4 de dezembro de 2012

Pecuarista Gil Alencar tem bens bloqueados por envolvimento em trabalho análogo à escravidão













Uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) - com pedido de tutela antecipada - resultou no bloqueio de bens do pecuarista Francisco Gil Alencar. Ele poderá pagar R$ 3 milhões por danos morais coletivos, por ter mantido 12 trabalhadores em condições análogas à de escravo na fazenda “Coronel Gil Alencar”, na cidade de Santa Inês. Além de gado, o empresário cria, na mesma propriedade, centenas de animais silvestres, em um zoológico chamado de “Gilrassic Park”.

Os homens tinham sido contratados para preparar o pasto do gado, a cerca de cinco quilômetros de distância do zoológico. O Grupo Especial de Fiscalização Móvel, formado pela procuradora do Trabalho, Christiane Nogueira, por auditores fiscais e policiais rodoviários federais, identificou várias irregularidades trabalhistas, como a falta de registro na carteira profissional, o atraso no pagamento de salário, a ausência de equipamentos de proteção individual, o descaso com a saúde dos funcionários e o total desrespeito à dignidade dos 12 trabalhadores.


Foram lavrados 26 autos de infração e MPT-MA também denunciou a inexistência de alojamento adequado, a escassez de alimentos e a falta de higiene. Os homens dormiam no mesmo terreno da pastagem dos bois. O alojamento funcionava em um barraco feito de lona e palha, sem paredes laterais contra animais peçonhentos, chuva e outras intempéries. Não havia local para guardar roupas e objetos pessoais, já que esses materiais ficavam pendurados ou eram armazenados em sacos de ração.


“A mesma água do igarapé, que servia o gado, era utilizada pelos homens para beber, tomar banho e cozinhar. O líquido era armazenado em embalagens de agrotóxicos. Não havia instalações sanitárias. O quadro era de total violação aos direitos fundamentais

Informações e fotos: Ascom/MPT-MA

4 comentários:

  1. esse ai nao vai ser o primeiro e nem o ultimo caso no maranhao se bem investigado vai ter mais por ai.

    ResponderExcluir
  2. Esse maranhão tá precisando de alguém que cuide dele com justiça.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Flávio Dino... Só assim tira as influencias que existe na justiça do maranhão...Dino o Maranhão te espera eu tb!!!

    ResponderExcluir
  4. caro amigo uma idéia: é melhor você deixar de ser criador conservacionista e se tornar um criador
    comercial; pois assim você estara acabando com o trafico de aves e animais no pais evitando gastos
    e dando trabalho com mais recurso e dignidade aos funcionários pois eles merece


    pense nisso


    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.