a madrugada de terça.
De acordo com os parentes de Givanildo Lopes, em relato a Comissão de Defesa dos Direitos Humandos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, que está acompanhando o caso, depois de baleado durante a tentativa de fuga, ele teria sido espancado pelos monitores, ainda no CDP.
A Corregedoria de Estabelecimentos Penais já estaria apurando o caso desde a terça-feira. 
Tanto a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, quanto a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos aguardam o laudo do Instituto Médico Legal (IML) sobre as causas da morte de Givanildo Gonçalves Lopes. O laudo deve ser juntado à investigação e encaminhado para a polícia, para abertura de inquérito criminal.

De acordo com o presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Luis Antônio Pedrosa, a família relatou que depois de constatar que não havia UTI para Givanildo Lopes no Socorrão II, parentes tentaram atendimento em outras unidades de saúde de São Luís, mas nenhuma aceitou receber o detento, que acabou ficando no Socorrão II, sem o atendimento adequado. 
A Semus informou que ele deu entrada no hospital pela polícia, com traumatismo craniano gravíssimo, sem indicação de cirurgia, ficando internado até esta sexta, quando morreu.




Com Informações do imirante.com

Um comentário:

  1. Infelizmente mais uma vitima foi feita por descaso de médicos(q são pagos pra salvar vidas), de diretores de hospitais, e de todo corpo q compoe um hospital, é triste saber que um ente da nossa familia além de ser espancada por montros q espero q um dia saibam o que familia de Givanildo passou, pois cada um de nós estará sujeito a passar por essa mesma tristeza, mesmo assim ele's nao pensaram quando tiraram a vida dakele rapaz, e ainda jogaram em um hospital que vendo a situação q ele estava ainda deixaram jogado como se fosse um cachorro por mais de 05:00 hrs , imagine vc's vê um familiar seu naquela situação. POr fim quero deixar meus pesames a familia e dizer a todos que o nosso maranhão em geral , tá uma bosta e sinceramente não tem um pingo de orgulho de nascida e moradora desse estado que deixam as pessoas morrerem a minguas ... Aurea Flor

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.