23 de setembro de 2011

Fumaça do Lixão de Santa Inês revolta moradores


Foto: Hudson Braz

 Moradores dos bairros Canaã, Santo Antonio, Vila Adelaide Cabral e parte do Pra Morar I e II dizem que não suportam mais tanta fumaça oriunda de focos de queimadas no Lixão de Santa Inês.

 “Todos nós estamos com algum problema respiratório. É uma gripe sem fim. E acho que isso pode até causar outras doenças que nós não sabemos” – reclama José Silva, aposentado.

As crianças são as que mais sofrem com tanta fumaça. 
 “Tenho um neto que está tendo crises de asmas, fica sem ar, já levei ele várias vezes à emergência por causa dessa fumaça” – diz Maria da Conceição, dona de casa.

De acordo com o Chefe do Departamento do Meio Ambiente do município, Jonildo Oliveira, quem coloca fogo no lixo são os catadores. “Recentemente eu localizei dois catadores que atearam fogo em um pneu para retirar o cobre do objeto. E esse fogo se expandiu, ficando incontrolável. No entanto, durante o dia, devido ao vento, a fumaça se esvaia, mas durante a noite ela paira sobre os bairros próximos ao lixão” – explicou o Chefe do Departamento do Meio Ambiente.

Jonildo Oliveira diz ainda que na tentativa de controlar o fogo, diariamente, “é colocado água e já foi feita até raspagem”. Mas o problema ainda persiste.

E, se os prejudicados aguardam uma reposta animadora, eis a que foi dada pelo chefe do Departamento de Meio Ambiente:  “estão sendo estudadas maneiras de solucionar de vez esse problema”.


Fumaça Urbana

Foco de queimada ao lado do ginásio João Cambinha

Ainda de acordo com Jonildo Oliveira,  já foi feito um mapeamento dos locais onde a situação é mais grave. E o primeiro passo será de conscientização dos moradores, e em seguida, caso persista o problema, as pessoas envolvidas serão punidas. “Nós sobrevoamos a cidade e registramos muita fumaça. Vamos realizar nos próximos dias uma campanha de sensibilização dos moradores” – diz.
    
     A tal campanha parece que vai começar de novo. Há cerca de seis meses essa foi a mesma reposta dada pelo Departamento de Meio Ambiente. Ou não houve trabalho nenhum de conscientização ou não foi bem executado.

     O trabalho do Departamento foi realizado em conjunto com a Vigilância Sanitária do Município em meados de março deste ano. De lá pra cá absolutamente nada mudou. Moradores de Santa Inês dizem que os focos só aumentaram desde então. E a fumaça densa paira sobre a cidade.
     
     
  
Com informações do Portal de Notícias Vale do Pindaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.