14 de dezembro de 2012

O papel dos municípios para o desenvolvimento do MA, segundo Washington Luiz




(Foto/Divulgação)
"Os municípios exercem papel fundamental e estratégico para o desenvolvimento do estado e do país, por isso vamos apoiá-los, fazendo interlocução com os órgãos estaduais e federais. Queremos ver nosso Maranhão crescendo com modernidade e progresso", afirmou o vice-governador, Washington Luiz durante o Seminário Gestão Municipal e Desenvolvimento Sustentável, que reuniu prefeitos e vice-prefeitos eleitos do Maranhão nesta sexta-feira (14), no auditório da Casa Cor, em São Luís.

O seminário contou com a presença de representantes de órgãos federais no Maranhão, entre os quais: Banco do Brasil, Correios, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Fundação Palmares, com objetivo de prestar informações aos novos gestores acerca dos programas e fontes de recursos que possam contribuir como uma gestão publica democrática e eficiente.

"Iremos viabilizar junto ao Governo Federal recursos disponíveis para que os municípios se desenvolvam de forma sustentável com distribuição de renda, fortalecimento da agricultura familiar e a sejam estimulados para firmarem parceria entre o poder público e iniciativa privada para o enfrentamento à pobreza em nosso estado, que é o principal objetivo do Governo do Estado", enfatizou Washington Luiz aos gestores municipais.

À convite do vice-governador, estiveram presentes prefeitos e vice-prefeitos eleitos dos municípios de Mirinzal, Alcântara, Urbano Santos, Presidente Dutra, Arari, Turilândia, João Lisboa, entre outros. O seminário foi promovido pela empresa ECO Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (IBRAD) e a Fonmart Tecnologias.

O professor Sabetai Calderoni, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável, apresentou o modelo de cidades sustentáveis, que envolve todos os aspectos sociais do município, bem como o plano de gestão de resíduos sólidos e implantação da central de reciclagem, citando exemplo de Alcântara, cujo projeto está em andamento. "Sustentabilidade não encarece, valoriza", realçou Calderoni.

Outro projeto compartilhado com os gestores foi "Cidades Digitais", com implantação da Infovia como ferramenta de inclusão digital e compartilhamento de informações, melhorando a gestão pública; além disso, foram discutidas questões como planejamento municipal; modernização tributária; fontes de financiamento - programas Federais, acesso via Governo Federal; e acesso a financiamento local.

"Hoje os municípios estão precisando de orientações para captar recursos para atender suas demandas e isso é possível com articulação política que possibilite a interlocução com o governo federal. Esse seminário deu um passo importante para aproximação dos prefeitos e o Governo", declarou o prefeito eleito de Alcântara, Domingos Araken.

Amaury Almeida, prefeito eleito de Mirinzal, agradeceu o apoio que vem recebendo do vice-governador Washington e a oportunidade de participar do seminário que, segundo ele, foi enriquecedor para a nova gestão municipal. "Agradeço o convite que me oportunizou enriquecer conhecimentos e informações sobre a gestão municipal, para serem colocados em prática a partir de primeiro de janeiro", ressaltou o gestor.

Maria do Espírito Santo, vice-prefeita de João Lisboa, também comentou o apoio do Governo do Estado que se preocupa com o desenvolvimento do Maranhão, a partir do crescimento dos municípios. "O que adquiri hoje vai dar sustentabilidade para iniciarmos nosso trabalho e o apoio que estamos recebendo do Governo do Estado, na pessoa do vice-governador, com certeza vai nos ajudar bastante a administrar nossa cidade", avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.