15 de abril de 2015

Bom Jardim - Guajajaras liberam funcionárias públicas mantidas reféns


Reportagem Ariane Póvoa
As quatro funcionárias do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão, que eram mantidas reféns por índios Guajajara, foram liberadas na tarde dessa terça-feira. As funcionárias haviam ido à aldeia Maçaranduba, no município de Bom Jardim para realizar palestras e foram impedidas de deixar o local na última sexta-feira.

A liberação ocorreu após negociações do Ministério da Saúde e da Polícia Federal com lideranças indígenas. Outras duas pessoas que eram mantidas reféns foram liberadas na segunda-feira.

Os índios pedem melhores condições de educação e atendimento à saúde na aldeia. Em nota, o Ministério da Saúde informou que a Sesai - Secretaria Especial de Saúde Indígena - vem reforçando, nos últimos anos, o atendimento aos Guajajara, da aldeia Maçaranduba.

A nota afirma ainda que em um mês será inaugurada a nova sede do polo base do Dsei Maranhão, no município de Santa Inês, após reformas e ampliação. Segundo o ministério, já na próxima semana terá início um novo contrato de alimentação que vai garantir a distribuição de três refeições diárias para os indígenas atendidos no polo.

Também, de acordo com a nota, está em fase final a construção de uma Unidade Básica de Saúde Indígena dentro da aldeia Maçaranduba. A reportagem da Rádio Agencia Nacional entrou em contato com a Polícia Federal e aguarda mais informações sobre a liberação dos reféns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.