10 de abril de 2015

Moradores da zona rural de Santa Inês confeccionam móveis com papel reciclado




O Projeto Comunidade Sustentável, desenvolvido pela Vale em parceria com a prefeitura de Santa Inês, faz parte do trabalho de conscientização ambiental feito pela mineradora em comunidades situadas ao longo da Ferrovia Carajás. Desde o último dia 7 (terça-feira), 25 moradores do povoado Pequizeiro, na zona rural de Santa Inês, estão sendo beneficiados com
o projeto. As aulas estão sendo ministradas na Escola Municipal São Sebastião.


Depois de palestra sobre a importância da reciclagem, os moradores aprenderam a fazer papel reciclado. Em seguida, tiveram aulas de corte de moldes e montagem de peças. Para finalizar essa etapa inicial, os beneficiados partiram, empolgados, para o revestimento das peças. Tudo acompanhado de perto pelo artista plástico Sidney Colins e pela assistente de Meio Ambiente da Vale, Gabrielle Serra.  

"Esta turma me surpreendeu bastante. o entusiasmo dele contagia a todos. E isso faz com que realizem um ótimo trabalho", ressalta o artista plástico Sidney Colins

Revestimento pronto, nessa quinta-feira (9), os alunos já se preparavam para o encerramento do primeiro de cinco módulos do projeto. A solenidade ocorre no início da tarde desta sexta-feira (10), no pátio da escola São Sebastião.

Segundo Gabrielle Serra, o projeto é um incentivo a novas aptidões e geração de renda às famílias do povoado Pequizeiro. "A própria comunidade decidiu por esse projeto. Oferecemos outras opções e eles decidiram trabalhar com papelão, plástico, tecido e fibra. Vejo com bastante otimismo essa turma", disse a assistente de Meio Ambiente da Vale.
O trabalho com papel e papelão é, apenas, o primeiro de cinco módulos do Projeto Comunidade Sustentável desenvolvido naquela comunidade rural. Até agosto deste ano, os moradores ainda terão aulas de resíduos orgânicos e culinária alternativa; plásticos; tecido; e, finalmente, trabalhos relacionados a elementos da natureza, como a confecção de peças usando fibra do buriti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.