15 de agosto de 2013

Centenas de pessoas participam de Mutirão da Catarata em Santa Inês

(Foto: Alex Carlos)

O pátio da escola Maria Martins Bringel, no bairro Sabbak, em Santa Inês, esteve lotado durante toda a manhã desta quinta-feira, 15. Centenas de adultos e idosos foram beneficiados por um Mutirão da Catarata realizado pela prefeitura de Santa Inês.



Nesta primeira etapa, uma equipe de oftalmologistas especializados fez triagem de pacientes, na qual detectou casos graves e leves de catarata. Na ocasião, os especialistas detectaram, ainda, casos de pacientes com glaucoma, uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão dentro do olho que provoca lesões no nervo ótico.  



Nesta sexta-feira (16), os pacientes serão submetidos a cirurgias gratuitas no Hospital Tomaz Martins, a partir das 14 horas.

Enquanto os presentes aguardavam atendimento nesta quinta-feira, assistiram palestras e apresentações teatrais informativas sobre doenças dos olhos e os cuidados que devemos ter com a visão. Quem preferiu, pode aferir a pressão arterial, fazer o teste de glicemia ou, ainda, comer sopa de legumes e verduras servida durante toda a manhã no pátio da escola.


A CATARATA

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.

Sintomas

Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.

No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos.

Causas

A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida.

A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente filhos de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação).

Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.

Diagnóstico

O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão (aparência de véu esbranquiçado nos olhos.

Tratamento

O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia - simples, rápida e feita sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.

O cristalino pode ser retirado inteiro ou por facoemulsificação (um aparelho tritura e aspira o cristalino), que tem a vantagem de exigir corte menor e menos suturas. A cirurgia da catarata exige cuidados pós-operatórios como qualquer outra intervenção cirúrgica.

Recomendações

* Não use colírios, especialmente os que contêm corticóides, sem
recomendação médica e respeite o prazo determinado pelo médico para aplicação do medicamento;

* Procure um oftalmologista imediatamente se notar qualquer inflamação ou sofrer algum trauma na região dos olhos;

* Consulte também o oftalmologista sempre que notar alguma alteração visual.
A evolução da catarata é lenta, pode ocorrer primeiro em um dos olhos e a pessoa vai se acostumando com a perda progressiva da visão;

* Não tenha medo da cirurgia. Os resultados são animadores e a recuperação, muito rápida.

4 comentários:

  1. es campanha não tem nada com prefeitura e governo do estado

    ResponderExcluir
  2. parabéns diretora Ubiranir por receber todas essas pessoas com sua educação,seu sorriso, amor e dedicação pelo povo do bairro sabak, valeu viu!

    ResponderExcluir
  3. verdade essa minha diretora é sempre assim alegre é compreensiva parabéns Ubiranir

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.