28 de abril de 2015

Flávio Dino anuncia mil vagas para jovens aprendizes em empresas do Governo do Estado



O governador Flávio Dino anunciou a abertura de mil vagas para jovens aprendizes nas empresas e demais autarquias do Governo do Estado. O anúncio foi feito durante o Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional e Inclusão de Adolescentes e Jovens no Mercado de Trabalho do Maranhão, realizado na manhã desta terça-feira (28), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que contou com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.
Governador Flávio Dino destacou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Estado direcionadas à juventude (Fotos/Karlos Geromy)
De acordo com o governador, as vagas serão disponibilizadas em estruturas como a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Companhia de Água e Esgoto do Maranhão (Caema). “O Governo do Estado tem que dar o exemplo para incentivarmos as empresas do Maranhão a aderirem ao Programa Jovem Aprendiz. Vamos abrir mil vagas nas empresas do governo”, declarou o governador Flávio Dino.

O ministro Manoel Dias destacou a postura do governo maranhense e lembrou que grande parte do sucesso do programa se deve ao comprometimento dos governos estaduais. “Tenho certeza que daqui para a frente o Maranhão será outro. Com o apoio do governo do Estado, vamos fazer do Maranhão um grande modelo para o Brasil, na inclusão de jovens no mercado de trabalho”, garantiu.

Atualmente, o estado conta com pouco menos de 3 mil jovens aprendizes no mercado de trabalho, sendo 2 mil deles em São Luís. A meta do governo é que, ainda neste ano, 5 mil jovens sejam incluídos no programa e comecem a trabalhar. No acumulado dos quatro anos de gestão, a expectativa é que 17 mil jovens aprendizes estejam no mercado de trabalho em todo o estado.

O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amim, lembrou que esses números eram reduzidos por falta de interesse da gestão em anos anteriores, mas que agora a juventude maranhense pode se encher de esperança, pois o governo do Estado é um aliado da juventude.

“Infelizmente, a nossa juventude não recebia a atenção devida. Quando assumimos fizemos um levantamento e vimos que a política de aprendizagem não foi levada em consideração pelos governos anteriores. Havia falta de interesse, falta de políticas públicas, mas a realidade agora é outra. Agora o governo do Estado é um aliado da juventude”, frisou o secretário Julião Amim.

Durante o evento, o governador Flávio Dino lembrou o pacote de ações voltadas para a juventude com ações iniciadas nesses quatro primeiros meses de gestão. Sobre a educação, ele destacou a instalação de 23 escolas técnicas estaduais em vários municípios maranhenses e 30 núcleos de educação integral de ensino médio.

O governador também destacou o incentivo dado à prática esportiva de jovens em todo o estado, citando a participação recorde de 96 municípios nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’S) deste ano. Ele também lembrou o projeto CNH Jovem, que concederá 2 mil carteiras de habilitação gratuitamente para jovens maranhenses.

Fórum
O Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional e Inclusão de Adolescentes e Jovens no Mercado de Trabalho do Maranhão está sendo realizado nesta terça e quarta-feira (29) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). O objetivo é mobilizar e promover o contínuo debate entre as instituições que constituem, normatizam e fiscalizam as relações de trabalho, entidades de formação profissional e demais envolvidos com a proteção aos direitos de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

O evento de lançamento do Fórum contou com a participação de jovens que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Além do governador Flávio Dino e do ministro Manoel Dias, também estiveram presentes os secretários estaduais Julião Amim (Emprego e Economia Solidária), Tatiana Pereira (Juventude), Áurea Prazeres (Educação) e Robson Paz (Comunicação); e os deputados Rafael Leitoa, Fernando Furtado, Glalbert Cutrim e Valéria Macedo.

(Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.