13 de dezembro de 2012

Pindaré é referência em Assistência Social




Pindaré está entre as melhores assistências sociais do Maranhão! O prefeito Henrique Salgado (PDT) e a secretária de assistência social, Aparecida Salgado, receberam na última  segunda-feira (10), em cerimônia realizada em São Luis, o prêmio Selo Suas “Viva Assistência Social”.


Momento da entrega do prêmio, feito pela secretária de direitos humanos e cidadania, Luiza de Fátima Amorim Oliveira.
Momento da entrega do prêmio, feito pela Secretária de Estado Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza de Fátima Amorim Oliveira.
Promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (SEDIHC) do Governo do Maranhão o “Selo Suas” é um reconhecimento estadual que o município pode conquistar pelos resultados de seus esforços na medida em que executa com qualidade um conjunto de ações e serviços na área da assistência social, visando a melhoria da qualidade de vida e garantia dos direitos dos usuários da Política de Assistência, observado os critérios alcançados no Pacto de Aprimoramento da Gestão Pública Municipal.

A secretária Aparecida Salgado falou sobre a importância do prêmio e sobre as conquistas da sua gestão:

“Este prêmio nos mostra o quanto avançamos nos últimos anos. Estamos entre as melhores assistências sociais do Maranhão! Um orgulho para nossa cidade! Nos últimos 8 anos, implantamos o CRAS, CREAS, PROJOVEM ADOLESCENTE, PROJOVEM TRABALHADOR, ampliamos o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, proporcionamos à aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social a chance de fazer cursos, participar de atividades lúdicas, contribuindo assim para a melhoria na qualidade de vida.

Este prêmio é de todo nosso povo e principalmente de nossa competente equipe de trabalho que foi decisiva para esta conquista.”
, disse Aparecida.

O prefeito Henrique Salgado (PDT) também falou sobre o recebimento doprêmio:

“Fechamos com chave de ouro nossa administração com este grande reconhecimento. A Aparecida mostrou que não é só uma grande esposa, uma grande mãe e avó, é também uma grande administradora, que pôs a assistência social do Pindaré para funcionar bem e direito, e hoje está aí, o reconhecimento por tudo isso.” 


CRITÉRIOS PARA SE GANHAR O SELO

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão descentralizada e participativa, vem consolidar a responsabilidade do estado brasileiro no enfrentamento da pobreza e da desigualdade.

Participar do Projeto “Selo Suas” reforça as responsabilidades do município no cumprimento dos requisitos exigidos à habilitação ao nível de Gestão Básica, conforme o estabelecido pela Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social. Entre os quesitos avaliados para a conquista do “Selo Suas”, estão as atividades desenvolvidas pelos Conselhos Municipais de Assistências Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ainda as programações previstas no Plano Municipal de Assistência Social; Fundo Municipal de Assistência Social; a organização por nível de proteção e gestão; os benefícios assistenciais direcionados para a comunidade carente; acessibilidade, de acordo com as normas da ABNT; as experiências exitosas; diagnósticos das áreas de vulnerabilidade e risco; plano de inserção e acompanhamento dos usuários e avaliação de visitas técnicas e monitoramento.


Do Blog do JP

3 comentários:

  1. Não sei não... mas se ganharam o título, fazer o que né?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao prefeito e à primeira dama. Pindaré mereceu esse título. E o dr Walber será que vai fazer alguma coisa boa pela nossa cidade?

    ResponderExcluir
  3. Como e que a o Sr. Prefeito Henrique Salgado e a sua esposa ganharam este premio, se em Pindaré Mirim não tem nada.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.