2 de novembro de 2011

Pequena Companhia de Teatro traz a Santa Inês premiado espetáculo 'Pai & Filho'

                         Foto: Blog Pequena Companhia de Teatro               
Confirmando a longevidade do espetáculo “Pai & Filho” a Pequena Companhia de Teatro segue em mais uma jornada do projeto de circulação contemplado no Prêmio Myriam Muniz de Teatro. Depois de se apresentar nos palcos do Ceará (Sobral e Fortaleza) e Rio Grande do Norte (Mossoró e Natal) a Pequena Companhia de Teatro traz o premiado espetáculo de volta ao Maranhão para mais três apresentações. Desta vez na cidade de Santa Inês. Junto com as apresentações, o grupo realiza também a oficina “O Quadro de Antagônicos como instrumento de treinamento para o ator”, idealizada e ministrada por Marcelo Flecha, diretor do espetáculo. O espetáculo e a oficina acontecerão nos dias 16, 17 e 18 de novembro no Campus da UEMA, na Vila Militar.


Oficina realizada no último mês de agosto em Teresina-PI
Esta é a segunda vez que a companhia traz um espetáculo de seu repertório para a cidade de Santa Inês. A primeira vez foi em 2006 com o espetáculo “O Acompanhamento”, dirigida também por Marcelo Flecha. Sempre com uma boa receptividade por parte do público a Pequena Companhia de Teatro espera repetir a dose agora com três sessões de “Pai & Filho” para o público local.

A montagem de “Pai & Filho”, inspirada na obra Carta ao Pai de Franz Kafka foi contemplada no prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009 para montagem e fez temporada de estreia em São Luís, Imperatriz, Balsas e Riachão (MA). A encenação de “Pai & Filho” desenvolve uma linguagem crua e visceral para discutir a relação entre poder e submissão, originada na estrutura familiar e disseminada na estrutura sócio-cultural contemporânea. Na peça, um homem aprisionado e oprimido pelo poder do pai, procura enfrentá-lo, mas o discurso se reflete no pai como espelho, retornando para si e afastando a possibilidade da quebra hierárquica familiar para que o diálogo se estabeleça.

A reflexão funciona como um instrumento claro de amadurecimento social, sobre o conflito de gerações e a dependência econômica utilizada no seio familiar como instrumento de poder.

Na tentativa de diminuir a distância entre o espetáculo e a platéia e auxiliar a companhia na avaliação da montagem, será realizado um debate no final de cada apresentação, estabelecendo um diálogo com o espectador sobre a encenação e a sistematização das ações da companhia. Mais informações no blog da companhia (www.pequenacompanhiadeteatro.blogspot.com).


Um breve histórico do espetáculo:

Em 2010 o espetáculo participou do XVII FENTEP – Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (SP), XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), II Festival Agosto de Teatro em Natal (RN) e 5ª Mostra SESC Guajajara de Artes em São Luís (MA).

Marcelo Flecha, diretor do espetáculo

O II Prêmio SATED – MA contemplou o espetáculo como melhor figurino, cenário, ator, produção, direção e espetáculo do ano de 2010.

Em 2011 a Pequena Companhia de Teatro marcou presença no 53º Festival Santista de Teatro (SP) e voltou aos palcos maranhenses na VI Semana do Teatro no Maranhão.

Em agosto de 2011 a Pequena Companhia de Teatro participou do 18º Festival do Rio, na Casa de Cultura Laura Alvim no Rio de Janeiro, onde a peça foi contemplada com os prêmios de melhor texto e melhor cenário. Ainda em agosto a peça “Pai & Filho” participou do FestLuso 2011 – Festival de Teatro Lusófono, promovido pelo Grupo Harém de Teatro em Teresina – PI.

Dentro deste projeto de circulação a companhia ainda levará o espetáculo para os estados do Pará (Belém e Marabá) e Tocantins (Palmas e Araguaína). Em 2012 a Pequena Companhia de Teatro participará do projeto Palco Giratório do SESC onde levará o espetáculo para mais de 25 cidades em todo o Brasil.

Em Santa Inês o espetáculo acontecerá dias 16, 17 e 18 de novembro às 19:30h na UEMA, no Conjunto da Vale, Vila Militar. Entrada franca. A oficina acontecerá nos mesmos dias e no mesmo local das 14:00 às 18:00 horas. As inscrições são gratuitas. O público alvo da oficina são atores e alunos de teatro.










Sobre Kafka e a obra Carta ao Pai:

Franz Kafka, autor tcheco, então com 36 anos de idade escreve uma carta de cinquenta páginas endereçada a seu pai (nunca a enviou). No teor da carta uma viagem introspectiva que se assemelha a um ato de vingança. Um acerto de contas com seu pai, Hermann Kafka que é visto como um tirano medíocre, um homem que se apodera da infância do filho, humilhando-o a cada passo. Como em sua literatura de ficção, Kafka vê na própria vida um emaranhado de contradições e dor. E assim sua carta é transformada num documento perene da literatura universal.

Oficina Quadro de Antagônicos
Dias 16, 17 e 18 de novembro
Horário: das 14:00 às 18:00h
Local: Campus da UEMA, conjunto da Vale, Vila Militar
Inscrição gratuita

Obs: é imprescindível a participação desde o primeiro dia da oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.