19 de setembro de 2011

Moradores de Santa Inês reclamam de queimadas urbanas

Moradores de Santa Inês continuam reclamando de transtornos causados pela alta emissão de fumaça oriunda de queimadas urbanas. Quem sofre de algum problema respiratório teme ter a doença  agravada por causa da fumaça. Um morador  de Santa Inês registrou um dos inúmeros focos de queimada que ocorrem na cidade diariamente. E denuncia:


Rhoney Soares': "Oi Daniel, seguinte: eu não sei se vc percebeu mas já fazem alguns dias que estão
fazendo algum tipo de queimada aqui na cidade e aproveitam a noite e
madrugada pra isso. Ontem por exemplo a cidade estava totalmente tomada
pelas cinzas. Comentando com minha familia e alguns amigos eles me disseram 
que tambem estavam sentindo algum tipo de problema respiratório por causa
dessa queima. Não sei o que é, nem quem é o responsável, mas consegui uma
foto, essa aí abaixo."






     O fogo consumiu o mato seco da lateral do Ginásio de Esportes João Cambinha. A foto foi tirada na manhã desta segunda-feira, (19). Ao fundo, na imagem, dá para se ter uma ideia do tamanho do transtorno. As casas quase desaparecem em meio a tanta fumaça liberada pela queimada.


     A foto abaixo publicada no Jornal Agora Santa Inês em março mostra um manto de fumaça sobre a cidade de Santa Inês.




Equipes da Vigilância Sanitária e do Departamento Municipal de Meio Ambiente do município iniciaram um trabalho de fiscalização e combate a queimadas urbanas em bairros da periferia da cidade em meados de março desta ano.


Inicialmente o objetivo seria esclarecer a população sobre os prejuízos causados pelas queimadas.  Numa outra etapa, quem fosse pego cometendo o mesmo crime (as queimadas são consideradas crimes ambientais) seria notificado e encaminhado ao ministério publico. O problema é que as fiscalizações ou terminaram ou não surtiram o efeito esperado pelos moradores que sofrem com a fumaça.


Rhoney Soares' "[...] Denuncie isso, tenho certeza que minha familia e meus amigos não são os 

unicos prejudicados com esse transtorno.

Obrigado."


Um comentário:

  1. As queimadas são um crime letal e odioso. Registre um BO no distrito policial, mesmo que não saiba quem queimou. Houve um crime e isso basta. As autoridades têm obrigação de investigar quem foi o autor e tomar as medidas legais. Mantenho o site www.queimadasurbanas.bmd.br
    Saudações ecológicas, Edson Delattre
    delattre@unicamp.br

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.