3 de dezembro de 2012

Morador de Pindaré é apontado pela polícia como mentor da tentativa de fraudar concurso








Antônio Ferreira Lima Sobrinho, morador da cidade de Pindaré-Mirim, popularmente conhecido por “Concurseiro”, confessou que foi aprovado em 30 concursos, sempre nas primeiras posições.

Antonio Ferreira (Foto: Divulgação)
A informação repassada ao Notas do Daniel Aguiar pelo delegado de polícia Márcio Dominici nessa segunda-feira (3), de que um professor do IFMA/Santa Inês seria suspeito de liderar a quadrilha que tentou fraudar o concurso público não foi confirmada. 
Ainda na tarde dessa segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou os mentores da quadrilha responsável pela tentativa de fraudar o concurso público realizado  pelo Governo do Estado, neste último fim de semana, na área de segurança. Presentes na coletiva de imprensa, os secretários de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, e o de Gestão e Previdência, Fábio Gondim.

“Acompanhamos todo o desenrolar das ações. Não houve nenhuma fraude consumada. Todas as pessoas envolvidas foram identificadas e autuadas antes que houvesse a fraude. O concurso público está preservado, tanto da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar quanto o da Polícia Civil, com a garantia dos técnicos da instituição FGV como também da Secretaria de Segurança”, afirmou Aluísio Mendes.

O secretário Fábio Gondim ratificou que está eliminada qualquer possibilidade de fraude no concurso. “Não houve vazamento das provas de nenhum dos concursos feitos neste final de semana no Maranhão. Todos os malotes e segurança das impressões foram preservados. Todos os beneficiados foram identificados e presos. A polícia já sabia e monitorou todos eles. Todo o certame está dentro dos mais rigorosos padrões de segurança e está preservado. Efetivamente os melhores serão selecionados”, disse Gondim.

O diretor de qualidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição responsável pelos Concursos da área da Segurança no Maranhão, Francisco Torres, afirmou também que não houve contaminação. “A SSP nos deu toda a assistência e informação necessárias para eliminar qualquer possibilidade de contágio”, disse ele.
As investigações do Serviço de Inteligência da SSP e da Polícia Civil resultaram na identificação e prisão de Antonio Ferreira Lima Sobrinho, segundo a polícia, o líder do bando, e Wemerson Abreu Castro. Os dois são apontados como mentores da tentativa de fraude na prova do Concurso Público das Policias Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com as investigações, Antonio Ferreira já participou de dezenas de concursos públicos em outros estados, onde, mediante métodos fraudulentos, conseguiu ser aprovado. O núcleo de inteligência da SSP já tinha conhecimento da intenção de fraudar o certame maranhense e iniciou às investigações há cerca de 30 dias até que se comprovasse a efetivação do crime para decretação da prisão em flagrante.

Antonio Ferreira Lima Sobrinho foi preso em Caxias, local escolhido por ele para realização da prova, pelos crimes de formação de quadrilha, tentativa de fraude e falsidade ideológica. Antonio Ferreira utilizou documentação falsa no ato da inscrição com o nome de Samuel Fernandes de Carvalho. Já Wemerson Abreu Castro ficava encarregado de coordenar as ações fraudulentas em São Luís, além de cooptar uma série de pessoas para participar da fraude.

A SSP identificou que Antonio Ferreira também estava inscrito no concurso para a Polícia Civil para o cargo de investigador que seria realizado na tarde deste último domingo, (2). Porém, foi preso durante o certame da PM, realizada na parte da manhã.

Ao todo, 14 pessoas foram autuadas e presas pela polícia, 11 na capital e três em Caxias. A dupla, Antonio Ferreira Lima Sobrinho e Wemerson Abreu Castro foram identificados como os mentores e o restante como beneficiários da fraude. Os presos confessaram a tentativa do crime. Cada um dos beneficiários, para lograr êxito de forma fraudulenta na PM, pagaria a quantia de R$ 15 mil, sendo 50% antes de realizar a prova e o restante posteriormente.

Ainda segundo Aluísio Mendes, todos os envolvidos na tentativa de fraude serão sumariamente eliminados. Antonio tem aprovação em 16 Concursos Públicos. A Polícia acredita, que todos de forma fraudulenta.

Com informações da SSP-MA
Editado por Notas do Daniel Aguiair

16 comentários:

  1. xilindró neles! Bando de desoupados. Tirando a vaga de quem reamente estuda. Meu filhofez a prova e estávamos todos com medo de ser anulado.

    ResponderExcluir
  2. A mesma quadrinha do concurso de Santa Inês

    ResponderExcluir
  3. esses caras sao "os karas"

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Quem mora aqui em Pindaré não se surpreendeu com essa matéria. Esse concurseiro é bastante conhecido na city. Eu acredito que a polícia demorou até demais para prender esse cara. Antes tarde do que nunca não é?

    ResponderExcluir
  6. Esses caras eram os caras, agora eles são os presidiários, processados pelo estado e com o nome mais sujo que pau de galinheiro na praça.

    ResponderExcluir
  7. Cadeia nessa quadrilha mesmo. Ainda bem que o concurso não foi anulado por causa deles. Eu estou confiante de que passei. Se Deus quiser eu tenho uma vaga. Fiz 34 pontos para PM. Será que entro?

    ResponderExcluir
  8. E O PIOR FOI QUEM PAGOU 7 MIL CONTOS PARA ESSES VAGABUNDOS E FORAM PEGOS PELA POLÍCIA. PERDERAM O DINHEIRO E AINDA VÃO PRA CADEIA. FORAM DAR UMA DE ESPERTOS SE LASCARAM ..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz 38 pts. Será que passo?

    ResponderExcluir
  10. e conhecido mesmo em pindare ja passou varios la em concursos ne........os comentarios sao banco do brasil,ifma,caixa economica varios comentaris...assim eles tiram a vez de quem estuda de verdade

    ResponderExcluir
  11. RAPAZ EU FIZ 68 PONTOS SERÁ SE EU PASSO EU FIZ PRA DELEGADO

    ResponderExcluir
  12. OI GENTE SOU DE PINDARÉ FIZ 26 PONTOS, SERÁ QUE TÔ DENTRO?

    ResponderExcluir
  13. Oi pessoal fiz 60 pontos sera que passo

    ResponderExcluir
  14. ah tah e as duas de pindare que trabalham no ifma as irmãs nao vao sair nao kd o reitor que falou q ia colocar a policia federal cade

    ResponderExcluir
  15. coitado quem ele passou tah dentro principalmente no ifma as duas irmas que moram aqui em pindare tao la em santa ines trabalhando de boa rindo da cara dele.......cade ifma a pf esta investigando o caso

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.