8 de abril de 2015

Santa Inês - Escola de Tempo Integral já é uma realidade


As coisas estão fluindo em Santa Inês e o município voltou aos trilhos depois de dois anos de bastante dificuldade. Sem uma moeda do Governo do Estado, a população sofreu o pão que o diabo amassou no primeiro biênio dagestão Ribamar Alves, que foi duramente criticado.  

A situação mudou, os moradores já vivem as melhorias e, por consequência natural, a confiança na atual gestão foi restabelecida. Nesta semana, mais uma conquista foi anunciada pelo governo municipal: a Escola de Tempo Integral de Santa Inês.

Com essa implantação, Ribamar Alves cumpre mais uma proposta do Plano de Governo. A medida foi bastante elogiada pela classe educadora, por pais, estudantes e comunidade em geral. "Ribamar começou perdido, mas tá acertando de novo. Eu sabia que ele iria ajudar nossas crianças e o povo todo de Santa Inês. Agora vai!", disse, confiante, a empregada doméstica Francilene S. de Sousa Moraes, moradora do bairro Sabbak.

A Escola Municipal Maria Martins Bringel (anexo/CAIC) passou a atender cerca de 161 alunos de 1º ao 5º ano com funcionamento das 7h e 30min às 17h, onde serão oferecidas oficinas curriculares como música, teatro, arte e cultura.
Secretária Concita Costa fala aos presentes durante aula inaugural
A aula inaugural ocorreu na segunda-feira (6) e contou com a presença da secretária de educação Concita Costa, da gestora da Unidade Regional de Educação de Santa Inês (URE) Professora Maria Zuíla, Vereadores, secretários municipais, professores da escola integral, pais, alunos e comunidade em geral.

O prefeito, óbvio, também está otimista com a nova fase: "essa é a primeira de uma série de escola de tempo integral. Confira como Santa Inês avança, a passos largos, na melhoria da educação, oferecendo o que há de melhor para os nossos jovens. Estamos fazendo a diferença e preparando os nossos jovens para o futuro", ressaltou Ribamar Alves, que finalizou com a seguinte frase: "aqui está uma mostra de que "Nem só de Asfalto vive o homem. Mas, sim, do conhecimento que ele adquire".

Entenda um pouco sobre a Escola de Tempo Integral:
O programa é destinado a crianças e adolescentes do ensino fundamental. O objetivo é garantir mais qualidade de ensino, visto que são trabalhadas todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologia diversificada, os conteúdos da base curricular.

A essência do programa é a permanência do aluno na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a autoestima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série.

Os critérios de priorização para o atendimento inicial são risco social/vulnerabilidade, baixa renda familiar, baixo rendimento escolar, interesse do aluno e da família e famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família.

Conheça alguns objetivos da Escola de Tempo Integral:
- Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida;
- Manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho;
- Criar hábitos de estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados no turno regular.
- Vincular as atividades pedagógicas às rotinas diárias de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares;
- Orientar, com auxílio de profissional competente, pais e educandos da importância de cultivar bons hábitos alimentares e de higiene;
- Suprir a falta de opções oferecidas pelos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;
- Desenvolver as habilidades do educando desde o cultivo da terra à eletrônica, levando em consideração sua origem ou procedência, bem como suas tendências e habilidades;
- Possibilitar aos estudantes, oriundos de famílias de baixa renda, ambiente adequado e assistência necessária para a realização de suas tarefas;
- Incentivar a participação responsável da comunidade, buscando, através do seu engajamento no processo educacional, diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, reduzir os altos índices de violência;
- Promover ampliação e humanização do espaço da sala de aula.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da SEMED de Santa Inês-MA

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