(Foto:Divulgação) |
Encenada por alunos do curso técnico de logística do IFMA/Santa Inês, a peça “O Golpe do Baú” é uma comédia vaudeville, também conhecida como teatro de variedades, que mistura teatro e musical.
O figurino, a maquiagem, os personagens e a mistura curiosa de teatro e música transportam o público para outra época.
Não há como não se encantar e torcer por Xexéu, vivido pelo estudante de Logística, Caio Neves. “Eu nunca tinha feito teatro antes, nem sabia como era. Não sabia que tinha talento para isso”, revela o jovem artista. Sem esquecer Luanderson Aleffe e seu hilário personagem Escopeta, com tiradas mordazes e trejeitos politicamente incorretos.
“Eu achei maravilhoso. O texto é muito inteligente e a plateia participa muito, ri o tempo todo. Eu fiquei encantada com o fato dos atores conseguirem improvisar quando esquecem o texto!”, conta a professora Aparecida Serejo, que assistiu a apresentação durante o encerramento da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) do Campus Santa Inês.
O enredo
A peça “O Golpe do Baú” foi escrita pelo professor de Artes do Campus Santa Inês, Franklin Carneiro. "Ela está dividida em duas tramas que se entrecruzam. A comédia conta as peripécias de Rufião, Escopeta e Xexéu, três malandros que vivem fugindo da polícia e que são especialistas em pequenos golpes e embustes que nem sempre dão certo”, explica o professor Franklin.
Além desses personagens, também faz sucesso a atuação do Capitão Asclepíades Parcifal, personagem central do segundo núcleo e que tem três difíceis missões: casar sua filha mais velha, Porcária, impedir que sua filha mais nova Juju se envolva em aventuras amorosas, e manter a paz entre Romã, sua irmã solteirona e rabugenta, com Ambrosia, sua esposa.
A Companhia de Teatro do Campus Santa Inês está disponível para levar a peça “O Golpe do Baú” para os outros campi do IFMA.
FICHA TÉCNICA
Texto, direção e concepção cenográfica- Franklin Carneiro
Execução dos figurinos - lenda Vera e Veronica Carneiro
Execução dos adereços- Veronica Carneiro
Execução da maquiagem- Cia de Teatro Contemporâneo
Elenco (Por ordem de entrada)
Eduardo Witalo (Rufião)Aleffe (Escopeta)
Franklin Carneiro (Capitão Asclepíades Parcifal)
Suzane Araújo( Ambrosía)
Ana Paula Fernandes (Porcária)
Isadora Regina (Juju)
Rita Y. Melo (Romã)
Caio Neves (Xexéu)
Paula Tayane- (Ricota)
Matheus Farias (Vicerey)
Romário Lima (Bodó)
Com informações do IFMA
Editado por Notas do Daniel Aguiar
PUBLICIDADE
Deve ser interessante essa peça. Pelo menos pelo que diz a matéria parece que vale a pena assistir. Acho que vou pedir para meu pais me levar lá no ifma pra ver. gosto muito de peças de teatro.
ResponderExcluir