14 de agosto de 2013

Vereadores governistas endurecem discurso contra prefeito de Santa Inês

A base governista da Câmara de Vereadores de Santa Inês resolveu endurecer os discursos direcionados ao executivo municipal de Santa Inês. As cobranças feitas no último fim de semana durante sessão ordinária da casa, trouxeram à tona pelo menos três situações já evidentes nos bastidores, mas que ainda não era de conhecimento público.

A primeira está diretamente relacionada à insatisfação de alguns parlamentares da base de Ribamar Alves diante de um suposto "distanciamento" do prefeito. Vereadores considerados importantes para o grupo reclamam de abandono e esquecimento total. Enfermeiro Victor e Akson, por exemplo, queixaram-se afirmando que cabos eleitorais, remanescentes da última campanha, têm mais "moral" com o prefeito do que os vereadores situacionistas.

A segunda situação a se tornar pública está ligada à fragilidade da base do governo, talvez até consequente da situação relatada acima. No calor dos embates políticos, governistas mostram-se despreparados na hora de defender o grupo. Prova disso foi a sessão do último fim de semana da qual professores da rede municipal de ensino participaram para revindicar o pagamento do Piso Salarial Nacional, inclusive com o pagamento do retroativo de janeiro até agora.

Os educadores tiveram acesso à tribuna da casa e não perderam tempo: desceram a lenha. Cobraram direitos assegurados por lei e prometeram só parar de reivindicar quando a questão for resolvida.

"Estamos cobrando o retroativo porque o prefeito prometeu que pagaria o piso assim que assumisse a prefeitura. Isso está registrado em cartório", assegurou a professora Francinete Oliveira. 

"Queremos coisa concreta. Estamos cansados de palavras vazias.  Não é um favor que estamos pedindo ao gestor. Não podemos nos privar de reivindicar nossos direitos", disse a professora e membro da Comissão Provisória de Fundação do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Santa Inês, Marcilene Emanuelle Lima.

Alguns vereadores não sabiam sequer qual o valor do Piso Salarial Nacional e muito menos quanto recebe, atualmente, um professor da rede municipal. Faltou argumento porque muitos ali continuam despreparados para debater determinados assuntos. Uma falsa representatividade que facilmente de desfaz no primeiro grito ao pé do ouvido.

Em que pé está a elaboração do Plano de Cargos e Salários? Os professores manifestantes denunciaram que o Sinproesemma, responsável pela elaboração do plano, trabalha em conchavo com a atual gestão  e discute o plano a portas fechadas. Se é assim, os vereadores situacionistas teriam acesso direto ao tal plano e, caso tivessem interesse, teriam argumentos para discutir o assunto com os professores. Mas, não foi bem isso que se viu no último fim de semana.

O terceiro ponto que merece ser destacado aqui, até por uma questão de justiça, é a falta de transparência do atual governo. Alguns vereadores afirmam que até tentam buscar informações na prefeitura, mas não conseguem respostas. Sem respostas não há como defender o grupo ou esclarecer possíveis erros de interpretação. 

Diante dos três pontos relatados acima, a oposição se esbalda. Os vereadores Madeira de Melo, Aldoniro Muniz e Dr. Tomaz, por exemplo, pareciam "pinto no lixo" na última sessão. Madeira aproveitou que a casa estava lotada e disparou denúncias e reclamações. Algumas denúncias até bem graves. "Tem uma secretária aí, chamada Solange e a filha dela que toda semana viajam para Pernambuco. Gostaríamos de saber quem é que está pagando as passagens. O salário dela é R$ 6 mil. Ela gasta 4 passagens por semana, 16 por mês. O salário dela não dá pra isso", disse o vereador.

O presidente Franklin Seba pediu que as denúncias fosse registradas em ata e apuradas com rigor.

O vereador Dr. Tomaz sugeriu que fosse marcada uma reunião entre os professores e a secretária de Educação de Santa Inês. "Temos que buscar a valorização da classe dos professores. Vamos promover uma reunião sadia entre os manifestantes e a secretária Concita afim de apararmos as arestas. Esta casa pode intermediar a reunião"

Para o vereador Enfermeiro Victor, "É hora de parar de falar e agir. Vamos nos unir. Precisamos acordar para o nossa realidade. A população merece respeito. Não podemos admitir que pessoas desqualificadas (cabos eleitorais) sejam responsáveis pela escolha de professores que irão educar nossos filhos".

Antonio Silva disse que "as reivindicações dos professores são justas. Não podemos deixar de apoiar. O prefeito tem que se posicionar, não pode se omitir".

O vereador e vice-presidente da Câmara, Ademarzinho, declarou apoio aos professores e agilidade na apuração das denúncias feitas por Madeira de Melo.

Akson Sousa foi além e disse que estava envergonhado com o que ele chamou de descaso da prefeitura: "Eu fico com vergonha. As pessoas estão me chamando de vereador dos buracos. Basta ir à minha rua, para ver um monte de buracos. As pessoas passam e dizem nessa rua mora o vereador Akson, o vereador dos buracos".

Solange Nerval disse que na Escola Catarino Pinheiro, localizada no povoado Encruzilhada, os estudantes estão comendo pão seco como merenda. "Lá tem outras merendas, mas eu sei que estão servindo pão seco", afirmou a vereadora.

O líder do governo na câmara, vereador Orlando Mendes, sugeriu que a casa transformasse as reivindicações dos professores em requerimento assinado por todos os vereadores e enviado ao gestor. Orlando foi o único que defendeu a presidente do Sinproesemma em Santa Inês, Maria Zuíla. "Não se pode dizer agora que a Zuíla não presta. Ela precisa ser respeitada e reconhecida como uma das grandes defensoras da categoria neste município. Todos sabemos o quanto ela lutou e ainda luta", disse.

A vereadora e professora Vera foi alvo de ataques diretos e indiretos - que partiram, claro, de professores que manifestaram insatisfação com a suposta inércia da vereadora diante da luta dos educadores de Santa Inês. Vera defende-se e, pela primeira vez, elevou o tom na tribuna da câmara. "Eu alfabetizo há 25 anos no bairro Sabbak. Estou como vereadora apenas de passagem. Tenho orgulho de ser professora e luto, sim, por melhorias para nossa categoria. Ainda tem gente que abre a boca pra dizer que eu não faço nada pelos professores", disse a vereadora. 



27 comentários:

  1. o melhor prefeito de santa ines hhhhaaaahhhhhhaaaaa

    ResponderExcluir
  2. prefeito ladrão,enrolão e vereadores todos vagabundos,mas a população merecem estão só colhendo o que plantaram,não era a mudança que queriam?está aí a grande mudança todos tomando no (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa cara é um revoltado na vida falando mal até dos vereadores que sempre votaram nos grandes projetos que irão engrandecer a nossa querida Santa Inês. Vagabundos foi a melhor expressão que ele encontrou para caracterizar os edis que foram escolhidos pelo povo, assim é mesmo que dizer que o povo é igualmente v.........., coisa que não encaixa na seriedade dos nossos valorosos Vereadores. Eu quero é parabenizá-los pelo eles têm feito. Tenho assistido todos os debates naquela casa legislativa e acho que esse cara que fala mal dos nossos edis não passa de um moleque de ponta de rua, roubando a seriedade de quem tanto vem contribuindo pela grandeza de nossa querida Santa Inês. xô xô xô seu f. p.

      Excluir
  3. HA TRANSPARENCIA NO GOVERNO DO RIBAMAR E O QUE FALTA É COMPETENCIA DOS VEREADORES EM IR BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE O QUE PODE BENEFICIAR A POPULAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Professores estão de parabéns pela manifestação. Pena que não deu muita gente mas vale a pena lutar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muita palhaçada uma coisa dessas. tem professora aí que está querendo ganhar mídia para se candidatar a vereadora. tem professora aí que está zangada com a zuíla e por isso resolveu manipular meia duzia de outros professores para criar o proprio sindicato. tem professora aí que não vale o que o gato enterra e fica dizendo que está lutando pelos professores. tem professora aí que toda vez que bebe diz pra todo mundo que VAI DERRUBAR O RIBAMAR. não tem nada a ver com os professores a briga aí é pura política. todo mundo sabe disse
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Como é que vai muita gente? O Ribão ta perseguindo todo mundo.

      Excluir
  5. É muito fácil ser do lado do povo quando o povo dá pressão né?
    Mas esses mesmos vereadores aprovaram 145 cargos comissionados para Ribamar empregar quem ele quisesse, esses mesmos vereadores sabem que a rodoviária já recebeu 90 mil reais para ser reformada e mais 16 mil para construção da praça da juventude no ginásio, esses mesmos vereadores sabem que tem professor de creche que não tem nem o ensino médio direito, sabem que tem parente do Ribamar marajá recebendo salário e estudando em Bacabal na FEBAC, sabem que podem fazer algo pelo povo mas desde a eleição do Seba pra presidente da câmara que negociaram apoio ao Riba Má e agora estão encurralados por que o governo dele tá uma MERDA e estão queimados com o povo. Não adianta agora querer ser do lado do povo. Até por que não vão poder fazer nada senão o Riba Má tira os contratos que deu pra os senhores vereadores. Na imprensa ficam a favor por trás vão beijar os pés do Riba Má.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI ANÔNIMO, PORQUE VOCÊ NÃO DÁ OS NOMES, FICA ÀS ESCONDIDAS COMO ANÔNIMO PARA EXIBIR COISAS ABSURDAS CONTRA O PREFEITO E OS NOSSOS VEREADORES, TE TOCA, ACORDA, JÁ QUE VOCÊ TAMBÉM É UM MARAJÁ DE PRIMEIRA, RECEBE SEUS HONORÁRIOS SEM TRABALHAR. EU SEI QUAL É A TUA: TENTAR DESMORALIZAR O NOSSO PREFEITO, MAS ESSA CARAPUÇA NÃO CABE NO RIBAMAR E NEM TÃO POUCO EM NOSSOS VEREADORES. SEI DE ONDE ESTÁ VINDO AS SUAS MALDOSAS INSINUAÇÕES, TE CUIDA,TEU EMPREGO PODE ........

      Excluir
    2. SEU ANÔNIMO BURRALDO, O SEBA FEZ UM DISCURSO RECENTEMENTE NA CÂMARA QUE NÃO É VEREADOR DO RIBA, MAS SIM DO POVO, ELE NÃO FAZ NADA AS ESCONDIDAS, E TODOS OS VEREADORES TÊM GRANDE CONSIDERAÇÃO COM ELE. SEBA É COMO ELE MESMO DIZ: NÃO SE VENDE E NEM SE RENDE - SEBA É DO POVO E O POVO É DO SEBA. OLHA VOU TE DIZER UMA COISA: SE TU ÉS DO 15, TE SEGURA, PORQUE MUITA COISA VEM AI PARA ENGRANDECER A NOSSA TERRA, POIS ENQUANTO O ROBERT PASSOU 8 ANOS VOCÊS NUNCA FALARAM MAL DELE QUE DEIXOU OS BURACOS NA RUA COM O ASFALTO ESPONJA E QUE AGORA O RIBAMAR FICA LEVANDO PAULADA DE VOCÊS. EU QUERO SÓ VER VER O ÊPA QUE VOCÊS DO 15 VÃO DAR! SEGURA PEÃO! O RIBAMAR VEM AI E VEM QUENTE, QUEM VIVER VERÁ!

      Excluir
  6. Concordo com o post acima, não estou aqui defendendo prefeito, mais fala sério, essa meia dúzia de "PROFESSORES REVOLUCIONÁRIOS" nunca haviam levantado uma bandeira antes, viviam mamando nas tetas das gestões passadas, ou seja, sem sujar os dedos de giz, só em cargos de direção, coordenação...Agora vem com discurso furados só porque com a atual gestão tiveram que "METER A MÃO NA MASSA" o que não era de costume. E ainda vem criticar quem realmente tem amor pela profissão e defende e luta pela causas da educação que é a Professora Zuíla. Essa tal de Marcilene que só desfila em corredores de escolas, nunca pegou numa bandeira e muito menos num giz agora que cantar de galinha choca, fala sério... Vão criar vergonha na cara e encarar a profissão que escolheram.

    ResponderExcluir
  7. A professora zuila merece respeito . Lembro muinto bem zuila sempre correu atraz cobrando o piso dos professores na gestao anterior. e tem algumas pessoas q dizem q e professor nao moviam um dedo sequer ficavam so de camarote . E agora tem alguns professores ai que ficaram com raiva porq o cadidato dele perdeu ai querem se aparecer

    ResponderExcluir
  8. O engrassado que na gestao passada o ex prefeito nunca pagou piso e ninguem via manifestacao e so agora estao cobrando seus direitos vcs sao professores ou sao balaios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI, O ANTIGO PREFEITO NÃO PAGOU O PISO E POR ISSO A RESPOSTA QUE ELE RECEBEU FOI A DERROTA DO CANDIDATO DELE, ESSA FOI A RESPOSTA, AGORA TEM MANIFESTAÇÃO E O ATUAL AINDA NÃO PAGOU, ELE DEVE TER A RESPOSTA DELE FUTURAMENTE TAMBÉM, NÃO FALEM BESTEIRA.

      Excluir
  9. REVOLUÇÃO NA GESTÃO DE PILANTRAS, LÁ EM SÃO LUIS TODOS SABEM DO ROMBO QUE ESTÁ ACONTECENDO EM SANTA INES, VAMOS PARA LUTA MEU POVO, PARTI PRA CIMA DESSES SEM FRONTEIRAS!!

    ResponderExcluir
  10. E as brigas que tem nas secretarias não esta escapando nem os filhos dos babão do Riba mala que estão trabalhando !! e sendo jogados de um lugar para o outro sem destino...

    ResponderExcluir
  11. Só na hora da pressão. Pois esses vereadores comem na mão do prefeito.

    ResponderExcluir
  12. Quando os aprovados do último concurso foram na câmara todos os vereadores disseram estar do lado dos aprovados. Mas nunca exigiram a posse dos concursados ao prefeito, até porque a prefeitura ta cheia e contatados colocados pelos vereadores. São um bando de corruptos.

    ResponderExcluir
  13. So DEUS mesmo para nos proteger, existem varios pais de familias que foram demitidos, e no entanto esses pobres coitados nem o fundo de garantia a prefeitura que liberar, o ministerio publico deveria manifestar-se, E os que se dizem denfensores do povo o tal dos veredores, eh uma falta de respeito o que esta acontecendo, la na prefeitura tem uma tal de SIMONE E OUTRA DUAS QUE TRATAM OS IDOSOS COM SE FOSSEM LIXO

    ResponderExcluir
  14. MUITO BEM LEMBRADO O CASO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA Q FORAM DEMITIDOS. SAO PAIS E MAES DE FAMILIAS QUE ELES FICAM HUMILHANDO, BOTAM UM ADVOGADOS LA NA SECRETARIA DE EDUCAÇAO. SENDO QUE OS MESMO SO DAO INFORMAÇOES MENTIROSAS. DIZENDO QUE ELES NAO TEM DIREITO A ABSOLUTAMENTE A NADA. NEM MESMO O FGTS ELES VAO LIBRAR. ISSO EH UMA FALTA DE RESPEITO DESSE GOVERNO SEM FRONTEIRAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU CARO AMIGO VOCE TEM A MEMORIA CURTA, O GESTOR ANTERIOR TAMBEM FEZ ISSO E ATE HOJE TEM GENTE NA JUSTIÇA, ELE CONFISCOU O FGTS DE MUITOS. A DIFERENÇA AGORA E QUE NAO E ELE QUE ESTA NO GOVERNO... AH SE NAO FOSSE ESSA PAIXAO POR POLITICOS ESSAS CRITICAS SERIAM BEM VISTAS.

      Excluir
    2. PORQUE VOCÊS NÃO BUSCAM OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS PELAS DEMISSÕES? POIS FORAM O MINISTÉRIO PÚBLICO E A PRÓPRIA JUSTIÇA QUEM DETERMINOU QUE O PREFEITO FIZESSE UM ABSURDO DESSE. EU ACONSELHO A TODOS OS DEMITIDOS PROCUREM O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PARA QUE ELE POSSA ORIENTAR A TODOS PARA IREM À BUSCA DE SEUS DIREITOS, POIS OUVI FALAR QUE ELE. O SÉBA ESTÁ ENCAMINHANDO VÁRIOS FUNCIONÁRIOS DEMITIDOS À JUSTIÇA DO TRABALHO E COM CERTEZA TODOS HAVERÃO DE RECEBEREM UMA JUSTA INDENIZAÇÃO E ATÉ O SEU FGTS QUE DEVE ESTAR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. PORTANTO, MÃOS À OBRA, O SEBA É ADVOGADO E TEM DITO NOS SEUS DISCURSOS NA CÂMARA E ATÉ POR ONDE PASSA QUE É CONTRA ESSAS DEMISSÕES SEM QUE HAJA A DEVIDA INDENIZAÇÃO A TODOS!

      Excluir
  15. Na hora da pressão ficam com o povo mas por trás comem na mão do ribamá.
    governo xafurdado, bagunçado e cheio de nó pelas costas.
    quem nasceu pra ser rabo nunca vai ser cabeça..
    vereadores vão é muito brigar por concursado..se o ribamá comprou eles com contratos.. kkkkk
    e ainda tem sobrinho de ribamá estudando na febac e sendo marajá... só no inferno mesmo

    ResponderExcluir
  16. QUEM SAO ESSAS MEIA DUZIA DE FRANGAS PRA DENEGRIR A IMAGEM DA PROFESSORA ZUILA QUE E UMA MULHER SERIA E COMPETENTE, COMPROMETIDA COM A CATEGORIA. ESSAS QUE NA GESTAO ANTERIOR NUNCA PARTICIPARAM DE NENHUMA MANIFESTAÇAO, PORQUE VIVIAM MAMANDO NAS TETAS DA PREFEITURA NUNCA ENTRARAM NUMA SALA DE AULA PRA MINISTRAR AULA, ISSO MOSTRAR QUE ELAS NAO SAO CAPAZES DE ENFRENTAR O OFICIO QUE ESCOLHERAM, ENTAO PEDE PRA SAIR...

    ResponderExcluir
  17. E TEM MAIS UMA GRAVE, OS RECOLHIMENTOS DO INSS E FGTS DOS FUNCIONÁRIOS, NÃO ESTÃO SENDO FEITOS POR PARTE DE SOLANGE, LÚCIA COSTA, JOSÉLIA E THIAGO E POR AÍ VAI, PROFESSORES DENUNCIEM ISTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO, POLÍCIA FEDERAL, CGU, INSS, CAIXA ECONÔMICA, TRIBUNAL DE CONTAS, ETC...TUDO ISSO E MAIS DESTE GOVERNO INCOMPETENTE E IRESPONSÁVEL, O RECADASTRAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS ATÉ HOJE, E A CULPA ERA DOS EX-SECRETÁRIOS, FUNCIONÁRIOS, ETC...DEPOIS VAI SER ATÉ DO BRINGEL E VIANEY. RIBAMAR CRIA VERGONHA NESSA CARA DE MENTIROSO E RESPONDE POR TEUS ATOS.

    ResponderExcluir
  18. O atual prefeito não dos melhores já vistos ,mas garanto também ñ é dos piores ,sou professora de uma creche e concursada recentemente e garanto lá funciona de maneira significativa ,tem merenda ,material didático, diretora compromissada e coordenadora pedagógica estou satisfeita com a qualidade da educação na minha escola ...

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.