26 de setembro de 2011

Maranhão possui mais de 1,5 milhão de pessoas sem alimentação adequada


Secretário Nacional da Caisan, Onaur Ruano

O Maranhão está entre os estados com maior índice de insegurança alimentar do país. Um total de 1,6 milhão de pessoas sobrevivem em níveis extremos de pobreza e sem acesso à alimentação adequada. Este e outros temas foram discutidos na IV Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional (IV Cesan), que aconteceu de 21 a 23 deste mês. O secretário executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que integra o Ministério de Desenvolvimento Social, Onaur Ruano, esteve em São Luís para o evento. Ruano fez a abertura da conferência com a palestra “Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional”, às 15 horas.
Durante o evento foram discutidas propostas para execução de políticas que garantam a segurança alimentar adequada às comunidades.  “Temos aí cerca de 25% da população maranhense em insegurança alimentar. Esse cenário precisa ser modificado”, ressaltou o presidente do Consea-MA, Miércio Roberth Martins Lopes. Ele destaca que o evento firmou compromissos entre os governos para efetivar políticas que garantam a alimentação adequada no estado. No encerramento da conferência serão eleitos os delegados para a conferência nacional, que acontece de 7 a 10 de novembro, em Salvador, Bahia.
A IV Cesan aconteceu nos dias 21 a 23, no Centro de Estudos Social Rural(CESIR)/FETAEMA, na rua Urucutíua nº 11/Araçagi-São Luís(após o restaurante Cantinho da Roça). A IV Cesan é promovida pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Condesa-MA) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). Participam da conferência gestores dos municípios maranhenses, sociedade civil e comunidades tradicionais.
Benefícios
O Maranhão é alvo de importantes programas do MDS. No estado são mais de 891 mil famílias inseridas no Bolsa Família. Mais de 181 mil idosos e portadores de deficiência recebem um salário mínimo pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Quatro cozinhas comunitárias, dois restaurantes populares e um banco de alimentos atuam na distribuição de refeições diárias. Somado a estes programas, órgãos de apoio atuam em parceria: são 299 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 116 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
Articulação
A missão da Caisan é promover a articulação e integração das entidades da administração pública federal quanto à segurança alimentar, em todo o Brasil. A Caisan atua junto a 19 ministérios na discussão, elaboração e execução da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) nos estados brasileiros.
Fonte: Consea-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.