30 de setembro de 2011

Estreia no Blog: "Sexta na Câmara..."

Sexta na Câmara...



     O blog inicia nesta sexta-feira, 30 de setembro, uma coluna especial: "Sexta na Câmara".
Todas as sexta-feiras vamos mostrar as principais discussões ocorridas na Câmara de Vereadores de Santa Inês. Uma forma de manter você informado sobre a pauta da casa. 


     Primeiro vamos falar de quem não deu as caras na sessão de hoje, (30), presidida por Orlando Mendes (PDT): 


Creusa da Caixa (PCdoB)
Madeira de Melo (DEM) 
Otacília Rios (PTdoB). 


     Ainda pelos corredores havia vereador se queixando dos faltosos.


     Na ordem do dia, a votação do projeto de lei elaborado pelo poder executivo de Santa Inês que determina a isenção de impostos de qualquer natureza sobre serviços prestados por empresas em projetos vinculados ao programa do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida". Aprovada por unanimidade. Na verdade é a contrapartida do município à implantação do programa em Santa Inês.


Desenrolar...


Deutz Cavalcante (PT) cobrou uma maior participação da comunidade nas sessões itinerantes e falou sobre as inúmeras especulações em torno das eleições de 2012. Disse, inclusive, que ouviu dizer que Sousa Neto seria o vice de Ribamar Alves. Deutz cobrou assistência do poder executivo municipal na escola Humberto de Campos, no bairro São Benedito. Segundo Deutz, os computadores da escola estão guardados, ainda caixa, há pelo menos dois anos.


Moacir Veríssimo (DEM) insistiu na cobrança de ambulâncias para a zona rural.O vereador fez questão de enfatizar que nasceu e se criou na zona rural e conhece as carências de comunidades de povoados. "Lá pessoas passam situação difícil, sem assistência", disse o parlamentar.


Nazeu Rodrigues (PDT) iniciou o discurso falando sobre as eleições de 2012. O vereador citou um texto publicado no blog do atual secretário estadual de esportes do Maranhão Joaquim Haickel. No texto, Joaquim confirma que foi convidado pelo empresário João Rolim a ser o candidato da situação em, Santa Inês, nas eleições de 2012. Nazeu foi categórico: "Cadê o respeito que João Rolim tem com a gente? Quer dizer que ele pensa que é só falar com Cabral, Bringel e Joaquim e decidir, sem ouvir a gente? É uma pena!"
Antes de finalizar negou que Sousa Neto (que é sobrinho de Nazeu) seria vice de Ribamar. Disse apenas que Sousa Neto está decepcionado com o PMDB e deve mudar de legenda nos próximos dias.


Manoel do Sindicato (PMDB) disse que a população cobra muito dos vereadores, mas não aparecem para conferir, por exemplo, a prestação de contas da câmara. Além disso, o vereador elogiou os trabalhos da Secretaria de Obras de Santa Inês em bairros como Cohab e Vila Edmundo Rios.


Aldoniro Muniz (PP) Falou sobre o grande incentivador do esporte no município, Lino "Tijibú", que morreu esta semana por complicações cardíacas e falência múltipla dos órgãos. Aldoniro solicitou moção de pesar ao falecido esportista ilustre. O vereador propôs à casa que inserisse, no orçamento do município, duas ambulâncias que pudessem atender especialmente à zona rural. Aldoniro repercutiu o discurso de Nazeu Rodrigues sobre o grupo da situação: " Cabral, Bringel e João Rolim. O grupo é só eles três. Precisamos ter coragem e dizer o que a gente pensa." Caso contrário, seja lá quem for que eles escolherem [para ser o candidato do grupo à prefeito] nós vamos apoiar, ninguém vai dizer o contrário." Aldoniro anunciou que também está trocando de partido. Disse: "vou a São Luis procurar um partido que o aceite como integrante" completou sorrindo.


Toinha Leal (PMDB) Lembrou a trajetória de vida e  pediu moção de pesar a "Oswaldo Jornaleiro".
A parlamentar disse ainda que o PMDB perderá um grande político caso seja confirmada a saída de Sousa Neto. "Pessoa boa. Vai fazer falta no partido".







4 comentários:

  1. Muito boa iniciativa, excelente cobertura, vou está sempre ligado aqui no blog toda sexta-feira... sempre tive vontade de acompanhar as sessões na câmara de vereadores, só o que atrapalha é o horário, de acordo com a lei de responsabilidade fiscal aplicada aos municípios essas sessões tem que ser divulgadas no seu conteúdo para o máximo de pessoas possíveis e vc está fazendo isso, o vereador que reclamou a presença está por fora desse fato, pois é eles vereadores que tem que divulgar o que é discutido nas sessões.

    ResponderExcluir
  2. Você mas uma vez esta de parabés, isso ai é uma boa pedida pra gente que tem vontade de acompanhar essas sesses da câmara, porém concordo com Valfranio o horário atrapalha,mas agora estarei ligada toda sexta nas noticias.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a iniciativa, gostei d+. Acredito muito que nossa sociedade não ficará para sempre inerte ao que acontece de ruim dentro do legislativo e executivo principalmente. A autonomia dessa Câmara há muito tempo foi usurpada, em 2012 espero uma renovação no legislativo atual. Pouquíssimos representam de fato, o que teriam que representar: A VOZ DO POVO. Muito bom em ver que Aldoniro e meia dúzia estão meio que decepcionados com Roberth, estão bebendo do próprio veneno afinal foram eles mesmos que subiram em palanque defendendo esse modelo arcaico de fazer política.
    2012 REAGE SANTA INÊS.

    ResponderExcluir
  4. Marcus Vinicius/ Sucram1 de outubro de 2011 às 10:48

    Ótima iniciativa Daniel Aguiar, atitudes como essa são de grande utilidade... Para mim, que moro no Piauí e voto em Santa Inês, será muito importante acompanhar o que acontece na nossa política!!
    Meus parabéns...

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.